Notícias



Câmara adia votação do reajuste salarial dos servidores municipais

Pedido de vista de um dia, para melhor análise da proposta, foi aprovado pelos vereadores; tema pode voltar para debate na Sessão Ordinária de terça-feira (3)

3277


A Câmara de Araraquara adiou a votação do reajuste salarial dos servidores municipais. Em Sessão Extraordinária nesta quinta-feira (29), os vereadores aprovaram um pedido de vista de um dia, para melhor análise do projeto, por 14 votos favoráveis a duas abstenções.

 

Por isso, o Substitutivo nº 1 ao Projeto de Lei nº 163/2025, com a proposta atualizada da Prefeitura para os servidores municipais, pode retornar para debate e votação na Sessão Ordinária da próxima terça-feira (3) — ou, então, um eventual novo projeto com outra proposta.

 

Na última sexta-feira (23), o governo municipal havia se reunido com o Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região (Sismar) e apresentado três opções de reajuste. A proposta que foi debatida na Sessão Extraordinária foi a escolhida pelos servidores em assembleia no mesmo dia.

 

O texto apresenta as seguintes condições:

- reajuste salarial de 5,53%, com base na inflação oficial (IPCA) acumulada em 12 meses (até abril deste ano);

- novo piso salarial de R$ 2.100;

- acréscimo de R$ 200 no auxílio-alimentação (valor fixo), passando de R$ 440 para R$ 640, e manutenção do bônus-alimentação (valor variável) em R$ 410, totalizando R$ 1.050 mensais;

- de forma experimental, pelo prazo de 6 meses a partir da publicação da lei, serão permitidas 2 faltas abonadas (entre as 6 estabelecidas pela legislação) sem prejuízo do bônus-alimentação. Ao fim do prazo, caso a Prefeitura confirme que houve aumento no índice de faltas ao trabalho, essas 2 faltas abonadas voltam a gerar desconto do bônus alimentação;

- tolerância de até 2 horas de ausência uma vez por mês, mediante apresentação de declaração médica, sem prejuízo ao bônus-alimentação.

 

No projeto, a Prefeitura explica que a proposta apresentada ainda não está dentro do ideal que a administração desejaria para a valorização do funcionalismo, mas representa o “máximo esforço possível dentro da conjuntura econômica nacional e das possibilidades orçamentárias do Município de Araraquara”.

 

O reajuste é referente aos servidores da Prefeitura, do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) e das fundações municipais — Fungota, Fundesport e Fundart.

 

Abono

No debate do projeto, os vereadores repercutiram uma notícia, divulgada pelo Sismar, de que a própria Prefeitura entrou na Justiça com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) pedindo a extinção do abono pecuniário — valor de R$ 192,16 pago aos servidores junto com os salários.

 

Anteriormente, esse valor era recebido pelos servidores por meio de um prêmio assiduidade (vinculado ao número de faltas do trabalhador). Porém, uma lei enviada pela Prefeitura e aprovada pela Câmara em março de 2024, transformou o prêmio assiduidade em abono pecuniário. O mesmo abono que agora, com liminar da Justiça, não pode mais ser pago ao trabalhador.

 

O Sismar e a categoria dos servidores afirmam que a extinção do abono causará prejuízo nos salários da maior parte dos trabalhadores, mesmo com a aplicação do índice de reajuste.

 

Por outro lado, o Município alega que o abono é inconstitucional e que o novo piso de R$ 2,1 mil promove “justiça remuneratória aos servidores que recebem os menores vencimentos na estrutura administrativa, garantindo dignidade mínima à remuneração pública”.

 

Esse impasse envolvendo o abono pecuniário foi a principal motivação para o pedido de vista.


Publicado em: 29 de maio de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova regras que ampliam controle sobre operações de crédito

24 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 68ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 170/2026, de autoria da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento. A proposta estabelece novas regra...



O frio apertou! (24/06)

24 de junho de 2026

A Campanha do Agasalho 2026 está mobilizando a população a doar roupas, cobertores e itens de inverno destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade durante os meses mais frios. A iniciativa c...



Programa nos Bairros (27)

24 de junho de 2026

Neste sábado (27), os atendimentos do “Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada” estarão disponíveis dentro da Emef. “Waldemar Saffiotti”, das 9h às 12h. Além dos serviços, outras atrações, c...



Requerimento pede informações sobre contratação da Fipe para revisão do Plano Diretor

24 de junho de 2026

A fim de fiscalizar os gastos públicos, os vereadores Alcindo Sabino (PT), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Guilherme Bianco (PCdoB), Maria Paula (PT) e Paulo Landim (PT) protocolaram o Re...



Aprimoramento de coleta de resíduos na Vila Xavier é indicado à Prefeitura

24 de junho de 2026

Após reivindicações da população, duas Indicações foram protocoladas pelo vereador João Clemente (Progressistas) e tratam de solicitações relacionadas à coleta e ao acondicionamento de resíduos sól...



Câmara aprova regras para votação de créditos da Prefeitura

23 de junho de 2026

Na 68ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (23), o Plenário aprovou cinco projetos. Os parlamentares também debateram temas apresentados em duas participações populares.   Na mesma tard...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!