Notícias



Câmara recebe informações sobre serviços de saúde mental do município

Vereadora Filipa Brunelli (PT) havia cobrado esclarecimentos sobre o assunto via requerimento

2605


A fim de apurar os serviços de saúde mental oferecidos pelo Município, a vereadora Filipa Brunelli (PT) enviou, em outubro, o Requerimento nº 853/2023 à Prefeitura, solicitando informações sobre todos os programas, políticas públicas, núcleos, centros de referência, polos e campanhas atualmente em vigor em Araraquara.

Em resposta, o coordenador executivo de Assistência Especializada, Misael Emilio, explicou que a atenção à saúde mental é oferecida por meio da Rede de Atenção em Saúde (RAS) e da Rede de Atenção Psicossocial (Raps).

A rede de urgência e emergência, composta pelas 3 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), complementa os atendimentos da Raps.

De acordo com o gestor, os principais responsáveis pela promoção em saúde mental são a Atenção Primária em Saúde (APS), composta pelas unidades básicas de saúde e pelo Programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF); e a Assistência Especializada, que oferece atendimento aos pacientes com necessidades específicas. Para ter acesso a estes serviços a porta de entrada é a atenção básica.

 

Unidades da Assistência Especializada

Faz parte da rede de Assistência especializada o Centro de Referência em Saúde Mental do Adulto (Crasma), que atende adultos acima de 18 anos a 60 incompletos, realizando cerca de 850 atendimentos mensais.

O Espaço Crescer também presta assistência especializada a crianças e jovens de 3 a 18 anos, com uma média de 1000 atendimentos por mês. Já o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps AD) possui uma média mensal de 543 pacientes, com atendimento específico a pacientes em uso de álcool e substâncias psicoativas.

O Centro de Atenção Psicossocial Tipo Il (Caps II) tem como foco o tratamento de pacientes com transtornos mentais graves e persistentes, além dos pacientes de autoextermínio. A unidade também recebe demanda espontânea e a média mensal de atendimentos é de 500 pacientes.

 

Campanhas para promoção da saúde mental

Em relação às campanhas realizadas pelo Município, Emilio explicou que, em maio, acontece a “Luta Antimanicomial", aproveitando este mês para conscientização da inclusão e cuidado dos pacientes, que devem ser integrados à sociedade.

Em junho, ocorre a semana de conscientização do uso abusivo de álcool e drogas. Em setembro, é organizado o "Setembro Amarelo", mês com atividades para conscientização, cuidado e prevenção ao suicídio. Por fim, em 10 de outubro, é celebrado o "Dia da Saúde Mental", com atividades sobre a importância do cuidado e atenção nessa área.

"É importante salientar que a Secretaria Municipal da Saúde mantém um compromisso contínuo com a promoção da saúde mental, por meio dessas unidades e serviços, garantindo atendimento e suporte à toda a população que necessita de cuidados nessa área”, concluiu o coordenador.


Publicado em: 19 de dezembro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Prevenção da ludopatia depende de políticas públicas específicas e investimento, explica pesquisador

13 de novembro de 2025

A ludopatia, também conhecida como vício ou transtorno do jogo, tem os mesmos efeitos no cérebro que a dependência em álcool ou outras substâncias, explicou Edilson Braga, que é psicólogo e pesquis...



Regularização (até 15/12)

13 de novembro de 2025

A Prefeitura oferece aos contribuintes a oportunidade de corrigir débitos do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) declarados no sistema de gestão municipal, sem a aplicação de multa...



Vestibular Fatec (14/11)

13 de novembro de 2025

Nesta sexta-feira (14), às 15 horas, termina o prazo para inscrições no vestibular da Faculdade de Tecnologia (Fatec) para o primeiro semestre de 2026. A taxa é de R$ 47 e as inscrições devem ser f...



Selo Ouro (13/11)

13 de novembro de 2025

Araraquara recebeu o Selo Ouro do programa “Alimentar o Futuro”, concedido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em cerimônia realizada nesta terça-feira (11), na sede da en...



Seleção de agricultores (13/11)

13 de novembro de 2025

Nesta quinta-feira (13) é o prazo final de inscrições para a seleção de agricultores familiares e instituições recebedoras que desejam participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na mod...



Indicação sugere revisão do salário de leituristas, motoristas e outros cargos operacionais do Daae

13 de novembro de 2025

Em Indicação enviada à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) sugere a realização de um estudo técnico para revisão do salário inicial dos cargos de leiturista, motorista e cargos operacio...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!