Notícias



Banda 'Chiquinha Gonzaga' é homenageada com Diploma de Honra ao Mérito

Iniciativa do vereador Guilherme Bianco (PCdoB) reuniu centenas de pessoas em evento realizado no Sesc Araraquara

3436


Na noite de quarta-feira (1), o Teatro do Sesc Araraquara abriu suas portas para homenagear a Banda Marcial “Chiquinha Gonzaga” com a entrega do Diploma de Honra ao Mérito, conforme Decreto Legislativo nº 1.180/2023, de iniciativa do vereador Guilherme Bianco (PCdoB).

 

O conjunto musical, que é coordenado desde 2014 pela servidora pública e líder comunitária Sílvia Regina Martins, tem a regência e ensino a cargo de Luizinho Silva e Guilherme Bridarolli, que fazem parte do projeto desde que eram estudantes.

 

A solenidade reuniu diversos convidados, entre autoridades, familiares e amigos dos integrantes da banda, que puderam conhecer um pouco da história iniciada em 2002 e assistir a uma apresentação de músicas que fazem parte do repertório do conjunto, formado por alunos e ex-alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor “Henrique Scabello”, localizada no Jardim das Hortências.

 

“Hoje Araraquara agradece e reconhece o trabalho dos educadores e profissionais que fazem parte da Banda Chiquinha Gonzaga, mas também de toda aquela comunidade, que acredita na educação e cultura como instrumentos de transformação social”, enfatizou Bianco.

 

A deputada estadual Thainara Faria (PT), relembrou a importância do projeto na formação social e os impactos positivos na vida de todos os integrantes, que a motivou homenagear os músicos, agora na Assembleia Legislativa. “O que a Banda Chiquinha Gonzaga faz na vida dessas crianças é espetacular e, assim como a Câmara, nós também vamos entregar à banda uma Medalha de Honra ao Mérito”, antecipou.

 

Representando o prefeito Edinho Silva (PT), a secretária de Educação Clélia Mara dos Santos, destacou em sua fala os resultados desse projeto, que tem permitido aos alunos ter contato com a arte, dança e música, favorecendo diversos processos de aprendizagem dos estudantes.

 

Homenageada pelo seu empenho e anos de participação na banda, a coordenadora Sílvia Martins encerrou agradecendo emocionada o recebimento do diploma. “É muito significativo para nós esse momento de vivenciar o aplauso, o palco, essa experiência é muito enriquecedora, tanto para mim quanto para eles também. A gente está muito feliz mesmo, em êxtase.”

 

Também estiveram presentes ao evento o vereador e ex-integrante da banda, Emanoel Sponton (Progressistas); a diretora da Emef Professor “Henrique Scabello”, Sandra Aparecida de Santi e a secretária municipal de Cultura, Teresa Telarolli.

 

A Sessão Solene foi gravada e pode ser assistida a qualquer momento pelo canal da TV Câmara no YouTube.

 

A Banda Marcial “Chiquinha Gonzaga”

A Banda Marcial "Chiquinha Gonzaga" (BMCG) de Araraquara tem exercido papel fundamental na promoção da cultura musical e artística em nossa cidade e região. Fundada no ano de 2002, é formada por alunos e ex-alunos da Emef Professor “Henrique Scabello”, localizada no Jardim das Hortências e atua como um instrumento de transformação social, individual e coletiva da comunidade.

 

Com mais de 20 anos de existência, a banda é um dos mais longevos projetos culturais realizados pela Prefeitura Municipal de Araraquara, promovendo educação e acolhimento a centenas de jovens.


Publicado em: 06 de novembro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova regras que ampliam controle sobre operações de crédito

24 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 68ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 170/2026, de autoria da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento. A proposta estabelece novas regra...



O frio apertou! (24/06)

24 de junho de 2026

A Campanha do Agasalho 2026 está mobilizando a população a doar roupas, cobertores e itens de inverno destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade durante os meses mais frios. A iniciativa c...



Programa nos Bairros (27)

24 de junho de 2026

Neste sábado (27), os atendimentos do “Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada” estarão disponíveis dentro da Emef. “Waldemar Saffiotti”, das 9h às 12h. Além dos serviços, outras atrações, c...



Requerimento pede informações sobre contratação da Fipe para revisão do Plano Diretor

24 de junho de 2026

A fim de fiscalizar os gastos públicos, os vereadores Alcindo Sabino (PT), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Guilherme Bianco (PCdoB), Maria Paula (PT) e Paulo Landim (PT) protocolaram o Re...



Aprimoramento de coleta de resíduos na Vila Xavier é indicado à Prefeitura

24 de junho de 2026

Após reivindicações da população, duas Indicações foram protocoladas pelo vereador João Clemente (Progressistas) e tratam de solicitações relacionadas à coleta e ao acondicionamento de resíduos sól...



Câmara aprova regras para votação de créditos da Prefeitura

23 de junho de 2026

Na 68ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (23), o Plenário aprovou cinco projetos. Os parlamentares também debateram temas apresentados em duas participações populares.   Na mesma tard...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!