Notícias



Cooperativa Sol Nascente recebe Diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal

Homenagem foi sugerida pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB) no ano em que entidade completa 5 anos

5406


A Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” foi palco da entrega do Diploma de Honra ao Mérito à Cooperativa Sol Nascente na tarde da segunda-feira (24). A homenagem foi proposta pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB).

 

“O Diploma de Honra ao Mérito é um reconhecimento da cidade para projetos e pessoas que fazem diferença na vida da nossa comunidade”, pontuou o parlamentar. “Nada mais justo poder comemorar o aniversário de 5 anos da Cooperativa com a maior honraria que temos na nossa cidade. Às vezes, a gente faz história sem saber e não tem noção do tamanho da inspiração, da importância do que a gente faz.”

 

“Esse prêmio é para nos encher mais de orgulho e de incentivo porque a gente tem que ir à luta”, iniciou a presidenta da Cooperativa Acácia, Helena Francisco da Silva. “A Sol Nascente nasceu para brilhar e vai continuar brilhando. Esse sol ninguém vai apagar.”

 

“Todos os dias levanto e acordo para ir trabalhar. Vejo meu dia renascer. Saio para trabalhar sem preconceito. Tive duas liberdades na minha vida: a de quando eu saí do cárcere e a que estou tendo agora, de sair da minha casa e ser reconhecida”, disse a cooperada da Sol Nascente Fabiana Gonzaga da Silva. “Trabalhar na Sol Nascente é um orgulho porque eu saio e ninguém fica me criticando, me acusando. Eu agradeço todos os dias por fazer parte da cooperativa”, completou.

 

Para o vice-presidente da Cooperativa Sol Nascente, Mooslin Ribeiro Batista, a honraria simboliza que a luta tem dado resultado. “Nesses 5 anos, foram 2 anos muito difíceis. Não é fácil. Se hoje estamos recebendo esse título, é graças ao trabalho e ao empenho dos cooperados. O egresso sai do cárcere, mas não vê nenhuma porta aberta. O crime abre 50 portas. É muito bom ver essas pessoas que a cada dia renunciam ao crime. A Sol Nascente não vai parar, não vai acabar. Esse é um dia muito especial, um dia que compensa todo o nosso trabalho.”

 

No entendimento do presidente da Cooperativa Sol Nascente, Edgar Gomes Martins, trata-se de um reconhecimento por todo o esforço e trabalho da entidade. “Vemos o esforço de cada um, e esse título é para todos os cooperados e cooperadas. A Cooperativa é feita de pessoas fortes. Tudo o que passamos nesses cinco anos, todas as nossas conquistas. Nada vem de graça. Viva a Sol Nascente!”

           

Também participaram do evento a vereadora Maria Paula (PT) e os vereadores Alcindo Sabino (PT), Aluisio Boi (MDB) e Paulo Landim (PT), e a presidenta da Cooperativa Panelas Unidas, Letícia Souza da Silva.

           

Como ver?

A solenidade pode ser conferida na íntegra no canal do YouTube da TV Câmara.

 

Sol Nascente

A Cooperativa foi fundada em 19 de maio de 2020 e surgiu como uma iniciativa de egressos do sistema prisional para combater o preconceito e se reinserir no mercado de trabalho por meio da sustentabilidade e zeladoria municipal.

 

O início dos trabalhos da cooperativa contou com uma série de desafios, mas consolidaram-se com a conquista de seu primeiro contrato em 2022 e a ampliação de sua sede em 2023.

 

Atualmente, conta com 104 cooperados e se destaca como um modelo de ressocialização no estado de São Paulo.

 

Por meio da economia solidária, tornou-se importante para a cidade, promovendo direitos humanos, cidadania e inclusão social.

 

Saiba mais sobre a história da cooperativa aqui.


Publicado em: 25 de março de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Leitura Dramática

23 de junho de 2026

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart promovem, dentro da programação da 38ª Semana Luís Antônio Martinez Corrêa, a leitura dramática “Banquete”, de Jezz (Jéssica Ferreira), na sexta-feira,...



Cinema Italiano (23/06)

23 de junho de 2026

O Teatro do Sesi Araraquara recebe, na quarta-feira (24), às 19h, a exibição gratuita do filme “Meu Verão na Sicília”, dentro da programação da Mostra de Cinema Italiano Contemporâneo, promovida pe...



Documento pede informações sobre contratação de empresa para construção de sepulturas no Cemitério dos Britos

23 de junho de 2026

A construção de sepulturas no Cemitério dos Britos é o tema do Requerimento nº 1357/2026, encaminhado à Prefeitura de Araraquara pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT), Filipa Bru...



Documento sugere mais prazo para cobrança administrativa antes de execução fiscal

23 de junho de 2026

Uma Indicação apresentada pelo vereador Aluisio Boi (MDB) propõe mudanças no Projeto de Lei nº 219/2026 para evitar que dívidas de pequeno valor sejam encaminhadas imediatamente à Justiça. De acord...



Projeto de Lei aprovado homenageia personalidades negras com nomes de ruas em Araraquara

23 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 67ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 197/2026, que denomina seis vias públicas do Residencial Alamedas III com nomes de personalidades negra...



Câmara debate regras para votação de créditos da Prefeitura nesta terça-feira (23)

22 de junho de 2026

    A Câmara Municipal realiza, nesta terça-feira (23), às 15 horas, a 68ª Sessão Ordinária da legislatura. Na pauta, constam cinco itens na Ordem do Dia e seis Requerimentos, além de duas partic...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!