1368
Os 88 anos de história do Centro Espírita Luz e Caridade de Araraquara foram reconhecidos pela Câmara com a entrega do Diploma de Honra ao Mérito em Sessão Solene na noite de sexta-feira (1º), no Plenário do Legislativo. A honraria é de autoria de Alcindo Sabino (PT) e foi aprovada pelos demais vereadores.
O centro espírita foi fundado em 15 de janeiro de 1937 e tem uma trajetória de dedicação ininterrupta à assistência social e espiritual, consolidando-se como uma referência na cidade e na região.
Dentre as ações desenvolvidas, destacam-se a doação de cestas básicas, roupas e medicamentos, beneficiando cerca de 1.350 pessoas mensalmente. A instituição se mantém em atividade por meio de doações, da venda de livros e da realização de eventos beneficentes.
“Eu me sinto muito honrado por estar aqui nesta noite e poder ofertar esse título a vocês”, afirmou Alcindo. O vereador relembrou que conheceu o centro espírita por meio da comunidade terapêutica Recanto do Senhor, na qual foi diretor e voluntário. “Foi lá que eu aprendi o valor de cuidar de gente, de cuidar das pessoas”, complementou o autor da homenagem.
O presidente do Centro Espírita Luz e Caridade, Sérgio Luiz Sanchez, agradeceu ao Legislativo e a todos os funcionários e voluntários da instituição. “É uma belíssima homenagem que muito nos honra e que é dedicada a todos aqueles que trabalharam e trabalham por um mundo melhor, dedicando amor ao seu próximo. O mundo será muito mais justo e solidário se chegarmos todos juntos ao final dessa maratona. Aí, sim, a vitória será justa”, declarou.
“Eu me sinto bastante honrado e grato a Deus e ao Cristo por fazer uma parte pequena, bem pequena, dessa linda história que foi construída por pessoas nobres, de espírito corajoso e perseverante, como foram seus fundadores”, completou o presidente da instituição.
Representando os colaboradores e voluntários do centro espírita, Paulo Roberto Previdelli relatou sua experiência atuando na instituição e falou sobre a importância desse trabalho para a sociedade de Araraquara.
“O trabalho do centro, de fato, tem um significado marcante, porque somente o fato de rezar, de orar — que é extremamente importante —, não alimenta o estômago do necessitado, não fornece o remédio para a saúde da pessoa debilitada. Nós precisamos unir as duas coisas. E este centro soube fazer isso durante toda a sua existência”, destacou.
Previdelli ainda agradeceu à Câmara pela sensibilidade da homenagem. “Na minha visão, homens públicos, como os aqui presentes, também são responsáveis por cuidar das pessoas. E isso inclui reconhecer todas aquelas entidades que se somam aos esforços do município, do estado ou da nação na construção de um país mais justo, solidário e humano.”
O vereador Marcão da Saúde (MDB) também esteve presente na Sessão Solene, assim como integrantes e voluntários do centro espírita.
O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara e pode ser reassistido na íntegra pelo Facebook e pelo YouTube.
Trajetória
A história da instituição começou a ser traçada em 1934, com a chegada do casal Jovenal Guimarães e Guilhermina Machado Guimarães à cidade. Eles vieram de Ribeirão Preto com o propósito de difundir o espiritismo em Araraquara.
Inicialmente, os atendimentos ocorriam na residência deles, mas, com o crescimento da procura, tornou-se necessário alugar um espaço maior e, posteriormente, formalizar a instituição.
Desde então, o centro consolidou-se como uma entidade de referência regional, firmando sua sede na Rua Expedicionários do Brasil (Rua 8), nº 1850, na região central de Araraquara.
Em reconhecimento à sua história e sua relevância comunitária, o centro espírita foi declarado de utilidade pública em 2017.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A 48ª Sessão Ordinária da Câmara de Araraquara, nesta terça (3), teve aprovação de projetos que tratam de assuntos como Plano Diretor, desenvolvimento econômico, criação de políticas públicas...
Atletas da Fundesport Araraquara tiveram grande destaque no I Campeonato Sul-Americano Master de Karatê, realizado no Ceará entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2026, em competição promovida pela Co...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita melhorias na iluminação pública da Praça do Socorro, localizada na Rua Francisco Mazzei, no entorno do po...
O Centro de Referência do Idoso de Araraquara (Cria) “José Quitério” precisa de manutenção estrutural e contratação de profissionais, além de melhorias na sinalização no entorno e no acesso ao loca...
Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (2), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, os vereadores que compõem a Comissão Especial de Inquérito (CEI) – Assédio no Serviço Público d...
A Câmara realiza na próxima segunda-feira (9), às 18h30, no Plenário do Legislativo, uma Audiência Pública que definirá os integrantes da Câmara Técnica que irá estudar a viabilidade e propor medid...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.