293
Não é segredo a grave crise que assola a Casa Cairbar Schutel - referência para o tratamento psiquiátrico e de dependência química em Araraquara e região. São aproximadamente 110 funcionários, 150 atendimentos por dia e uma dívida na casa dos R$ 9 milhões. Mas, na reunião promovida na manhã da quinta-feira (21) entre diretores da entidade, parlamentares, secretárias municipais e o prefeito Edinho Silva (PT), foi dada uma boa notícia: a efetivação de convênio firmado com o município para recebimento de repasse de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os vereadores Juliana Damus e Roger Mendes, ambos do PP, presentes no encontro, foram os intermediadores da reunião com o Poder Executivo. “Sem a formalização do contrato, a situação da Casa Cairbar estava muito crítica. Há tempos estamos articulando esta possibilidade e agora tivemos a boa notícia”, colocou Juliana.
Devido à restrição para emissão de Certidão Negativa de Débito (CND), a Casa Cairbar estava impossibilitada oficialmente de receber os recursos oriundos do SUS, via convênio com o município. No entanto, em decisão recente, a Justiça determinou, em caráter liminar, a suspensão da exigibilidade de emissão do documento. “Com isso, poderemos renovar nosso contrato, vencido desde março”, pontuou o diretor-presidente da instituição, Osvalte Nogueira.
De acordo com a secretária municipal da Saúde, Eliana Honain, os detalhes sobre a renovação do convênio serão decididos em encontro previsto para janeiro.
Para a mesma época, o prefeito pretende reunir todas as prestadoras de serviço da área e também o Ministério Público, a fim de traçar uma política pública específica para a promoção da saúde mental. “A ideia é articular uma Conferência Municipal para elaborarmos um plano para a saúde mental do município”, afirmou Edinho Silva.
A iniciativa foi aprovada pelo vereador Roger Mendes. “Com uma política própria para a saúde mental, os recursos poderão ser melhor administrados, para alcançar o resultado pretendido”, salientou.
Saiba como contribuir para a manutenção dos serviços da Casa Cairbar, acessando o site: www.casacairbar.org.br/ajudar.html.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Municipal entregou o Diploma de Honra ao Mérito ao 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Araraquara em Sessão Solene realizada no Plenário do Legislativo na tarde de quarta-feira (2),...
A Prefeitura de Araraquara realiza, na sexta-feira (4), a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, um dos principais espaços de debate e participação popular sobre as políticas públicas do...
Em indicação encaminhada à Prefeitura, o vereador Michel Kary (PL) pede manutenção e melhorias nos banheiros da Praça Guido Michetti, localizada na Rua Franz Arnoldi, no Jardim Imperador. Segun...
Passando por obras de revitalização desde meados de 2023, com investimentos de mais de R$ 1 milhão, a praça da Igreja São Geraldo precisa de atenção em diversos pontos. Em três indicações encam...
Com o objetivo de promover maior transparência sobre o serviço de segurança pública no Município, em abril, a vereadora Maria Paula (PT) enviou o Requerimento nº 735/2025 à Prefeitura, solicitando...
No domingo (6), a Vila Harmonia recebe mais uma edição do GiraFeira, evento que leva arte, lazer e cultura para os bairros da cidade. A programação gratuita acontece das 17 às 22 horas, na Praça do...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.