Notícias



Câmara entrega Título de Cidadão Araraquarense ao empresário José Eduardo Delfini

O homenageado participou do cenário artístico da cidade, criou grupos de apoio para familiares de dependentes químicos e fundou empresa que atua há 38 anos em Araraquara

289


 

Uma Sessão Solene realizada pela Câmara Municipal na noite de quinta-feira (29) homenageou José Eduardo Delfini com o Título de Cidadão Araraquarense. A honraria foi entregue por Alcindo Sabino (PT).

 

“De alguma maneira, eu sinto que as nossas histórias se cruzam”, comentou o vereador, relembrando vivências semelhantes às do homenageado, como a participação no teatro araraquarense e questões relacionadas a dependência química. “Te oferecer esse Título de Cidadão Araraquarense me enche de orgulho e emoção.”

 

Paulo Afonso Delfini e Leonardo Henrique Delfini, filhos de José Eduardo, também compuseram a mesa da solenidade e agradeceram a entrega da honraria e o comparecimento de familiares, amigos e colaboradores da empresa Del Lab, fundada pelo homenageado e especializada em equipamentos para análise físico-química da água.

 

“A presença e a amizade de todos vocês sempre me incentivou a continuar firme na minha luta”, declarou José Eduardo, agradecendo a todos pela participação na cerimônia. O novo cidadão araraquarense também relembrou uma peça encenada na juventude e mencionou o orgulho pelo trabalho desenvolvido pela empresa que lidera. “É um trabalho que eleva o nome de Araraquara. A indústria é aqui, mas ela pertence ao Brasil inteiro.”

 

Sobre o homenageado

 

José Eduardo Delfini nasceu em 1945, em Guariroba, distrito de Taquaritinga (SP). Mudou-se para Araraquara quando o pai adquiriu um estabelecimento comercial na Vila Xavier, ao lado da Igreja de Santo Antônio.

Delfini estudou piano na Escola de Belas Artes e o Conservatório Dramático e Musical de Araraquara e foi ativo no cenário artístico da cidade. Ele integrou o grupo “Os Diletantes”, coordenado por José Celso Martinez Corrêa, atuou em peças, leituras e estudos teatrais e participou das manifestações contra a demolição do antigo Teatro Municipal.

Após construir carreira como representante de vendas de equipamentos laboratoriais em São Paulo, José retornou a Araraquara em 1988. Na época, ele organizou e fundou na cidade grupos de apoio para familiares de Toxicômanos Anônimos (T.A.), posteriormente chamados de Narcóticos Anônimos (N.A.).

No mesmo ano, José Eduardo fundou a Delfini Indústria e Comércio Ltda., responsável pela criação da marca Del Lab, especializada na produção de equipamentos de controle de qualidade da água.

 

Assista na íntegra

 

A Sessão Solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara, no canal 17 da Claro, e está disponível na página do Facebook e no canal do YouTube da Câmara.


Publicado em: 30 de janeiro de 2026

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova projetos sobre Plano Diretor e desenvolvimento econômico

03 de fevereiro de 2026

    A 48ª Sessão Ordinária da Câmara de Araraquara, nesta terça (3), teve aprovação de projetos que tratam de assuntos como Plano Diretor, desenvolvimento econômico, criação de políticas públicas...



Medalhas de ouro e bronze

03 de fevereiro de 2026

Atletas da Fundesport Araraquara tiveram grande destaque no I Campeonato Sul-Americano Master de Karatê, realizado no Ceará entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2026, em competição promovida pela Co...



Iluminação precária é motivo de preocupação em praça no Parque das Laranjeiras

03 de fevereiro de 2026

Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita melhorias na iluminação pública da Praça do Socorro, localizada na Rua Francisco Mazzei, no entorno do po...



Centro de Referência do Idoso: Indicações pedem manutenção e contratação de profissionais

03 de fevereiro de 2026

O Centro de Referência do Idoso de Araraquara (Cria) “José Quitério” precisa de manutenção estrutural e contratação de profissionais, além de melhorias na sinalização no entorno e no acesso ao loca...



‘CEI do Assédio’ inicia os trabalhos de 2026 na próxima segunda-feira (9)

03 de fevereiro de 2026

Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (2), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, os vereadores que compõem a Comissão Especial de Inquérito (CEI) – Assédio no Serviço Público d...



Integrantes de Câmara Técnica do piso salarial de agentes de educação serão definidos na segunda (9)

03 de fevereiro de 2026

A Câmara realiza na próxima segunda-feira (9), às 18h30, no Plenário do Legislativo, uma Audiência Pública que definirá os integrantes da Câmara Técnica que irá estudar a viabilidade e propor medid...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!