Notícias



CANCELADA - Audiência vai debater projeto que amplia limite de empréstimo consignado a servidores municipais

Discussão convocada pela Bancada do PT acontece no final da tarde de quinta-feira (30) no Plenário da Câmara Municipal

889


O Projeto de Lei nº 291/2025, encaminhado pelo Executivo, altera a Lei nº 7.428/2011, ampliando os limites de desconto em folha para operações de crédito consignado, cartão-benefício consignado e demais consignações facultativas.

 

Para debater a proposta, a Bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) – composta pelas vereadoras Fabi Virgílio, Filipa Brunelli e Maria Paula, e pelos vereadores Alcindo Sabino e Paulo Landim – convocou uma Audiência Pública para quinta-feira (30), às 17h30.

 

No entendimento dos parlamentares, o aumento da margem consignável pode impactar diretamente a renda líquida, o planejamento financeiro pessoal e a capacidade de subsistência dos servidores públicos municipais, exigindo transparência e amplo diálogo.

 

“É relevante ouvir os servidores, a administração pública e especialistas da área, prevenindo o superendividamento e assegurando decisões responsáveis no âmbito desta Casa de Leis”, argumentam.

 

Sobre a proposta

O PL 291 entrou para votação na Sessão Ordinária do dia 14 de outubro, mas foi adiado por 14 dias, após pedido de Filipa Brunelli. A proposta aumenta de 40% para 50% o limite de empréstimos consignados na remuneração dos funcionários, sendo 10% exclusivos para operações creditícias e financeiras mediante cartão-benefício consignado, 10% exclusivamente para cartão de crédito e 30% para as demais consignações facultativas.

 

Durante a Sessão, parte dos vereadores entendeu que a alteração seria benéfica aos trabalhadores, mas outra parcela dos legisladores considerou haver risco de favorecer o endividamento. Por isso, foi aventada a realização de uma audiência pública sobre o assunto.

 

Quem vem?

Foram convidados para o debate o Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região (Sismar), Procuradoria-Geral do Município, secretarias municipais de Administração e da Fazenda e Planejamento, Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura e demais vereadores.

 

Como acompanhar

A Audiência Pública será transmitida ao vivo pela TV Câmara, no canal 17 da Claro, e pela Internet (Facebook e YouTube).


Publicado em: 24 de outubro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Indicação sugere revisão do salário de leituristas, motoristas e outros cargos operacionais do Daae

13 de novembro de 2025

Em Indicação enviada à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) sugere a realização de um estudo técnico para revisão do salário inicial dos cargos de leiturista, motorista e cargos operacio...



Campanha solidária é proposta para compra de tomógrafo destinado à Santa Casa

13 de novembro de 2025

Em Indicação encaminhada à Prefeitura, o vereador Coronel Prado (Novo) sugere entendimentos com a empresa Estapar, concessionária responsável pela gestão dos estacionamentos rotativos no município,...



Sugerida em Sessão Cidadã, campanha de prevenção a afogamentos é criada no município

13 de novembro de 2025

A Câmara de Araraquara aprovou a criação do “Mês de Prevenção Aquática – Combate ao Afogamento Infantil”, a ser realizado anualmente no mês de novembro — em razão da proximidade do início do verão....



Araraquara terá Política Municipal de Prevenção à Violência contra os Profissionais da Saúde

13 de novembro de 2025

A Política Municipal de Prevenção à Violência contra os Profissionais da Saúde será instituída em Araraquara, conforme estabelece o Projeto de Lei nº 350/2025, de autoria de Enfermeiro Delmiran (PL...



Usuários da USF do Jardim Indaiá pedem melhorias na estrutura do local

13 de novembro de 2025

A falta de cobertura na entrada e irregularidades na rampa de acesso da Unidade de Saúde da Família (USF) “Dr. Tatsuko Sakima”, localizada no Jardim Indaiá, motivaram o vereador Guilherme Bianco (P...



Implantação de redutor de velocidade é sugerida para via do Jardim Santa Clara

13 de novembro de 2025

Em Indicação enviada recentemente à Prefeitura, o vereador Coronel Prado (Novo) pede a realização de estudo técnico visando à implantação de redutor de velocidade (lombada) na Avenida José João Bif...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!