Notícias



Documento pede informações sobre taxas aplicadas pela Vigilância Sanitária

Vereador Alcindo Sabino (PT) encaminhou questionamentos à Prefeitura

Publicado por: Foto: RCIA Araraquara e região

655


Em Requerimento enviado recentemente à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações sobre as taxas de poder de polícia sanitária aplicadas pela Vigilância Sanitária.

 

No documento, o parlamentar pergunta quais são as taxas atualmente instituídas e aplicadas pela Vigilância Sanitária, pedindo especificação da base legal, bem como da finalidade administrativa correspondente.

 

Questiona, ainda, qual é o procedimento administrativo adotado para a sua exigência, desde a solicitação ou protocolo inicial até a conclusão do processo, para cada uma das taxas mencionadas.

 

Indaga também qual é o tempo médio de tramitação de cada procedimento administrativo relacionado às taxas de poder de polícia sanitária, com base nos registros mais recentes do órgão no exercício de 2025, e quais são os valores vigentes das taxas aplicadas, com discriminação dos critérios técnicos utilizados para o cálculo.

 

“O objetivo é obter informações completas, atualizadas e técnicas sobre as taxas de poder de polícia sanitária aplicadas pela Vigilância Sanitária, instrumento essencial para o controle e licenciamento sanitário de atividades econômicas no âmbito municipal”, coloca Alcindo.

 

O vereador destaca que a iniciativa visa a esclarecer de forma detalhada os procedimentos administrativos, os critérios de cobrança e os valores aplicáveis, assegurando a transparência e o acompanhamento legislativo sobre o exercício do poder de polícia sanitária pela administração pública municipal.

 

“A apuração desses dados permitirá avaliar a eficiência e a proporcionalidade dos processos de licenciamento e fiscalização sanitária, garantindo que os prazos e as cobranças estejam adequadamente regulamentados e compatíveis com os princípios da legalidade, publicidade e eficiência administrativa”, completa o parlamentar.

 

Finalizando, Sabino reforça que o Requerimento foi apresentado com o objetivo de trazer transparência às taxas de poder de polícia aplicadas pela Vigilância Sanitária e compreender como esses valores vêm sendo utilizados. “Essas informações são fundamentais para subsidiar um diálogo qualificado sobre os projetos e as ações da Vigilância.”


Publicado em: 14 de novembro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova projetos sobre Plano Diretor e desenvolvimento econômico

03 de fevereiro de 2026

    A 48ª Sessão Ordinária da Câmara de Araraquara, nesta terça (3), teve aprovação de projetos que tratam de assuntos como Plano Diretor, desenvolvimento econômico, criação de políticas públicas...



Medalhas de ouro e bronze

03 de fevereiro de 2026

Atletas da Fundesport Araraquara tiveram grande destaque no I Campeonato Sul-Americano Master de Karatê, realizado no Ceará entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2026, em competição promovida pela Co...



Iluminação precária é motivo de preocupação em praça no Parque das Laranjeiras

03 de fevereiro de 2026

Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita melhorias na iluminação pública da Praça do Socorro, localizada na Rua Francisco Mazzei, no entorno do po...



Centro de Referência do Idoso: Indicações pedem manutenção e contratação de profissionais

03 de fevereiro de 2026

O Centro de Referência do Idoso de Araraquara (Cria) “José Quitério” precisa de manutenção estrutural e contratação de profissionais, além de melhorias na sinalização no entorno e no acesso ao loca...



‘CEI do Assédio’ inicia os trabalhos de 2026 na próxima segunda-feira (9)

03 de fevereiro de 2026

Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (2), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, os vereadores que compõem a Comissão Especial de Inquérito (CEI) – Assédio no Serviço Público d...



Integrantes de Câmara Técnica do piso salarial de agentes de educação serão definidos na segunda (9)

03 de fevereiro de 2026

A Câmara realiza na próxima segunda-feira (9), às 18h30, no Plenário do Legislativo, uma Audiência Pública que definirá os integrantes da Câmara Técnica que irá estudar a viabilidade e propor medid...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!