1285
O Plenário da Câmara realizará, na quarta-feira (28), às 16h30, de uma Audiência Pública com o tema “Saúde Pública de Araraquara”. A propositura é de autoria dos vereadores Marcão da Saúde (MDB) e Alcindo Sabino (PT).
De acordo com os parlamentares, existe a necessidade urgente de compreender, discutir e enfrentar os desafios estruturais e operacionais do sistema de saúde pública em Araraquara.
“O direito à saúde é garantido constitucionalmente, conforme dispõe o artigo 196 da Constituição Federal de 1988, sendo dever do Estado assegurar o acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação da saúde. Atualmente, diversos fatores vêm comprometendo o pleno funcionamento da rede municipal de saúde”, reitera Marcão.
De acordo com Sabino, a população tem enfrentado tempo de espera prolongado nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), gerando insegurança e sofrimento. “Além disso, a escassez de medicamentos básicos e controlados nas unidades públicas impacta diretamente no tratamento de doenças crônicas e emergenciais dos usuários do sistema. Outro ponto crítico é a falta de profissionais da saúde em diferentes áreas, comprometendo o acompanhamento de pacientes e o acesso à prevenção e ao diagnóstico precoce”, acrescenta o vereador.
A demanda reprimida por exames laboratoriais e de imagem, consultas especializadas e cirurgias eletivas, causando atrasos significativos nos tratamentos e agravamento dos quadros clínicos que seriam tratáveis em fases iniciais, também foram apontamentos realizados pelos parlamentares.
“Há ainda sobrecarga enfrentada pela Santa Casa de Araraquara, hospital de referência da região, evidenciando a dificuldade da rede hospitalar para atender à complexidade da demanda atual”, relata Marcão.
Com o intuito de promover o debate e realizar encaminhamentos para a melhoria da política municipal de saúde, os parlamentares convidaram para participar da Audiência Pública representantes do poder público, da sociedade civil, da área técnica e acadêmica, além de usuários do sistema de saúde.
O debate será transmitido ao vivo pela TV Câmara no canal 17 da Claro e pelas redes sociais da Câmara Municipal (Facebook e YouTube).
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A ludopatia, também conhecida como vício ou transtorno do jogo, tem os mesmos efeitos no cérebro que a dependência em álcool ou outras substâncias, explicou Edilson Braga, que é psicólogo e pesquis...
A Prefeitura oferece aos contribuintes a oportunidade de corrigir débitos do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) declarados no sistema de gestão municipal, sem a aplicação de multa...
Nesta sexta-feira (14), às 15 horas, termina o prazo para inscrições no vestibular da Faculdade de Tecnologia (Fatec) para o primeiro semestre de 2026. A taxa é de R$ 47 e as inscrições devem ser f...
Araraquara recebeu o Selo Ouro do programa “Alimentar o Futuro”, concedido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em cerimônia realizada nesta terça-feira (11), na sede da en...
Nesta quinta-feira (13) é o prazo final de inscrições para a seleção de agricultores familiares e instituições recebedoras que desejam participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na mod...
Em Indicação enviada à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) sugere a realização de um estudo técnico para revisão do salário inicial dos cargos de leiturista, motorista e cargos operacio...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.