651
O Plenário da Câmara realizará, na quarta-feira (28), às 16h30, de uma Audiência Pública com o tema “Saúde Pública de Araraquara”. A propositura é de autoria dos vereadores Marcão da Saúde (MDB) e Alcindo Sabino (PT).
De acordo com os parlamentares, existe a necessidade urgente de compreender, discutir e enfrentar os desafios estruturais e operacionais do sistema de saúde pública em Araraquara.
“O direito à saúde é garantido constitucionalmente, conforme dispõe o artigo 196 da Constituição Federal de 1988, sendo dever do Estado assegurar o acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação da saúde. Atualmente, diversos fatores vêm comprometendo o pleno funcionamento da rede municipal de saúde”, reitera Marcão.
De acordo com Sabino, a população tem enfrentado tempo de espera prolongado nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), gerando insegurança e sofrimento. “Além disso, a escassez de medicamentos básicos e controlados nas unidades públicas impacta diretamente no tratamento de doenças crônicas e emergenciais dos usuários do sistema. Outro ponto crítico é a falta de profissionais da saúde em diferentes áreas, comprometendo o acompanhamento de pacientes e o acesso à prevenção e ao diagnóstico precoce”, acrescenta o vereador.
A demanda reprimida por exames laboratoriais e de imagem, consultas especializadas e cirurgias eletivas, causando atrasos significativos nos tratamentos e agravamento dos quadros clínicos que seriam tratáveis em fases iniciais, também foram apontamentos realizados pelos parlamentares.
“Há ainda sobrecarga enfrentada pela Santa Casa de Araraquara, hospital de referência da região, evidenciando a dificuldade da rede hospitalar para atender à complexidade da demanda atual”, relata Marcão.
Com o intuito de promover o debate e realizar encaminhamentos para a melhoria da política municipal de saúde, os parlamentares convidaram para participar da Audiência Pública representantes do poder público, da sociedade civil, da área técnica e acadêmica, além de usuários do sistema de saúde.
O debate será transmitido ao vivo pela TV Câmara no canal 17 da Claro e pelas redes sociais da Câmara Municipal (Facebook e YouTube).
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara realiza nesta quinta-feira (31), a partir das 15 horas, a 5ª Sessão Extraordinária da legislatura. Na pauta da sessão consta o segundo turno de discussão e votação do Projeto de Lei Comple...
Com o objetivo de reforçar os princípios da ética, da moralidade e da responsabilidade socioambiental na gestão pública de Araraquara, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com diversas vagas abertas, incluindo oportunidades para ajudante de açougue, auxiliar de laminador, mecânico, eletricista, motorista,...
Mais sustentabilidade para a cidade de Araraquara. Esse é o objetivo da Indicação nº 3426/2025, enviada à Prefeitura pelo vereador Cristiano da Silva (PL), sugerindo a realização de estudos para a...
A Câmara Municipal realizou, na noite de segunda-feira (28), a Audiência Pública “Contra a privatização do Daae”. O evento foi organizado a partir do Requerimento nº 1157/2025, de autoria das verea...
Em Indicação encaminhada à Prefeitura, o vereador Paulo Landim (PT) pede manutenção e limpeza do campo da Rua Mário Barbugli com a Avenida Taya Efremoff, no Cruzeiro do Sul. Além disso, o parla...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.