459
A Comissão Permanente de Tributação, Finanças e Orçamento da Câmara Municipal deu início, na tarde da segunda-feira (19), ao ciclo de debates sobre a Lei Diretrizes Orçamentárias (LDO), prévia do orçamento de 2015. As audiências públicas seguirão até 23 de maio, sexta-feira. O vereador Adílson Vital (PV) coordenou os trabalhos.
O ciclo teve início com Roberto Pereira, secretário municipal da Fazenda. Na sequência, falaram representantes das secretarias de Negócios Jurídicos, Administração, Governo, Comunicação, e Desenvolvimento Ciência, Tecnologia, Turismo e Desenvolvimento Sustentável.
Nesta terça-feira, a partir das 9 horas, falarão representantes das Secretarias da Cultura, Esportes, Educação, Assistência e Desenvolvimento Social, Agricultura e Fundesport; às 14h30, será a vez de Desenvolvimento Urbano, Habitação, Meio Ambiente, Articulação e Participação Popular e Daae. Dia 23 de maio, às 14h30, o ciclo será encerrado com Obras e Serviços Públicos, Saúde, Trânsito e Transportes, Segurança e Fundart.
Orçamento
Para 2015, a Prefeitura projeta orçamento de R$ 658 milhões, valor 10% superior ao previsto para este ano. De acordo com Roberto Pereira, o aumento se justifica pela “tendência de crescimento verificada para nossa cidade nos últimos anos”. O secretário afirma que “anualmente Araraquara vem crescendo acima da inflação e estamos confiantes na manutenção desta tendência”.
Para Pereira, “o que estamos verificando é um crescimento não apenas da economia, mas do município como um todo”. Ele exemplifica com a projeção de 225 mil habitantes para 2015. “Isso representa aumento de renda e incremento da economia. Mas é preciso lembrar que a LDO é uma prévia da LOA [Lei Orçamentária Anual], por isso, esta projeção pode ser alterada”, diz.
O secretário observa que a dívida da Prefeitura está diminuindo. “Já conseguimos diminuir de dezembro (de 2013) para cá e estamos trabalhando para reduzir cada vez mais”, frisa. Pereira ressalva que “ainda não reduzimos como queríamos, mas projetamos entregar o governo sem nenhuma dívida sem lastro”.
O ciclo de audiências cumpre o determinado pela Lei Complementar 101/2000, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A LDO traça diretrizes para a elaboração da LOA e tem, entre outros objetivos, assegurar o equilíbrio fiscal das contas públicas, dispor sobre alteração na legislação tributária.
A Comissão Permanente de Tributação, Finanças e Orçamento é composta pelos vereadores Edna Martins (PV), Pastor Raimundo (PP) e Roberval Fraiz (PMDB).
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Municipal de Araraquara está com inscrições abertas para o Processo de Seleção Pública de Estagiários – Edital nº 001/2026. A seleção é organizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola...
Música Com mais de dez anos de carreira como pesquisador musical e discotecário, Ivisson Cardoso (mais conhecido como Meu Caro Vinho) traz sua curadoria, que gira em torno dos 40 anos do Axé Music...
Futebol Pela 10ª rodada do Campeonato Paulista da Série A2, a Ferroviária recebe o Sertãozinho no sábado (14), às 18 horas, na Fonte Luminosa. O jogo terá transmissão ao vivo no canal do YouTube M...
Apenas 33,3% dos pesquisadores de todo o mundo são mulheres, segundo levantamento realizado pela Unesco. Essa sub-representação foi tema da Audiência Pública “Meninas e mulheres na ciência”, realiz...
A Prefeitura de Araraquara informa que, em razão das festividades carnavalescas, haverá interdições em dias e locais diferentes do município. No sábado (14), não haverá fluxo de veículos no trecho...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 42 vagas de emprego abertas nesta sexta-feira (13), distribuídas em diversas áreas e níveis de escolaridade. As oportunidades são...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.