2354
Memórias guardadas durante décadas por Américo Borges, economista, músico e entusiasta das artes, estão disponíveis para visitação da população de Araraquara na exposição “Seu Américo Vive – Acervo e Trajetória”, no saguão da Câmara Municipal, até o dia 26 deste mês.
A solenidade de abertura da mostra foi realizada na tarde de terça-feira (2), em atividade que integrou a 1ª Semana Municipal do Patrimônio Histórico “Américo Borges”. A idealizadora da exposição, vereadora Fabi Virgílio (PT), ressaltou o pioneirismo de Américo (e de sua geração) ao produzir cinema na década de 1950.
“A vida do Seu Américo fortalece a cidade, porque ela foi necessária para a abertura de portas e janelas para que, hoje, a gente tivesse mais facilidade para caminhar. Imagine se não fossem essas pessoas antigamente para a gente chegar aqui”, disse a parlamentar.
“Viva o Seu Américo Borges. Viva sempre. Porque ele está em nós, ele está na cidade. E cada canto desta cidade respira uma história que o Seu Américo compartilhou e vivenciou de todos nós”, complementou Fabi.
Filha de Américo, Luciana Mendes Borges agradeceu à Câmara pela homenagem a seu pai — que faleceu em 12 de dezembro do ano passado, aos 86 anos. “Tenho hoje a honra e a oportunidade de dizer que toda a história dele continua através do seu legado, de suas prosas, do seu material, da Fabi, das pessoas que nem o conheceram. Então, o que eu posso dizer é: ‘Pai, sua história não teve um fim. A sua história continua’”.
Representando a Secretaria Municipal de Cultura, a subsecretária de Patrimônio, Alessandra Lima, também falou sobre o legado de Américo Borges e destacou a importância da preservação do patrimônio histórico.
“Esta primeira semana municipal reafirma objetivos que têm norteado nossas ações. Valorizar o patrimônio não só histórico, mas eu prefiro dizer ‘cultural’. Implementar e fortalecer as políticas de incentivo à preservação, conciliar a preservação e os usos contemporâneos. Que esta semana seja mais um passo nesse fortalecimento do compromisso de Araraquara com sua história, sua cultura e sua memória viva”, disse Alessandra.
Também estiveram presentes a vereadora Maria Paula (PT) e os vereadores Cristiano da Silva (PL), Marcão da Saúde (MDB) e Paulo Landim (PT), além de outros familiares de Américo Borges — Mariana (viúva), Fabiana (filha), Laura (neta) e Sônia (irmã).
As atividades da semana municipal prosseguem nesta quinta-feira (4), às 19 horas, no Plenário da Câmara, com a mesa-redonda “A importância de Seu Américo para a cidade de Araraquara”. O evento terá transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro/Net), pelo Facebook e pelo YouTube.
Seu Américo
Américo Borges foi um colecionador das memórias do Teatro Experimental de Comédia de Araraquara (Teca) e da cidade como um todo.
Compositor de relevância cultural e artística para o município e para o país, ele foi convidado por Wallace Leal Valentin Rodrigues, aos 18 anos de idade, para compor a trilha sonora de “Santo Antônio e a Vaca”, filme de 1958 — o primeiro longa-metragem filmado na cidade.
Américo compôs também trilhas para mais três filmes: “Férias no Arraial” (1960), “A Vida Quis Assim” (1967) e “Enquanto Houver Esperança” (1968), todos do diretor Edward Freund.
Ele teve formação musical como pianista e se apresentou em vários locais de Araraquara, como o antigo Teatro Municipal, o Clube 22 de Agosto, o Clube Recreativo 27 de Outubro e a Rádio Cultura, mas escolheu a área da economia como profissão e escreveu diversos livros sobre o assunto.
Serviço – Exposição “Seu Américo Vive – Acervo e Trajetória”
Data: até 26 de setembro
Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Local: saguão da Câmara (Rua São Bento, a Rua 3, nº 887, Centro)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A 48ª Sessão Ordinária da Câmara de Araraquara, nesta terça (3), teve aprovação de projetos que tratam de assuntos como Plano Diretor, desenvolvimento econômico, criação de políticas públicas...
Atletas da Fundesport Araraquara tiveram grande destaque no I Campeonato Sul-Americano Master de Karatê, realizado no Ceará entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2026, em competição promovida pela Co...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita melhorias na iluminação pública da Praça do Socorro, localizada na Rua Francisco Mazzei, no entorno do po...
O Centro de Referência do Idoso de Araraquara (Cria) “José Quitério” precisa de manutenção estrutural e contratação de profissionais, além de melhorias na sinalização no entorno e no acesso ao loca...
Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (2), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, os vereadores que compõem a Comissão Especial de Inquérito (CEI) – Assédio no Serviço Público d...
A Câmara realiza na próxima segunda-feira (9), às 18h30, no Plenário do Legislativo, uma Audiência Pública que definirá os integrantes da Câmara Técnica que irá estudar a viabilidade e propor medid...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.