Notícias



Criação de Planos Municipais de Corrida e Zumba em Araraquara é sugerida em documento

Propostas foram apresentadas à Prefeitura pelo vereador João Clemente (Progressistas) e pretendem estimular práticas esportivas em espaços públicos

Publicado por: Foto: Prefeitura de Araraquara

62


A criação de programas municipais focados em promover a saúde da população e incentivar o uso de espaços públicos para esportes e lazer foi sugerida pelo vereador João Clemente (Progressistas), em duas Indicações.

Nos documentos encaminhados à Prefeitura no início de fevereiro, foram apresentadas propostas para a elaboração de projetos de corrida de rua e a implementação de aulas de zumba na Praça “Vereador Laurindo Ferreira Filho”, no Jardim das Estações.

Segundo o parlamentar, os pedidos são justificados, pois a prática regular de exercícios seria um estímulo para as pessoas cuidarem melhor da saúde e ainda poderia funcionar como meio de inclusão social por meio de atividades físicas.

 

Plano Municipal de Corrida

Observando o crescimento expressivo do número de praticantes de corrida, o surgimento de grupos, assessorias esportivas e eventos relacionados à modalidade, o vereador entende que a implantação de um Plano Municipal de Corrida na cidade traria benefícios tanto para a população quanto para o Executivo.

De modo geral, o programa pretende organizar e incentivar a prática da corrida e do atletismo em Araraquara, por meio da adequação de espaços públicos que garantam a segurança dos participantes. A medida também poderia estimular o turismo esportivo e fortalecer a economia local, com a realização de eventos oficiais, além de reduzir gastos com saúde pública, por meio da promoção da saúde preventiva.

Sobre a operacionalização da ideia, Clemente explica que “o plano poderá ser elaborado de forma participativa, com a colaboração de atletas, profissionais de educação física, entidades esportivas e da sociedade civil, assegurando transparência, efetividade e alinhamento às reais necessidades da população”.

 

Plano Municipal de Zumba

 

A zumba, considerada uma atividade física acessível, dinâmica e de grande aceitação popular, surgiu na Colômbia nos anos 1990 e chegou rapidamente a vários países, incluindo o Brasil. A prática combina movimentos aeróbicos com dança e é conhecida por reunir pessoas de diferentes faixas etárias, promovendo benefícios à saúde física, mental e à convivência social.

A decisão de escolher a Praça “Vereador Laurindo Ferreira Filho” para a implantação do Plano Municipal de Zumba é um pedido dos moradores do bairro, conforme ressalta Clemente: “Há expressivo interesse da população na realização de aulas regulares de zumba no referido local, demanda esta manifestada por moradores da região, que buscam alternativas gratuitas e orientadas para a prática de exercícios físicos”.

Em outubro de 2025, o parlamentar já havia protocolado outra Indicação, sugerindo que a praça fosse utilizada para a oferta de atividades esportivas e aulas de ginástica para a comunidade, mas até o momento não houve a implantação de nenhum projeto no local pela Prefeitura.


Publicado em: 12 de fevereiro de 2026

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Informações sobre manutenção preventiva de aparelhos de exames laboratoriais são pedidas à Prefeitura

12 de fevereiro de 2026

Em Requerimento encaminhado recentemente à Prefeitura, o vereador João Clemente (Progressistas) pede informações sobre a manutenção preventiva dos aparelhos utilizados na realização de exames labor...



Brinquedos e tanque de areia no Cecap precisam de revitalização

12 de fevereiro de 2026

O vereador Cristiano da Silva (PL) pede que a Praça Memorial da Liberdade (Praça do Skate), no bairro Doutor Tancredo de Almeida Neves (Cecap), receba melhorias. O assunto é tema das Indicações 893...



Aplicação de recursos da Rede Alyne em Araraquara é questionada em documento

12 de fevereiro de 2026

O repasse de R$ 72.805,70, destinados ao Fundo Municipal de Saúde de Araraquara, para implementação da Rede Alyne, antiga Rede Cegonha, motivou a vereadora Fabi Virgílio (PT) a protocolar o Requeri...



Política Municipal de Incentivo ao Airsoft é aprovada na Câmara de Araraquara

11 de fevereiro de 2026

  Durante a Sessão Ordinária de terça-feira (10), foi aprovado o Projeto de Lei do vereador Coronel Prado (Novo) que institui no município de Araraquara a “Política Municipal de Incentivo ao Airso...



Projeto aprovado pela Câmara amplia proteção a crianças e adolescentes

11 de fevereiro de 2026

A Câmara de Araraquara aprovou um projeto que proíbe instituições sociais ou educacionais de contratarem — e de manterem entre seus funcionários — pessoas que tenham sido condenadas pela prática de...



Câmara aprova reclassificação de bares, lanchonetes, pizzarias e restaurantes

11 de fevereiro de 2026

Bares, lanchonetes, pizzarias e restaurantes serão reclassificados no Plano Diretor de Desenvolvimento e Política Ambiental de Araraquara (PDPUA). É isso que estabelece o Projeto de Lei Complementa...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!