984
Abrindo o mês de dezembro em clima de Natal, com o coral “Rainha da Paz”, a Câmara Municipal de Araraquara inaugurou, na quinta-feira (1), a exposição do presépio produzido pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP).
“A Câmara cumpre um papel social ao dispor seu espaço para esse trabalho. Somos todos irmãos, independentemente das nossas condições. Cada um tem seu dom e devemos nos unir para produzir um mundo menos egoísta. Que esse espírito do Natal possa ser levado ao longo da nossa vida”, afirmou o presidente do Legislativo Elias Chediek (PMDB).
Para o vereador José Carlos Porsani (PSDB), “esse presépio é uma arte que deve ser valorizada pela população de Araraquara. Temos uma equipe no Centro POP que faz um trabalho maravilhoso”.
O projeto do presépio tem a supervisão da agente social Leonilde Mukoyama, a Léo, que explicou o trabalho realizado com os atendidos pelo Centro POP. “Usamos sempre produtos recicláveis. No ano passado, fizemos com garrafas pet e, nesse ano, com restos de madeira. A pintura, os desenhos e a decoração são feitos por eles. Para esse ano, decidi colocar movimento para torná-lo mais interessante, usando o mecanismo do limpador de para-brisa. O projeto é parte da oficina que realizo no Centro POP, onde fico o dia todo com eles durante a semana. Inclusive está aberto a todos que quiserem conhecer o trabalho.”
Formado por 25 mulheres e fundado em 27 de fevereiro de 2015, o coral “Rainha da Paz” tem como regente o maestro Rogério Toledo (Coral da Uniara, Coral da Santa Casa e Orquestra Filarmônica da Uniara). O nome é uma homenagem a Maria, mãe de Jesus, e partiu da fundadora Santinha Haddad.
Esteve presente, ainda, a vereadora Geani Trevisóli (DEM).
A exposição vai até o final do mês de dezembro e as visitações poderão ser feitas no horário de funcionamento da Câmara, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
Sobre o Centro POP
O Centro tem o objetivo de assegurar o acompanhamento especializado com atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidade, resgate, fortalecimento ou construção de novos projetos e trajetórias de vida que viabilizem o processo gradativo de saída da situação de rua. É voltado para pessoas de ambos os sexos, maiores de 18 anos, residentes em Araraquara, com os vínculos familiares rompidos ou fragilizados, que utilizam a rua como espaço de moradia e sustento, por contingência temporária ou de forma permanente, e pessoas de ambos os sexos que se encontram em trânsito de uma cidade para outra – itinerantes.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Durante a Sessão Ordinária de terça-feira (10), foi aprovado o Projeto de Lei do vereador Coronel Prado (Novo) que institui no município de Araraquara a “Política Municipal de Incentivo ao Airso...
A Câmara de Araraquara aprovou um projeto que proíbe instituições sociais ou educacionais de contratarem — e de manterem entre seus funcionários — pessoas que tenham sido condenadas pela prática de...
Bares, lanchonetes, pizzarias e restaurantes serão reclassificados no Plano Diretor de Desenvolvimento e Política Ambiental de Araraquara (PDPUA). É isso que estabelece o Projeto de Lei Complementa...
O tradicional Bloco de Carnaval da Escola Municipal de Dança (EMD) “Iracema Nogueira” se apresentará nesta sexta-feira (13), em iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Sec...
A Prefeitura de Araraquara informa que as consultas e exames eletivos de Ortopedia passaram a ser realizados na Unidade de Retaguarda do Melhado, conforme reorganização feita pela Secretaria Munici...
Os estudantes pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) no primeiro semestre de 2026 devem entregar a documentação comprobatória até sexta-feira (13) à insti...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.