Notícias



Documento aponta 80 pessoas vivendo em situação de rua na cidade

Vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) questionou Prefeitura sobre medidas paliativas acerca do problema

1069


Considerando-se o aumento do número de pessoas que vivem atualmente nas ruas da cidade, o vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) protocolou, em junho deste ano, requerimento questionando a Prefeitura sobre atividades realizadas pelo órgão a fim de promover medidas paliativas acerca do problema.

No documento, o parlamentar perguntava sobre a existência de pesquisa censitária da população em situação de rua, detalhamento do perfil dessa população e formulação de programas de atenção à população que se encontra nessas condições.

Em resposta, o gerente de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Caetano Gonçalves, informou que, atualmente, existem aproximadamente 80 pessoas em situação de rua na cidade, sendo a maioria do sexo do masculino, de cor parda e faixa etária entre 18 anos e 39 anos.

“Essas informações referentes aos atendimentos são remetidas para a Vigilância Socioassistencial da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e para o Governo Federal, por meio do Registro Mensal de Atendimento (RMA). Também contamos com constante articulação e diálogo com os grupos de alimentação (Viva e Bento XVI), que realizam um mapeamento da referida população a fim de fornecer alimentação.”

Sobre o quantitativo de pessoas com conflitos familiares, dependência química, perda de moradia e emprego, Gonçalves respondeu que essas informações são provenientes do relato dos usuários dos serviços e da observação in loco durante os atendimentos e abordagens sociais. “O Seas [Serviço Especializado de Abordagem Social] abordou e atendeu 614 pessoas que conseguiram deixar as ruas, durante levantamento do Registro Mensal de Atendimento, no período de agosto de 2021 a julho de 2022. Elas foram encaminhadas aos serviços da Proteção Social Especial (Centro Pop e/ou Casa de Acolhida) e para as Organizações da Sociedade Civil (São Pio e Sacrário do Amor).”

Ainda segundo ele, outras ações também são articuladas com vista a assegurar direitos, como documentação civil, saúde, habitação, trabalho e renda, além de indicação de programas de transferência de renda (Auxílio Brasil, Bolsa Cidadania e outros), benefícios (BPC) e do Programa de Incentivo à Inclusão Social (Piis).

A capacidade de atendimento no Centro Pop, que oferece serviços como banho, refeição, sanitários, emissão de documentos, bem como atendimentos psicossociais, é de 80 famílias/pessoas por mês. No entanto, segundo Gonçalves, a média de atendimento no local é de 120 por mês.

Já a Casa Acolhida oferece 45 vagas para o público masculino e feminino, porém a quantidade de acolhidos apresenta números sazonais, pois há um fluxo constante de acolhimento e saída naquela unidade. A Casa de Acolhida objetiva ofertar atendimento a pessoas com vivência de rua e aos itinerantes (pessoas em situação de vulnerabilidade em trânsito entre municípios), proporcionando acolhimento imediato e serviços que atendam às suas necessidades básicas como banho, refeição, roupas, pernoite e passagens intermunicipais, conforme disponibilidade do município.

Quanto a informações relacionadas à vida pregressa (como, por exemplo, passagem pelo sistema prisional ou sistema de medida socioeducativa), são coletadas durante o acolhimento com a equipe técnica, que avalia a necessidade de encaminhamento para programa de transferência de renda (Auxílio Brasil, Bolsa Cidadania e outros), benefícios (BPC e outros), Programa de Incentivo à Inclusão Social (Piis), além do direcionamento para cursos profissionalizantes (Espaço Kaparaó, Sistema S, entre outros).

“A população de Araraquara tem acompanhado o grande aumento de pessoas em situação de rua que ocorreu na cidade nos últimos anos. A problemática é complexa e o poder público assegura o atendimento e resgate dos que vivem nessas condições, porém, as pessoas têm a opção de não aceitar essa ajuda e as alternativas propostas e continuar nas ruas. Por essa razão, é de suma importância o maior conhecimento possível sobre cada uma dessas pessoas e as razões que as levaram às ruas, objetivando a implementação de ações e políticas que promovam soluções efetivas que os ajudem a superar essa condição”, entende o vereador Lineu Carlos de Assis.


Publicado em: 06 de setembro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Cães em praça do Santana precisam de atenção

14 de novembro de 2025

Em documento encaminhado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) pede estudos e providências quanto à situação de cães na Praça “Professor Jorge Borges Corrêa”, no Santana.   “Chegaram ao ga...



Audiência Pública vai debater possível fechamento do ensino integral de escolas municipais

14 de novembro de 2025

Uma Audiência Pública para discutir o possível fechamento do ensino integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Gilda Rocha de Mello e Souza” e do Centro de Educação e Recreação (CER...



Prevenção da ludopatia depende de políticas públicas específicas e investimento, explica pesquisador

13 de novembro de 2025

A ludopatia, também conhecida como vício ou transtorno do jogo, tem os mesmos efeitos no cérebro que a dependência em álcool ou outras substâncias, explicou Edilson Braga, que é psicólogo e pesquis...



Regularização (até 15/12)

13 de novembro de 2025

A Prefeitura oferece aos contribuintes a oportunidade de corrigir débitos do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) declarados no sistema de gestão municipal, sem a aplicação de multa...



Vestibular Fatec (14/11)

13 de novembro de 2025

Nesta sexta-feira (14), às 15 horas, termina o prazo para inscrições no vestibular da Faculdade de Tecnologia (Fatec) para o primeiro semestre de 2026. A taxa é de R$ 47 e as inscrições devem ser f...



Selo Ouro (13/11)

13 de novembro de 2025

Araraquara recebeu o Selo Ouro do programa “Alimentar o Futuro”, concedido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em cerimônia realizada nesta terça-feira (11), na sede da en...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!