Notícias



Câmara aprova Lei Orgânica da Guarda Civil Municipal de Araraquara



2200


Na Sessão Ordinária realizada na terça-feira (20), os vereadores aprovaram o projeto de lei que institui a Lei Orgânica da Guarda Civil Municipal de Araraquara (GCMA). A medida visa a adequar a Guarda às legislações vigentes que dispõem sobre a atuação da Guarda Civil Municipal, em especial a Lei Federal nº 13.022, de 8 de agosto de 2014, que amplia as atribuições das guardas civis municipais, objetivando o fortalecimento institucional.

 

Projeto aprovado da vereadora Thainara Faria dispõe sobre a inclusão de artistas e modelos negros nos filmes e/ou peças publicitárias encomendadas pela Prefeitura de Araraquara.

 

Foi aprovada a instituição o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Fumdef), tendo por finalidade a captação, o repasse e a aplicação de recursos destinados a proporcionar o devido suporte financeiro na implantação, na manutenção e no desenvolvimento de programas, projetos e ações voltados à pessoa com deficiência no âmbito do município de Araraquara.

 

A Prefeitura foi autorizada a abrir um crédito de R$ 38.499,14 para atender a despesas com a aquisição de equipamentos para instalação da academia de musculação no Ginásio de Esportes Castelo Branco – Gigantão.

 

Também foi aprovada a reformulação do Conselho Municipal de Saúde de Araraquara, órgão permanente, deliberativo, propositivo e normativo do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito municipal. Foi aprovado, ainda, o projeto de lei complementar que faz correções pontuais na lei complementar que concede isenção de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ao contribuinte diagnosticado com neoplasia maligna (câncer) e que esteja em tratamento. A medida simplifica a forma de requerer o benefício da isenção e remissão instituída pela Lei Complementar nº 884, aprovada em fevereiro deste ano. Alguns documentos até então solicitados gerariam custos para os requerentes, o que conflita com as intenções do projeto original.

 

Requerimentos

O vereador Elton Negrini pediu informações à Prefeitura sobre a reforma do Palacete da Esplanada das Rosas.

 

O vereador e presidente Jéferson Yashuda Farmacêutico pediu que fossem oficiadas autoridades por ele elencadas, solicitando apoio à indicação para o Prêmio Ordem Nacional do Mérito Científico.

 

O vereador Rafael de Angeli pediu informações à Prefeitura sobre a troca de areias dos tanques das unidades educacionais municipais.

 

Já a vereadora Thainara Faria pediu informações à Diretoria de Ensino e à Secretaria Estadual da Educação sobre atenção a aluno com transtorno bipolar.

 

Arquivo Histórico

Foi aprovado o pedido do vereador Elias Chediek para que a matéria publicada no jornal “O Imparcial”, na edição de 4 de fevereiro de 2018, com o título “Aristides dos Santos: não quero marcar meu nome em nada, e sim despertar consciência”, passasse a fazer parte do Arquivo Histórico da Câmara.

 

Tribuna Popular

No início da Sessão, Tania Katia de Simoni Hernandes Cabral, credenciada pela Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra), falou sobre uma pesquisa de moradores do bairro Jardim Maria Luiza e da inauguração da nova sede da Adra.


Publicado em: 19 de março de 2018

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova regras que ampliam controle sobre operações de crédito

24 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 68ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 170/2026, de autoria da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento. A proposta estabelece novas regra...



O frio apertou! (24/06)

24 de junho de 2026

A Campanha do Agasalho 2026 está mobilizando a população a doar roupas, cobertores e itens de inverno destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade durante os meses mais frios. A iniciativa c...



Programa nos Bairros (27)

24 de junho de 2026

Neste sábado (27), os atendimentos do “Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada” estarão disponíveis dentro da Emef. “Waldemar Saffiotti”, das 9h às 12h. Além dos serviços, outras atrações, c...



Requerimento pede informações sobre contratação da Fipe para revisão do Plano Diretor

24 de junho de 2026

A fim de fiscalizar os gastos públicos, os vereadores Alcindo Sabino (PT), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Guilherme Bianco (PCdoB), Maria Paula (PT) e Paulo Landim (PT) protocolaram o Re...



Aprimoramento de coleta de resíduos na Vila Xavier é indicado à Prefeitura

24 de junho de 2026

Após reivindicações da população, duas Indicações foram protocoladas pelo vereador João Clemente (Progressistas) e tratam de solicitações relacionadas à coleta e ao acondicionamento de resíduos sól...



Câmara aprova regras para votação de créditos da Prefeitura

23 de junho de 2026

Na 68ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (23), o Plenário aprovou cinco projetos. Os parlamentares também debateram temas apresentados em duas participações populares.   Na mesma tard...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!