Publicado por: CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA
931
Desde 2017, a bancada do PSDB, composta pelos vereadores Delegado Elton Negrini, Jéferson Yashuda, José Carlos Porsani e Rafael de Angeli, cobram do Executivo, via requerimentos, providências referentes à taxa de esgoto. Em março deste ano, os parlamentares voltaram a cobrar respostas da Prefeitura.
O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) está realizando obras, como dragagem e remoção de 60.000 m³ de lodo das lagoas de sedimentação I e II, da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Araraquara, com desaguamento utilizando a tecnologia de geobag’s, com a intenção de chegar ao índice de 80% de eficiência no tratamento de esgoto.
No documento, os vereadores questionavam a eficiência do tratamento de esgoto e pediam que a taxa de esgoto fosse suspensa até que as obras tivessem sido finalizadas. A demanda é uma prioridade da bancada, que vem trabalhando acerca da ETE, questionando os esforços para que esta opere na eficiência desejada, que é de 80%.
Em resposta ao requerimento, o Daae informou que nos últimos dez anos, em nenhum momento a eficiência atingiu o limite de 80% estabelecido pelo Decreto Estadual nº 8.468/1997.
A autarquia informou também que a tarifa de esgoto cobrada da população contempla os custos e investimentos para operação, manutenção e ampliação da ETE Araraquara, além dos sistemas de coleta e transporte.
Ainda detalharam que o governo atual já investiu o valor de R$ 4,5 milhões na Estação e pormenorizou todos os serviços realizados nesse sentido desde 2017.
A bancada está avaliando o documento e quais providências serão tomadas. “Não concordamos que a população pague a taxa referente ao serviço, sem o mesmo ser entregue nos limites previstos por lei. É basicamente comprar gato por lebre”, destacou Angeli, líder do partido na Câmara.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Por meio da Indicação 3806/2025, o vereador Michel Kary (PL) sugeriu à Prefeitura que seja realizada a revitalização da quadra poliesportiva localizada na rua Expedicionários do Brasil, na Vila Yam...
Em Requerimento encaminhado à Prefeitura, a vereadora Maria Paula (PT) pede informações sobre a não realização do Festival Internacional de Dança de Araraquara (Fida) em 2025. Para a parlamenta...
A possibilidade de implementação de merenda escolar inclusiva para crianças com restrições alimentares foi tema do Requerimento nº 1253/2025, enviado pelo vereador Rafael de Angeli (Republicanos) à...
Nesta terça-feira (19), a partir das 15 horas, será realizada, no Plenário da Câmara, a 29ª Sessão Ordinária deste ano. Inicialmente, na pauta dos vereadores estão previstos 17 itens para discussão...
A Câmara Municipal de Araraquara, no exercício de suas funções institucionais, comunica oficialmente o encerramento do trâmite do Projeto de Decreto Legislativo nº 28/2025, que culminou na cassação...
Em Sessão Extraordinária, realizada na segunda-feira (18), o vereador Emanoel Sponton (Progressistas) teve seu mandato cassado na Câmara Municipal. Por unanimidade, o parlamentar, que não comparece...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.