Notícias



‘Compliance’ é tema de palestra na Câmara Municipal

Vereador Elton Negrini (PSDB) articulou realização do evento

1031


Organizada pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal, em parceria com o vereador Elton Negrini (PSDB), a palestra “Compliance – Surgimento e Aplicabilidade” foi apresentada no Plenarinho da Casa de Leis na tarde da quarta-feira (12).

 

“O objetivo do evento foi trazer informações para os servidores da Câmara e comunidade em geral sobre este conjunto de disciplinas chamado ‘compliance’ para que, em posse desse conhecimento, os processos e as instituições possam ser modernizados”, explicou Negrini.

 

O palestrante Guilherme Loria Leoni iniciou sua fala citando a corrupção no país. “No ranking da corrupção de 2017, o Brasil caiu 17 posições, ocupando a 96ª posição. Quanto melhor a colocação, menos corrupto é considerado o país”, explicou.

 

No entanto, de acordo com estudo divulgado na terça-feira (11), pela Ong Transparência Internacional, com a Lava Jato, o Brasil melhorou em ranking de combate à corrupção no exterior. “O estudo considera corrupção de empresas nacionais praticada no exterior. Segundo a Transparência Internacional, o Brasil avançou da classificação de ‘pouco ou nenhum combate’ para nível de ‘combate moderado’ à corrupção”, completou.

 

Falou também da incredulidade no sistema legislativo e fiscalizatório, que classificou como efeito “Raízes do Brasil”, em referência à obra de Sérgio Buarque de Holanda, que diz: “a escolha dos homens que irão exercer funções públicas faz-se de acordo com a confiança pessoal que mereçam os candidatos e muito menos de acordo com suas capacidades próprias”.

 

Em seguida, detalhou o que é “compliance”. “É um conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou da empresa, com o objetivo de evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer. É essencial para aumentar os valores morais corporativos e a integridade do seu compromisso com a ética e a transparência.”

 

“Compliance” começou a ser abordado mais fortemente no Brasil em junho de 2009, quando a então Controladoria Geral da União e o Instituto Ethos publicaram “A Responsabilidade Social das Empresas no Combate à Corrupção”, com o intuito de orientar ações de empresas intencionadas na construção de um ambiente íntegro e de combate à corrupção. Em 12 de maio de 2016, cria-se o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União com as mesmas competências da anterior designação de Controladoria-Geral da União (CGU). Entre os elementos de um programa de “compliance” estão: envolvimento da alta administração, códigos de ética, políticas e procedimentos internos, autonomia e recursos suficientes para a área de “compliance”, treinamento e comunicação, análise periódica de riscos, registros contábeis, controles internos, canais de denúncia, diligência na contratação de terceiro e em processos de fusões e aquisições, investigações internas, incentivos, e medidas disciplinas e melhora contínua.

 

O palestrante lembrou que “a CGU tem competência concorrente para instaurar e julgar o Processo Administrativo de Responsabilização (PAR) e a apuração da responsabilidade administrativa de pessoa jurídica pode resultar na aplicação de sanções”. As punições podem ser tanto na esfera administrativa (pena de multa de até 20% do faturamento bruto da empresa ou até R$ 60 milhões, e publicação extraordinária da decisão condenatória em meios de grande circulação) como na judicial (perdimento de bens, suspensão de atividades e dissolução compulsória, e proibição de recebimento de incentivos, subsídios, subvenções, doações ou empréstimos de órgãos públicos por prazo determinado).

 

Ele também mostrou a aplicação de “compliance” na política através do projeto de Lei do Senado nº 60/2017, prevendo regras mais duras para funcionamento dos partidos. “Os partidos políticos respondem objetivamente pela prática de atos contra a administração pública por seus dirigentes, nessa condição; a responsabilização do partido político não exclui a responsabilidade individual de seus dirigentes ou administradores ou de qualquer pessoal natural, autora, coautora ou partícipe de ato ilícito”, diz a proposta.

 

Leoni entende que a mentalidade dos empresários e gestores públicos tem mudado. “‘Compliance’ não é algo novo, a questão é saber aplicá-lo corretamente”, finalizou.

 

Estiveram presentes o vereador Elias Chediek (MDB) e o vice-presidente da OAB Araraquara, Tiago Romano.

 

Sobre o palestrante

Guilherme Loria Leoni atua como advogado desde 1999, nas áreas cível, trabalhista, consumidor, societário e contratual. É professor no curso de Direito da Universidade Paulista (Unip), especialista e mestre em Direito Civil, e possui pesquisas nas áreas de sustentabilidade, compliance e legislações sobre barragens nos ramos de mineração e energia.


Publicado em: 19 de setembro de 2018

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Escola do Legislativo

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Minicurso ‘Entendendo a sigla LGBTQIAPN+’ destaca importância política dos termos

10 de junho de 2026

Entender a sigla LGBTQIAPN+ é muito mais que saber o significado de cada letra, é entender a importância política e social de dar visibilidade e voz às pessoas que são representadas por ela. Esse f...



Escola do Legislativo abre inscrições para o minicurso ‘Entendendo a sigla LGBTQIAPN+’

08 de junho de 2026

Estão abertas as inscrições para o minicurso “Entendendo a sigla LGBTQIAPN+”, promovido pela Escola do Legislativo “Dulce Whitaker”. A atividade integra a programação do Fórum Municipal de Diversid...



Palestra sobre abuso sexual infantojuvenil encerra programação do Maio Laranja na Câmara  

28 de maio de 2026

Finalizando as atividades do Fórum Municipal Maio Laranja, a Câmara recebeu na quarta-feira (27) a palestra “Abuso Sexual Infantojuvenil: sinais de alerta, prevenção e denúncia”, organizada pela Es...



Câmara de Araraquara recebe palestras de conscientização sobre o autismo

24 de abril de 2026

A Escola do Legislativo de Araraquara ‘Dulce Whitaker’ realiza na quarta-feira (29) o Fórum Municipal Abril Azul – Conscientização do Autismo, iniciativa voltada à promoção do diálogo, da informaçã...



Câmara recebe terceira edição da Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense

08 de abril de 2026

Na tarde de terça-feira (7), o Saguão da Câmara de Araraquara foi o palco da abertura da 3ª edição da Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense, atividade realizada pela Escola do Legislativ...



Palestra na Câmara sobre mpox reforça a importância da prevenção e de hábitos de higiene

20 de março de 2026

“Mpox: o que todo mundo precisa saber agora”, tema da palestra realizada pelo médico infectologista Guilherme Roveri, na manhã desta sexta-feira (20), no Plenário da Câmara, disponibilizou informaç...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!