Notícias



Controladoria do Transporte esclarece falta de coletivos durante a noite

Vereador Guilherme Bianco (PCdoB) solicitou informações à Prefeitura após identificar falta do transporte público no período noturno, prejudicando estudantes e trabalhadores

1807


O vereador Guilherme Bianco (PC do B) protocolou o Requerimento n° 1.033/2021 solicitando à Prefeitura respostas sobre a situação do transporte público no município. Segundo o parlamentar, já é de conhecimento de todos que trabalhadores do período noturno e estudantes sofrem com a falta dos coletivos, tendo de optar por transporte por aplicativo como única alternativa, uma vez que não há oferta de linha do transporte público após as 21h35, o que tem encarecido muito a vida dessas pessoas.

Bianco alegou que, após o marco político que significou a chamada “Jornada de Junho” de 2013, o transporte público também se tornou um direito social constitucional, através da EC 90/2015, de autoria da deputada federal Luiza Erundina (PSOL). O vereador considerou que, para a maioria dos munícipes, o transporte público é o principal meio de deslocamento, e que recentemente o Governo do Estado de São Paulo autorizou o retorno às aulas de maneira presencial nas redes pública e privada de ensino. “As empresas de ônibus, prestadoras de serviço para o município, reduziram a frota nas linhas e restringiram os horários da circulação dos ônibus, de modo que o último ônibus sai do terminal às 21h35, restando posteriormente o ‘corujão’”, argumentou o parlamentar.

Bianco também acrescentou que o horário de aulas nas escolas e, principalmente, universidades é das 19h às 22h30 deixando, portanto muitos estudantes sem opção de transporte. Diante do momento de retomada econômica e social de nossa cidade, com a diminuição do contágio pelo novo coronavírus e com a vacinação chegando a 98,22% da população adulta, é incoerente limitar ou diminuir a circulação de ônibus”, argumentou o vereador.

O parlamentar pediu à Prefeitura informações sobre alterações na frota desde o início da pandemia. “Qual era o número de ônibus rodando em fevereiro de 2020, quando foi decretado o estado de calamidade pública em decorrência da pandemia? Houve redução no número de ônibus ofertados durante a pandemia?”, questionou Bianco.

O vereador concluiu cobrando uma posição do Executivo sobre a previsão de retorno da linha no horário noturno, além de uma justificativa, caso não haja o retorno.

Em resposta, a Prefeitura Municipal, por meio da Controladoria do Transporte de Araraquara (CTA), afirmou que o último horário dos coletivos fica em torno de 22h50 no sentido Centro-Bairro, e que após esse horário o atendimento passa a ser realizado pelas linhas “Corujão”, Norte, Sul, Leste e Oeste que contemplam todas as principais vias dos bairros de Araraquara.

A pasta ainda afirmou que 86 veículos fazem as linhas, distribuídas conforme a demanda de cada bairro e que, sempre que necessário, são adicionados carros extras em horários específicos. Além disso, a determinação regular de números de carros depende dos dias da semana e seu período, como pagamentos, festas entre outros. Já nos dias comuns as linhas regulares de maior demanda trabalham em média com quatro carros.

Quanto à redução no número de ônibus ofertados antes, após e durante a pandemia, a Controladoria respondeu que, em fevereiro de 2020, antes da pandemia, o município contava com 109 carros para atender 36 mil passageiros por dia. Com a queda no número de usuários chegando a 15 mil pessoas por dia, a frota de veículos passou para 86 carros. “É visível que a redução no número de veículos, que é de 21,10%, é bem menor que a queda no número de passageiros, que representa 58,33%”, ponderou a pasta.

Sobre a previsão de oferta de ônibus entre 21h30 e 23h59, a Controladoria afirmou que a reprogramação tem sido efetuada paulatinamente, e que há acompanhamento diário das linhas, inclusive corujões, para identificar a demanda coletiva, sua origem e destino, a fim de adequar a demanda nas linhas aos horários necessários.

Para identificar a necessidade de novos coletivos e horários, a Controladoria afirmou que estão sendo usadas informações do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA), bem como a movimentação de passageiros no Terminal Central de Integração, entre outros. “Em alguns casos, são realizadas pesquisas operacionais para validar a precisão das informações geradas, o que possibilita um melhor planejamento para adequar a oferta de transporte e a necessidade de um coletivo. Através disso, foi possível identificar e ampliar os horários de atendimento da maioria das linhas regulares para as 22h50, e o Corujão para as 23h05.


Publicado em: 17 de dezembro de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova regras que ampliam controle sobre operações de crédito

24 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 68ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 170/2026, de autoria da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento. A proposta estabelece novas regra...



O frio apertou! (24/06)

24 de junho de 2026

A Campanha do Agasalho 2026 está mobilizando a população a doar roupas, cobertores e itens de inverno destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade durante os meses mais frios. A iniciativa c...



Programa nos Bairros (27)

24 de junho de 2026

Neste sábado (27), os atendimentos do “Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada” estarão disponíveis dentro da Emef. “Waldemar Saffiotti”, das 9h às 12h. Além dos serviços, outras atrações, c...



Requerimento pede informações sobre contratação da Fipe para revisão do Plano Diretor

24 de junho de 2026

A fim de fiscalizar os gastos públicos, os vereadores Alcindo Sabino (PT), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Guilherme Bianco (PCdoB), Maria Paula (PT) e Paulo Landim (PT) protocolaram o Re...



Aprimoramento de coleta de resíduos na Vila Xavier é indicado à Prefeitura

24 de junho de 2026

Após reivindicações da população, duas Indicações foram protocoladas pelo vereador João Clemente (Progressistas) e tratam de solicitações relacionadas à coleta e ao acondicionamento de resíduos sól...



Câmara aprova regras para votação de créditos da Prefeitura

23 de junho de 2026

Na 68ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (23), o Plenário aprovou cinco projetos. Os parlamentares também debateram temas apresentados em duas participações populares.   Na mesma tard...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!