Notícias



Câmara aprova campanha de prevenção a ISTs e Aids

Projeto de autoria da vereadora Filipa Brunelli (PT) foi aprovado durante a 46ª Sessão Ordinária

Publicado por: Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

909


Os vereadores aprovaram, em Plenário, durante a 46ª Sessão Ordinária realizada na terça-feira (20), o Substitutivo nº 2 ao Projeto de Lei nº 41/2025, de autoria da vereadora Filipa Brunelli (PT), que institui a campanha “Fevereiro Pink” e a inclui no Calendário Oficial de Eventos do município. A iniciativa estabelece ações permanentes de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids).

 

Objetivos da campanha

De acordo com o texto aprovado, a campanha será realizada anualmente durante todo o mês de fevereiro e terá como objetivos ampliar o acesso a testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais, oferecer aconselhamento, diagnóstico e tratamento das ISTs, além de divulgar estratégias de prevenção, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP).

 

Também estão previstas oficinas educativas, ações de conscientização sobre o HPV, vacinação de adolescentes e capacitação de profissionais da saúde.

 

Segundo a parlamentar, a proposta está alinhada às diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, e se justifica, especialmente, pelo fato de fevereiro coincidir com o período do Carnaval, quando é fundamental intensificar o debate sobre prevenção.

 

Filipa destacou o aumento expressivo dos casos de ISTs em Araraquara no fim do ano passado, reflexo de uma realidade nacional.

 

“O enfrentamento das ISTs deve ocorrer fora do campo da moralidade, combatendo a estigmatização e reforçando que essas infecções podem atingir qualquer pessoa, inclusive por vias que não se restringem ao ato sexual. Investir em prevenção, autocuidado e informação é promover uma política pública eficaz, capaz de preservar vidas e reduzir a sobrecarga do sistema de saúde”, pontuou a vereadora.

 

Ao pedir o apoio dos vereadores, a parlamentar enfatizou o papel da Secretaria Municipal de Saúde na implementação de campanhas amplas e efetivas, levando informação a todos os espaços da cidade.

 

Substitutivos ao projeto original

O projeto original recebeu dois substitutivos ao longo de sua tramitação. O Substitutivo nº 1 promoveu ajustes de redação e organização das ações previstas, mantendo o foco na conscientização e prevenção.

 

Já o Substitutivo nº 2 consolidou a proposta, autorizando inclusive o uso da cor rosa e do laço rosa como símbolos da campanha, além de reforçar que sua execução não acarretará ônus aos cofres públicos, por ser viabilizada por meio de parcerias com a iniciativa privada e com outras esferas governamentais.

 

Pareceres das comissões

A matéria recebeu pareceres favoráveis das comissões permanentes da Câmara. A Comissão de Justiça, Legislação e Redação concluiu pela legalidade da proposta, destacando a competência do município para legislar sobre assuntos de interesse local.

 

As comissões de Tributação, Finanças e Orçamento, e de Saúde e Serviços Públicos também se manifestaram favoravelmente, ressaltando que a iniciativa não gera despesas adicionais e contribui para o fortalecimento das políticas públicas de saúde.

 

Saúde pública e prevenção

A aprovação do projeto, segundo Filipa, cria mais uma oportunidade para que o município intensifique ações de conscientização em diferentes espaços da cidade, promovendo o autocuidado, a preservação da vida e a redução da ocupação de leitos hospitalares em decorrência dessas infecções.


Publicado em: 21 de janeiro de 2026

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento pede informações sobre contratação de empresa para construção de sepulturas no Cemitério dos Britos

23 de junho de 2026

A construção de sepulturas no Cemitério dos Britos é o tema do Requerimento nº 1357/2026, encaminhado à Prefeitura de Araraquara pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT), Filipa Bru...



Documento sugere mais prazo para cobrança administrativa antes de execução fiscal

23 de junho de 2026

Uma Indicação apresentada pelo vereador Aluisio Boi (MDB) propõe mudanças no Projeto de Lei nº 219/2026 para evitar que dívidas de pequeno valor sejam encaminhadas imediatamente à Justiça. De acord...



Projeto de Lei aprovado homenageia personalidades negras com nomes de ruas em Araraquara

23 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 67ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 197/2026, que denomina seis vias públicas do Residencial Alamedas III com nomes de personalidades negra...



Câmara debate regras para votação de créditos da Prefeitura nesta terça-feira (23)

22 de junho de 2026

    A Câmara Municipal realiza, nesta terça-feira (23), às 15 horas, a 68ª Sessão Ordinária da legislatura. Na pauta, constam cinco itens na Ordem do Dia e seis Requerimentos, além de duas partic...



Vagas PAT (22/06)

22 de junho de 2026

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 28 oportunidades de emprego disponíveis nesta segunda-feira (22), para diferentes níveis de escolaridade e áreas de atuação. Entre...



Prêmio 2026

22 de junho de 2026

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e da Subsecretaria de Políticas Públicas Étnico-Raciais, está com inscrições abertas, até 5 de julho, pa...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!