Notícias



Diabetes tipo 1: pacientes terão prioridade em exames que precisem de jejum

Dois Projetos de Lei sobre o tema foram aprovados após votações unânimes na 32ª Sessão Ordinária

5848


Em votações unânimes, foram instituídas na cidade a “Política Municipal de Atenção e Apoio Integral à Criança com Diabetes Mellitus Tipo 1 (DM1)” e a prioridade de atendimento em exames que precisem de jejum total. Os projetos de lei foram discutidos na 32ª Sessão Ordinária, realizada na terça-feira (09).

 

O PLs 241 e 242/2025 foram assinados pelas vereadoras Fabi Virgílio, Filipa Brunelli e Maria Paula (todas do PT) e pelos vereadores Alcindo Sabino e Paulo Landim (ambos do PT), Aluisio Boi e Marcão da Saúde (ambos do MDB), Cristiano da Silva (PL) e Guilherme Bianco (PCdoB).

 

De acordo com o texto da legislação, em exames realizados na rede pública de saúde, pessoas com diabetes tipo 1 terão prioridade “compatibilizada com situações de urgência e emergência, sem prejuízo de outras prioridades previstas em lei”. Para isso, será necessário informar o profissional responsável pela coleta e apresentar laudo médico que ateste a condição.

 

“Pode parecer só um detalhe, mas, para quem convive com a doença, é uma questão de saúde e segurança. Uma pessoa com diabetes tipo 1 em jejum por muito tempo corre risco de hipoglicemia grave, de desmaiar na fila, de ter uma convulsão e, consequentemente, chegar a óbito”, contribuiu Thais Quirino dos Santos, mãe de uma criança com DM1, na Tribuna Popular.

 

“Esse projeto emerge, principalmente, daquelas pessoas que necessitam de políticas públicas, das pessoas que são contribuintes e que não têm a devolutiva da contribuição dos seus recursos, porque a seus filhos são negadas políticas básicas”, disse Filipa.

 

Já a Política Municipal é baseada em quatro eixos e tem como objetivo promover a conscientização da população sobre a doença, garantir apoio a familiares responsáveis pelo monitoramento da glicemia, facilitar o acesso a tecnologias de controle glicêmico, como os sensores contínuos de glicose, e combater o preconceito e a desinformação sobre o assunto.

 

“Esses dois projetos de lei foram pensados e criados coletivamente, sobretudo pelas pessoas que convivem com isso”, relembrou Guilherme Bianco.

 

“Espero que essas duas leis tornem, cada dia mais, essa doença visível para a sociedade. Espero que essa lei seja só um ponta-pé inicial, não só para o nosso município, mas para o estado e a União também”, comentou Maria Paula.

 

A doença e a mobilização

As legislações foram criadas a partir de mobilização de mães que compartilharam com os vereadores, na Audiência Pública “Diabetes Tipo 1 – Araraquara na luta por direitos”, relatos sobre as dificuldades enfrentadas no cuidado com pessoas acometidas pela diabetes tipo 1.

 

A DM1 é uma doença autoimune crônica que não pode ser prevenida ou revertida e demanda cuidados contínuos, como aplicação de insulina e monitoramento da glicemia, além do acesso a tecnologias, como sensores de glicemia e bombas de insulina.

 

De acordo com a justificativa do PL 241/2025, “a falta de acesso contínuo a insumos, a necessidade de maior acolhimento nas escolas, a capacitação de profissionais da saúde e da educação, e, sobretudo, a urgência em promover conscientização sobre o que é o diabetes tipo 1, desmistificando a doença e garantindo respeito, inclusão e dignidade às pessoas que convivem com ela” foram algumas das necessidades apontadas por pessoas que convivem com a doença.

 

Os projetos seguem, agora, para o Poder Executivo, onde poderão ser sancionados ou vetados.


Publicado em: 10 de setembro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento pede informações sobre contratação de empresa para construção de sepulturas no Cemitério dos Britos

23 de junho de 2026

A construção de sepulturas no Cemitério dos Britos é o tema do Requerimento nº 1357/2026, encaminhado à Prefeitura de Araraquara pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT), Filipa Bru...



Documento sugere mais prazo para cobrança administrativa antes de execução fiscal

23 de junho de 2026

Uma Indicação apresentada pelo vereador Aluisio Boi (MDB) propõe mudanças no Projeto de Lei nº 219/2026 para evitar que dívidas de pequeno valor sejam encaminhadas imediatamente à Justiça. De acord...



Projeto de Lei aprovado homenageia personalidades negras com nomes de ruas em Araraquara

23 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 67ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 197/2026, que denomina seis vias públicas do Residencial Alamedas III com nomes de personalidades negra...



Câmara debate regras para votação de créditos da Prefeitura nesta terça-feira (23)

22 de junho de 2026

    A Câmara Municipal realiza, nesta terça-feira (23), às 15 horas, a 68ª Sessão Ordinária da legislatura. Na pauta, constam cinco itens na Ordem do Dia e seis Requerimentos, além de duas partic...



Vagas PAT (22/06)

22 de junho de 2026

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 28 oportunidades de emprego disponíveis nesta segunda-feira (22), para diferentes níveis de escolaridade e áreas de atuação. Entre...



Prêmio 2026

22 de junho de 2026

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e da Subsecretaria de Políticas Públicas Étnico-Raciais, está com inscrições abertas, até 5 de julho, pa...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!