Notícias



Condições de trabalho e saúde mental da Enfermagem são debatidas em Audiência Pública

Vereador Enfermeiro Delmiran (PL) é o autor da iniciativa, que reuniu no Plenário da Câmara servidores e gestores públicos, profissionais da área da saúde e representantes sindicais

2718


Condições de trabalho inadequadas, unidades de saúde da rede municipal sucateadas, falta de profissionais nas equipes, reversão dos descontos por faltas abonadas e incorporação de benefícios financeiros aos salários. Esses foram alguns pontos abordados na Audiência Pública “Cuidar de Quem Cuida: Desafios da Enfermagem na Rede Pública e a Saúde Mental dos Servidores”, realizada na Câmara na tarde de sexta-feira (9).

 

Os debates foram mediados pelo vereador Enfermeiro Delmiran (PL), autor da iniciativa, e contaram com a presença do secretário Municipal da Saúde, Abelardo Ferrarezi de Andrade; da vice-prefeita de Araraquara, Meire Laurindo (Republicanos); da diretora-executiva da Fundação Municipal “Irene Siqueira Alves ‘Vovó Mocinha’ – Gota de Leite” (Fungota), Emanuelle Laurenti, e do psicólogo Deividi Mesquita.

 

As discussões foram acompanhadas pela vereadora Maria Paula (PT) e pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB), além de servidores e gestores públicos, profissionais da área da saúde e representantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região (Sismar), que compareceram ao Plenário da Casa de Leis e manifestaram suas preocupações a respeito da desvalorização da categoria e da importância do cuidado com a saúde mental desses trabalhadores.

 

“Nas visitas que eu tenho feito nas unidades de saúde, fiquei realmente preocupado o grau de estresse e de desmotivação que as equipes estão passando”, revelou Delmiran na abertura dos trabalhos.

 

Planejamento e melhorias

Em seguida, foi a vez de o secretário da Saúde falar das ações realizadas pelo Executivo, das dificuldades enfrentadas pelos novos gestores e da busca de recursos junto ao governo Federal e Estadual para melhorias no atendimento dos serviços públicos de saúde em Araraquara. “A gente pretende melhorar a saúde como um todo, não só para a população, como também para os funcionários. Eu não consigo prometer para vocês melhorias imediatas, mas eu prometo lutar para isso”, afirmou Andrade.

 

Emanuelle reconhece a complexidade do trabalho da Fungota – que abrange a gestão das três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), da Maternidade Gota de Leite, da Unidade de Retaguarda do Melhado e conta com 940 funcionários –, mas entende que as mudanças sugeridas pelos servidores não acontecerão imediatamente. “Eu acho que a nossa missão é tentar ir além dos problemas que a gente tem e traçar um planejamento de como vamos fazer isso ao longo desses anos. Se a gente começar agora, talvez, para o ano que vem, já consiga ter alguma melhoria.”

 

Saúde Mental

Enfermeira concursada, Meire já presenciou muitas das situações relatadas pelos profissionais presentes na audiência, como deslocamento para outras atividades que não fazem parte de suas atribuições, afetando a saúde mental dos servidores e trazendo impactos na qualidade do serviço prestado à população.

 

“Eu acho que não adianta a gente vir com uma questão de buscar melhoria se a gente não tiver os setores com uma equipe correta para estar atendendo adequadamente. Hoje, o SESMT [Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho] está muito aquém para atender a nossa rede como um todo, e a gente sabe o quanto isso carece de uma atenção especial”, explicou a vice-prefeita.

 

Psicólogo há mais de 20 anos, Mesquita compartilhou algumas de suas experiências profissionais e propôs uma reflexão ao público. “O que vocês estão fazendo para não chegar ao seu limite? Como você está lidando com sua família, como você lida com a sua própria saúde mental? Eu gostaria de levantar essa bandeira para vocês, de começar a olhar um pouco para o espelho e não mais para o outro.”

 

No encerramento da audiência, Delmiran agradeceu todas as pessoas que contribuíram com os debates e reforçou a importância de os profissionais se unirem. “Eu acho que foi o momento fundamental para gente dar um start e, daqui para a frente, se unir cada vez mais para poder lutar pela categoria.”

 

Para ver e rever

A audiência foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro), como parte das atividades em comemoração à “Semana Municipal de Enfermagem” e do “Dia Municipal do Enfermeiro”, criados pela Lei nº 9.548/2019, e pode ser assistida, na íntegra, pelo YouTube e pelo Facebook.


Publicado em: 12 de maio de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Leitura Dramática

23 de junho de 2026

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart promovem, dentro da programação da 38ª Semana Luís Antônio Martinez Corrêa, a leitura dramática “Banquete”, de Jezz (Jéssica Ferreira), na sexta-feira,...



Cinema Italiano (23/06)

23 de junho de 2026

O Teatro do Sesi Araraquara recebe, na quarta-feira (24), às 19h, a exibição gratuita do filme “Meu Verão na Sicília”, dentro da programação da Mostra de Cinema Italiano Contemporâneo, promovida pe...



Documento pede informações sobre contratação de empresa para construção de sepulturas no Cemitério dos Britos

23 de junho de 2026

A construção de sepulturas no Cemitério dos Britos é o tema do Requerimento nº 1357/2026, encaminhado à Prefeitura de Araraquara pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT), Filipa Bru...



Documento sugere mais prazo para cobrança administrativa antes de execução fiscal

23 de junho de 2026

Uma Indicação apresentada pelo vereador Aluisio Boi (MDB) propõe mudanças no Projeto de Lei nº 219/2026 para evitar que dívidas de pequeno valor sejam encaminhadas imediatamente à Justiça. De acord...



Projeto de Lei aprovado homenageia personalidades negras com nomes de ruas em Araraquara

23 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 67ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 197/2026, que denomina seis vias públicas do Residencial Alamedas III com nomes de personalidades negra...



Câmara debate regras para votação de créditos da Prefeitura nesta terça-feira (23)

22 de junho de 2026

    A Câmara Municipal realiza, nesta terça-feira (23), às 15 horas, a 68ª Sessão Ordinária da legislatura. Na pauta, constam cinco itens na Ordem do Dia e seis Requerimentos, além de duas partic...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!