1693
A Paróquia São José de Araraquara recebeu da Câmara Municipal o Diploma de Reconhecimento Público pelos 40 anos de sua criação, em solenidade realizada na Igreja na noite da quarta-feira (8). A honraria foi concedida por meio do Decreto Legislativo nº 1.104/2021, de autoria da Mesa Diretora, após indicação do vereador Rafael de Angeli (PSDB).
“É um ‘prêmio’ da nossa cidade, encabeçado pela Câmara Municipal, por tudo o que a Paróquia fez nesses 40 anos pela população de Araraquara, com todos os serviços, principalmente os serviços sociais”, afirmou Angeli.
Para o padre José Alfeu Pereira, o reconhecimento traz mais força e alegria para que a Paróquia continue a sua missão. “Por tudo o que São José significou, de proteger a família, de procurar os valores verdadeiros que fazem as pessoas crescerem. Esta noite vai ter sua continuação também no dia a dia para cada um que aqui esteve e tudo aquilo que pudermos realizar de bom daqui para a frente. Só posso expressar mesmo a alegria que todo paroquiano está sentindo por essa homenagem tão singela e que enaltece e enobrece a nossa cidade, a nossa comunidade, a nossa missão cotidiana.”
Também participaram da homenagem os vereadores Edson Hel (Cidadania) e Gerson da Farmácia (MDB).
Paróquia São José
A história começa em 1957, na Igreja Nossa Senhora do Carmo, quando foi fundada a Legião de Maria. As legionárias visitavam várias famílias e, com a ajuda do padre, realizavam casamentos e batizados de pessoas afastadas da igreja.
O trabalho despertou na comunidade do bairro de São José o desejo de ter construída uma igreja própria. A comunidade se reuniu e ergueu uma barraca coberta com folhas de coqueiro na praça onde hoje está localizado o jardim, espaço que passou a servir para quermesses e para a reza do terço aos sábados e domingos, diante de uma imagem de São José emprestada do asilo.
Foram realizadas três grandes quermesses que renderam verba suficiente para a compra de um terreno, onde está localizado hoje o posto de gasolina. Contudo, a primeira capela de São José foi construída onde hoje está a igreja. A primeira missa foi celebrada no dia 26 de fevereiro de 1961 com a capela lotada.
A Paróquia São José foi, durante muitos anos, responsável pela creche homônima, hoje denominada Carmelita Garcez e administrada pela Prefeitura.
Com a ajuda da comunidade, foi construído um templo maior e houve a elevação a paróquia no dia 1º de março de 1981. Logo depois foi construída a Casa Paroquial.
A Paróquia São José é ainda a mãe de várias outras comunidades de nossa cidade, de onde nasceram novas paróquias: São Dimas, São Judas Tadeu, São Pedro, Santa Luzia e Santo Expedito.
O Papa Francisco declarou que, entre 8 de dezembro de 2020 e 8 de dezembro de 2021, a Igreja Católica celebrará o “Ano de São José”, em razão dos 150 anos da declaração do Pai Adotivo de Jesus como Patrono Universal da Igreja. Coincidentemente, na mesma data, a Paróquia São José de Araraquara celebra os 40 anos de sua criação e de serviços prestados à comunidade araraquarense.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Dentro da programação da 3ª edição da “Semana Municipal em Defesa da Cannabis Medicinal – Antônio Luis Marchioni – Padre Ticão”, o Plenarinho da Câmara recebeu o minicurso Cannabis Medicinal na tar...
A Câmara de Araraquara realiza nesta terça-feira (29), às 15 horas, no Plenário, a 15ª Sessão Ordinária da atual legislatura. A Ordem do Dia consta com um item, de autoria da Prefeitura, para ser d...
A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart divulgaram um novo edital para o desenvolvimento da “Rede Municipal de Pontos e Pontões de Cultura de Araraquara”, por meio da Política Nacional de Cul...
A festa do Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de maio, acontecerá na Praça Scalamandré Sobrinho, em frente à Arena da Fonte, com entrada gratuita e programação musical diversificada. Serão cinco a...
A Prefeitura apresentou informações sobre a contratação de empresas terceirizadas para o serviço de transporte escolar em Araraquara. Os dados foram enviados em resposta a um requerimento da veread...
Há mais de dez anos falta pavimentação na Rua Alessio Santini, no trecho entre as avenidas Professor Gustavo Fleury Chamillot e Apparecido de Camargo, gerando problemas de segurança e mobilidade ur...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.