Notícias



Disciplina de Trânsito poderá fazer parte da grade escolar nacional

Proposta partiu do vereador Tenente Santana

541


Cerca de 47 mil vítimas fatais ao ano, mais de 600 mil feridos com sequelas. Esses, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), são números recorrentes de uma tragédia vivenciada no trânsito urbano e nas rodovias do Brasil.

Ligado por muitos anos ao setor de trânsito, o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Tenente Santana (MDB), acredita na Educação para o Trânsito como ponto de partida para uma mudança radical nesse cenário. “Na minha ótica, assim como outras matérias, a ‘Educação e Segurança no Trânsito’ deveria ser disciplina integrante da grade da Base Curricular Nacional. Se levarmos o assunto trânsito para a sala de aula, teremos uma verdadeira revolução, pois vai possibilitar ao jovem usar essas aulas para substituir as poucas que ele recebe nas autoescolas. Só terá que se preocupar com a parte prática para pegar a sua habilitação”, o que, de acordo com o parlamentar, “vai estimular o aprendizado e teremos um jovem com elevado conhecimento de sinalização, regras de circulação e direção defensiva”.

Trata-se de um objetivo, e para torná-lo realidade, Santana apresentou a proposta, por meio de um detalhado documento, ao deputado federal Baleia Rossi (MDB) que, ouvindo os argumentos do vereador, abraçou a ideia.

Também preocupado com tantas vidas ceifadas e altos custos ao erário, nessa semana, Baleia apresentou na Câmara Federal projeto de lei para a inclusão da disciplina “Educação e Segurança no Trânsito” na grade escolar. Ele observa que o Brasil tem que encontrar uma forma de combater e diminuir o número de mortes nas estradas e nas cidades. “A ideia que me foi sugerida pelo vereador de Araraquara, Tenente Santana, que é especialista nessa área, foi inserir essa disciplina nas escolas de todo o país, e se a gente colocar isso em prática, teremos um adulto e um motorista muito mais conscientes”, afiançou o deputado.

De acordo com o projeto, será obrigatória a disciplina de trânsito para os alunos dos ensinos fundamental e médio, para que os estudantes, por meio do conhecimento, exercitem a cidadania e desde cedo valorizem mais a vida e as pessoas.

Na indicação entregue a Baleia Rossi, há a sugestão de um vasto material didático elaborado pelo Observatório Nacional de Segurança denominado “Educa: educação para o trânsito em sala de aula”, que poderia servir de base educacional.

“Venho levantando essa bandeira há muitos anos, pois para mim, se tornou um projeto de vida. Acredito piamente que, se aprovado o projeto do Baleira Rossi, que também é nosso, dentro de poucos anos teremos uma redução drástica nos acidentes e, consequentemente, nas mortes”, diz Santana, afirmando que essa será uma vitória do Brasil.


Publicado em: 02 de outubro de 2019

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 06/02

06 de fevereiro de 2026

Feiras Tem Feira Aqa Criativa nesta sexta-feira (6), das 18 às 22 horas, na Praça das Bandeiras, no Centro, com expositores de artesanato, gastronomia, brechós e vinil.   Já no sábado (7), das 1...



Agenda Esportiva – 06/02

06 de fevereiro de 2026

Futebol Pela 8ª rodada do Campeonato Paulista da Série A2, a Ferroviária recebe o XV de Piracicaba no sábado (7), às 18 horas, na Fonte Luminosa. O jogo terá transmissão ao vivo nos canais do YouT...



Andamento dos editais do Carnaval 2026 é alvo de questionamentos

06 de fevereiro de 2026

O Requerimento nº 253/2026, de autoria de Filipa Brunelli (PT), foi encaminhado à Secretaria Municipal de Cultura e à Fundação de Arte e Cultura do Município de Araraquara (Fundart) com o objetivo...



Criadores de abelha

06 de fevereiro de 2026

A Coordenadoria Executiva de Vigilância em Saúde de Araraquara está solicitando que todos os meliponicultores (criadores de abelhas sem ferrão) do município preencham um formulário cadastral para r...



Câmara realiza Audiência Pública ‘Mulheres e Meninas na Ciência’

06 de fevereiro de 2026

A Câmara realiza, na quarta-feira (11), às 19 horas, a Audiência Pública “Mulheres e Meninas na Ciência”, convocada pela vereadora Fabi Virgílio (PT).   O debate tem como objetivo “refletir sobre...



Câmara nomeia novo servidor para o cargo de consultor legislativo

05 de fevereiro de 2026

Na tarde desta quinta-feira (5), a Câmara Municipal de Araraquara nomeou Luan Henrique Bailly para o cargo de consultor legislativo. O novo servidor será integrado à equipe da Diretoria Legislativa...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!