Notícias



Câmara recebe exposição ‘Olhares sobre a Nossa Morada’

Abertura aconteceu na quarta-feira (9) no saguão de entrada da Casa de Leis

1466


A Câmara Municipal de Araraquara recebe a exposição “Olhares Sobre Nossa Morada”, da artista plástica araraquarense Claudia Diniz Junqueira, até o dia 31 de agosto. A abertura aconteceu na quarta-feira (9), com participação da artista.

A mostra estará no saguão de entrada da Casa de Leis, aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, gratuitamente.

A exposição é uma homenagem ao aniversário de 206 anos de Araraquara e é composta por um conjunto de aquarelas criado por Claudia a partir da observação de espaços da cidade, como a Escola Estadual Antonio Joaquim de Carvalho (Anjoca) e a Fazenda Salto Grande. O Sol da Morada do Sol também é destaque na obra da artista.

A exposição foi intermediada pelo marido da artista, o professor e diretor da Escola Estadual Lysanias de Oliveira Campos, Edegar Diniz Junqueira, e a vereadora Fabi Virgílio (PT), durante uma visita da parlamentar à unidade escolar.

“Os quadros da Claudia estavam expostos na sala do Edegar e eu fiquei encantada. Elogiei as obras e ele me revelou um desejo de expor as obras. A partir daí, construímos essa mostra na Câmara, espaço aberto a todos, no centro da cidade e de grande circulação diária de pessoas”, explica a parlamentar.

 

Sobre a artista

Claudia Diniz Junqueira tem 49 anos, é natural de Araraquara, é formada em Direito e trabalha como auxiliar judiciário no Fórum João Mendes, na cidade de São Paulo.

Suas primeiras aulas de desenho foram aos 7 anos, com a professora Maria do Carmo Fortes, que trabalhava pintura em porcelana e óleo sobre tela. Mas seu despertar para as artes foi com as aquarelas, nos anos 1990, quando foi aluna do professor Francisco Lopes.

Seus trabalhos são pinturas ao ar livre, que buscam a representação da luz nos objetos observados, sempre com uma visão impressionista do momento.

Apesar de reconhecer a dificuldade da técnica, Claudia observa que todo o encanto da aquarela está justamente no fato de não permitir retoques. “A água para dissolver as tintas seca muito rápido e tinge as fibras do papel. Se houver algum erro, tudo está perdido”, diz a artista.

 

Com informações da assessoria de gabinete da vereadora Fabi Virgílio (PT)


Publicado em: 08 de agosto de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Prevenção da ludopatia depende de políticas públicas específicas e investimento, explica pesquisador

13 de novembro de 2025

A ludopatia, também conhecida como vício ou transtorno do jogo, tem os mesmos efeitos no cérebro que a dependência em álcool ou outras substâncias, explicou Edilson Braga, que é psicólogo e pesquis...



Regularização (até 15/12)

13 de novembro de 2025

A Prefeitura oferece aos contribuintes a oportunidade de corrigir débitos do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) declarados no sistema de gestão municipal, sem a aplicação de multa...



Vestibular Fatec (14/11)

13 de novembro de 2025

Nesta sexta-feira (14), às 15 horas, termina o prazo para inscrições no vestibular da Faculdade de Tecnologia (Fatec) para o primeiro semestre de 2026. A taxa é de R$ 47 e as inscrições devem ser f...



Selo Ouro (13/11)

13 de novembro de 2025

Araraquara recebeu o Selo Ouro do programa “Alimentar o Futuro”, concedido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em cerimônia realizada nesta terça-feira (11), na sede da en...



Seleção de agricultores (13/11)

13 de novembro de 2025

Nesta quinta-feira (13) é o prazo final de inscrições para a seleção de agricultores familiares e instituições recebedoras que desejam participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na mod...



Indicação sugere revisão do salário de leituristas, motoristas e outros cargos operacionais do Daae

13 de novembro de 2025

Em Indicação enviada à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) sugere a realização de um estudo técnico para revisão do salário inicial dos cargos de leiturista, motorista e cargos operacio...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!