Notícias



Câmara realiza noite de homenagens em celebração ao Mês da Consciência Negra

Solenidade marcou a entrega dos prêmios 'Zumbi dos Palmares' e 'Doutor Laphayetti Alves' em cerimônia que reconheceu o trabalho de mulheres negras

5816


A noite de sexta-feira (24) foi marcada por homenagens na Câmara, com eventos que já são tradicionais nas comemorações do Mês da Consciência Negra em Araraquara: os prêmios “Zumbi dos Palmares” e “Doutor Laphayetti Alves – Profissional Jurídico do Ano”, entregues para a goleira titular da Ferroviária, Luciana Maria Dionizio, e a advogada Rosimeire Motta, respectivamente.

 

Na solenidade conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Paulo Landim (PT), a atleta nascida em Belo Horizonte (MG), também recebeu a honraria de “Cidadã Araraquarense,” de iniciativa da ex-vereadora e agora deputada estadual, Thainara Faria (PT), conforme Decreto Legislativo nº 1.106/2021.

 

Na sequência, Luciana ainda ganhou o “Prêmio Zumbi dos Palmares” da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), igualmente indicado pela parlamentar e concedido anualmente a entidades e personalidades que se destacaram pela contribuição com a cultura negra brasileira e o combate à discriminação racial.

 

Thainara destacou o esforço diário de mulheres negras como Rosimeire na advocacia e reconheceu a importância da presença dessas profissionais no ambiente forense. “Eu agradeço por você ter sido resistência e representar as mulheres pretas no Judiciário como advogada, para que a gente possa olhar para a frente e andar de cabeça erguida, sabendo que não estamos sozinhas,” concluiu.

 

Para Alessandra Laurindo, coordenadora de Políticas Étnico-Raciais do Município, os prêmios são uma forma de reflexão sobre o racismo que ainda está presente em muitas áreas da sociedade, como o Judiciário, além de promover a quebra de padrões tradicionais quando se elege uma homenageada que, pela primeira vez, não é nascida em Araraquara.

 

O prefeito Edinho Silva (PT) iniciou sua fala relembrando que homenagear uma advogada negra pode inspirar meninas a acreditarem em seus sonhos e entenderem que é possível conquistarem espaços dentro de uma sociedade que há séculos tem oprimido essas mulheres. Em seguida, relembrou a trajetória de Luciana, sua luta contra o racismo no futebol e a superação de injustiças em sua carreira.

 

Rosimeire Motta, vencedora do “Doutor Laphayetti Alves – Profissional Jurídico do Ano”, fez um discurso emocionado agradecendo a todos os que a antecederam e lembrando as dificuldades enfrentadas em sua jornada como mulher e advogada negra. “Hoje eu olho para trás e vejo pessoas corajosas que eu pude acompanhar e me espelhar, que enfrentaram adversidades e com muita resiliência conseguiram superar desafios, nos dando agora oportunidades e direitos que antes nos foram negados”, concluiu.

 

Luciana Dionísio finalizou as exposições da noite demonstrando gratidão a todos os responsáveis pela homenagem, recordando episódios de preconceito enfrentados dentro e fora dos gramados. “Fico muito feliz de ter recebido esse prêmio e eu vou lutar até o final contra o racismo, mostrando para as meninas que elas podem, sim, chegar onde eu cheguei, conquistar o que conquistei e ser o que sou ou até mais. Eu vou lutar por essa causa até o final da minha vida”, desabafou a atleta.

 

Ainda estiveram presentes na solenidade a vereadora Fabi Virgílio (PT), os membros da Frente Parlamentar Antirracista, vereadores João Clemente (PSDB) e Guilherme Bianco (PCdoB), o presidente da Comissão de Combate à Discriminação Racial da OAB 5ª Subsecção de Araraquara, o advogado Walle Camargo, o vice-presidente da Comissão de Combate à Discriminação Racial da OAB de Araraquara, o advogado Cláudio Claudino, a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, representantes da Associação Ferroviária de Esportes, da sociedade civil e de religiões de matriz africana, além de familiares e amigos das homenageadas.

 

O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara, no canal 17 da Claro TV e pode ser assistido a qualquer momento pelo Facebook ou YouTube.

 

Sobre as homenageadas

Luciana Maria Dionizio

Natural de Belo Horizonte (MG), é reconhecida pela dedicação, foco e enfretamento ao racismo dentro do futebol. Com o time das Guerreiras Grenás, ela foi campeã paulista em 2013, da Copa do Brasil em 2014, do Brasileirão em 2014 e 2019, da Libertadores da América em 2020, da Supercopa do Brasil em 2022 e da Copa Paulista Feminina em 2023. Com a Seleção Brasileira, também foi medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos em 2015. Conhecida por sua habilidade de fazer defesas difíceis e por sua liderança dentro de campo, Luciana ainda foi eleita a melhor goleira do Campeonato Paulista Feminino de 2019 e do Brasileirão de 2019 e de 2021.

 

Rosimeire Motta

Filha de Dercy Motta e Dirce Barboza Motta, é casada com Osvaldino Machado. Formada em Direito pela Universidade de Araraquara, com pós-graduação em Direito Processual do Trabalho pela Universidade Anhanguera, é advogada nas áreas Cível, Trabalhista e Previdenciária. Recebeu o Prêmio “Doutora Rita de Cássia Ferreira” na edição de 2022, em celebração ao Dia da Mulher Negra, Latino-Caribenha e Tereza de Benguela, que homenageou dez mulheres negras de destaque em Araraquara.


Publicado em: 27 de novembro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova regras que ampliam controle sobre operações de crédito

24 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 68ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 170/2026, de autoria da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento. A proposta estabelece novas regra...



O frio apertou! (24/06)

24 de junho de 2026

A Campanha do Agasalho 2026 está mobilizando a população a doar roupas, cobertores e itens de inverno destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade durante os meses mais frios. A iniciativa c...



Programa nos Bairros (27)

24 de junho de 2026

Neste sábado (27), os atendimentos do “Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada” estarão disponíveis dentro da Emef. “Waldemar Saffiotti”, das 9h às 12h. Além dos serviços, outras atrações, c...



Requerimento pede informações sobre contratação da Fipe para revisão do Plano Diretor

24 de junho de 2026

A fim de fiscalizar os gastos públicos, os vereadores Alcindo Sabino (PT), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Guilherme Bianco (PCdoB), Maria Paula (PT) e Paulo Landim (PT) protocolaram o Re...



Aprimoramento de coleta de resíduos na Vila Xavier é indicado à Prefeitura

24 de junho de 2026

Após reivindicações da população, duas Indicações foram protocoladas pelo vereador João Clemente (Progressistas) e tratam de solicitações relacionadas à coleta e ao acondicionamento de resíduos sól...



Câmara aprova regras para votação de créditos da Prefeitura

23 de junho de 2026

Na 68ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (23), o Plenário aprovou cinco projetos. Os parlamentares também debateram temas apresentados em duas participações populares.   Na mesma tard...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!