Notícias



Avanços e desafios relacionados à perda gestacional e neonatal são discutidos na Câmara

Mesa-redonda convocada pela vereadora Fabi Virgílio (PT) contou com a participação de grupo de apoio e profissionais da saúde  

1602


As “Perspectivas e desafios da Lei Federal de humanização ao luto materno e parental” foram tema de uma mesa-redonda realizada na noite de segunda-feira (13), no Plenário da Câmara. O evento foi convocado pela vereadora Fabi Virgílio (PT).

 

Além da parlamentar, compuseram a mesa Perla Frangioti, cofundadora do Grupo Transformação, que oferece apoio a famílias que passaram pela perda gestacional e neonatal, a enfermeira Ana Carolina de Faria Pereira, o biólogo e doutor em ginecologia e obstetrícia Matheus Credendio Eiras e a secretária de saúde interina, Emanuelle Laurenti.

 

A atividade fez parte da Semana Municipal de Sensibilização à Perda Gestacional, instituída pela Lei nº 9.275, de 2018, e celebrada em outubro, considerado o mês do luto gestacional, neonatal e infantil.

 

“Existem duas fases dentro da perda gestacional e elas são divididas por tempos. Então, 22 semanas, 500 gramas ou 16,5 centímetros. Antes disso, quando acontece uma perda, ela é classificada como abortamento. Depois desse tempo, essa perda é classificada como óbito fetal. E a junção desses dois períodos é o que a gente chama de perda gestacional”, explicou Matheus Credendio Eiras.

 

“Essa dor não respeita limite de semanas, de tempo e de comprimento”, ponderou o doutor em ginecologia e obstetrícia, destacando que a perda gestacional é, costumeiramente, invisibilizada pela sociedade e, quando a perda ocorre após uma tentativa de inseminação artificial, a dor é invalidada em maior intensidade, ressaltou.

 

Protocolo especializado

Mulheres e famílias que passam por esse tipo de perda necessitam de atenção contínua, destacou Ana Carolina de Faria Pereira. De acordo com a enfermeira, em São Carlos, na unidade da rede privada onde atua, o atendimento a essas pacientes é feito por meio de um protocolo especializado.

 

O primeiro passo é o treinamento da equipe, que é orientada a acomodar as pacientes em setores diferentes da maternidade e a manter uma comunicação sensível com pessoas que tiveram perdas gestacionais. Além disso, são entregues às pacientes e famílias uma caixa com lembranças do bebê e panfletos informativos sobre a perda gestacional, além de orientações sobre a importância do contato com o bebê antes da despedida.

 

Gota de Leite

“É uma dor que, muitas vezes, é invisível aos olhos da sociedade. Só quem está lá e passa isso sente e sabe o quão difícil é passar por uma situação desse tipo”, disse Emanuelle Laurenti. Para a secretária de saúde interina, o atendimento oferecido pela Maternidade Gota de Leite “Vovó Mocinha” a pacientes que tiveram uma perda gestacional evoluiu ao longo dos anos.

 

Por meio de um protocolo especializado, pacientes e famílias também são acomodadas em espaço separado, recebem uma caixa de memórias e são incentivadas a ter contato com o bebê, que pode ser registrado e sepultado de acordo com solicitação dos pais. As famílias recebem, ainda, suporte psicológico para lidar com a perda e o luto, por meio só Programa Arco-íris.

 

Para Perla Frangioti, que cocriou o Grupo Transformação para lidar com a perda da própria filha, a Política Nacional de Humanização do Luto Materno e Parental, sancionada em maio de 2025, contribui para a institucionalização do cuidado com famílias que enfrentam a perda gestacional. Ela destaca, no entanto, que a lei precisa ser aplicada de forma efetiva.

 

Ao longo do debate, os participantes falaram também sobre a importância de oferecer apoio e escuta a toda família, já que pais, avós, tios e outros familiares também vivenciam a dor da perda de um ente esperado.

 

Os obstáculos no acesso a serviços de apoio psicológico foi outro ponto levantado durante a conversa. A abordagem de crenças religiosas durante o encontro de grupos de apoio foi uma das dificuldades apontadas, já que pode excluir pessoas que não seguem a mesma doutrina.

 

Demandas de profissionais da saúde relacionadas ao tema também foram abordadas pelo público. Para os participantes, é necessário oferecer treinamento para que agentes comunitários de saúde e outros trabalhadores da área estejam preparados para lidar com casos do tipo.

 

Para ver e rever

A mesa-redonda foi transmitida ao vivo pela TV Câmara, no canal 17 da Claro, e pode ser conferida na íntegra no canal do YouTube e no Facebook da Câmara.

 

Grupo Transformação

O Grupo Transformação oferece apoio a pessoas que passaram pela perda gestacional e neonatal. Criado há oito anos, o grupo realiza encontros online e presenciais em Araraquara.

 

Para saber mais, acesse a página @transformacaoararaquara no Instagram.


Publicado em: 14 de outubro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento pede informações sobre contratação de empresa para construção de sepulturas no Cemitério dos Britos

23 de junho de 2026

A construção de sepulturas no Cemitério dos Britos é o tema do Requerimento nº 1357/2026, encaminhado à Prefeitura de Araraquara pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT), Filipa Bru...



Documento sugere mais prazo para cobrança administrativa antes de execução fiscal

23 de junho de 2026

Uma Indicação apresentada pelo vereador Aluisio Boi (MDB) propõe mudanças no Projeto de Lei nº 219/2026 para evitar que dívidas de pequeno valor sejam encaminhadas imediatamente à Justiça. De acord...



Projeto de Lei aprovado homenageia personalidades negras com nomes de ruas em Araraquara

23 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 67ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 197/2026, que denomina seis vias públicas do Residencial Alamedas III com nomes de personalidades negra...



Câmara debate regras para votação de créditos da Prefeitura nesta terça-feira (23)

22 de junho de 2026

    A Câmara Municipal realiza, nesta terça-feira (23), às 15 horas, a 68ª Sessão Ordinária da legislatura. Na pauta, constam cinco itens na Ordem do Dia e seis Requerimentos, além de duas partic...



Vagas PAT (22/06)

22 de junho de 2026

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 28 oportunidades de emprego disponíveis nesta segunda-feira (22), para diferentes níveis de escolaridade e áreas de atuação. Entre...



Prêmio 2026

22 de junho de 2026

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e da Subsecretaria de Políticas Públicas Étnico-Raciais, está com inscrições abertas, até 5 de julho, pa...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!