Notícias



Audiências Públicas para discussão do orçamento do próximo ano chegam ao fim na Câmara

Apresentaram seus planejamentos Daae, Controladoria e CâmaraMunicipal; Secretaria da Educação teve continuidade após falta de energia na sexta-feira (27), quando estiveram presentes as de Direitos Humanos e de Meio Ambiente

5716


Chegaram ao fim as audiências públicas para discussão da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2024 na tarde desta quarta-feira (1). Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), Controladoria e Câmara Municipal demonstraram seus números para o próximo ano. A Secretaria da Educação continuou a apresentação de seus números, interrompida na sexta-feira (27) em virtude da falta de energia causada pelas fortes chuvas que caíram na cidade.

Quem abriu a discussão foi a controladora-geral do Município, Josiani dos Santos, que detalhou o custo total estimado em R$ 543.633,51. A principal ação é a de controle interno, que envolve a avaliação da ação governamental e da gestão fiscal dos administradores municipais, por intermédio do controle contábil, financeiro, orçamentário, operacional e patrimonial, pautando-se na legalidade, legitimidade, economicidade e razoabilidade na aplicação de recursos públicos.

Em seguida, o superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), Delorges Mano, acompanhado pelo gerente de Finanças da autarquia, Ronaldo Venturi, explicaram o orçamento de R$ 202.062.000,00 para o próximo ano, com a previsão de investimento de R$ 24,3 milhões em obras, instalações, equipamentos e material permanente.

De acordo com a secretária municipal da Educação, Clélia Mara dos Santos, cuja pasta tem orçamento previsto em R$ 313.518.468,56, a rede municipal de ensino conta com 18.219 alunos. Destes, 10.825 utilizam o serviço de transporte escolar, que terá o montante de R$ 40.460.634,16 no próximo ano.

Clélia destacou o trabalho que tem sido feito na Educação Especial, que inclui nas turmas de ensino regular os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotações. Atualmente, são 678 estudantes nessas condições, sendo 423 na educação infantil e 255 no ensino fundamental. Para o atendimento, são 121 profissionais de apoio – 94 na educação infantil e 27 no fundamental.

A Educação prevê reformas e melhorias nos prédios escolares, totalizando R$ 10 milhões, sendo R$ 7 milhões para os de educação infantil e o restante para os de ensino fundamental. Já para as ações de informatização da educação e alimentação escolar serão, respectivamente, R$ 31.207.780,91 e R$ 3.890.673,19.

O encerramento ficou a cargo do diretor de Finanças da Casa de Leis, Daniel Dinois, trazendo detalhes sobre o orçamento, previsto em R$ 24.961.932,00.

A discussão foi mediada pelo presidente da Comissão de Justiça, Legislação e Redação, vereador Edson Hel (Progressistas). Também participou a vereadora Fabi Virgílio (PT).

 

Mais Secretarias

Na sexta-feira (27), foram discutidos os orçamentos da Secretarias de Direitos Humanos e Participação Popular e de Meio Ambiente e Sustentabilidade. A primeira pasta, com orçamento previsto em R$ 12.601.647,64, foi representada pelo secretário Marcelo Mazeta. Ele enfatizou as políticas públicas para a população idosa, que em breve poderá ser atendida em novos Centro Dia em regiões mais periféricas da cidade. Para esse público, serão R$ 6.786,00 em campanhas de orientação na área da saúde, R$ 2.733,25 em oficinas de inclusão digital, geração de renda e integração geracional e R$ 6.126,25 em outras ações.

Já o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, que estava acompanhado pela coordenadora de Áreas Verdes e Combate à Poluição, Luciana Fernandes, explicou os R$ 18.750.472,40 previstos para a pasta.

Porsani informou que a Secretaria tem realizado o replantio de árvores no município, o que está incluído na ação de conservação da biodiversidade, que terá recursos na ordem de R$ 14.420.929,80.

Nesse dia, o debate foi mediado pelo presidente da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento, vereador Guilherme Bianco (PCdoB), e participaram a vereadora Fabi Virgílio (PT) e os vereadores Alcindo Sabino (PT) e Gerson da Farmácia (MDB).

Confira a íntegra das audiências da sexta-feira (27) e desta quarta-feira (1).


Publicado em: 01 de novembro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Leitura Dramática

23 de junho de 2026

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart promovem, dentro da programação da 38ª Semana Luís Antônio Martinez Corrêa, a leitura dramática “Banquete”, de Jezz (Jéssica Ferreira), na sexta-feira,...



Cinema Italiano (23/06)

23 de junho de 2026

O Teatro do Sesi Araraquara recebe, na quarta-feira (24), às 19h, a exibição gratuita do filme “Meu Verão na Sicília”, dentro da programação da Mostra de Cinema Italiano Contemporâneo, promovida pe...



Documento pede informações sobre contratação de empresa para construção de sepulturas no Cemitério dos Britos

23 de junho de 2026

A construção de sepulturas no Cemitério dos Britos é o tema do Requerimento nº 1357/2026, encaminhado à Prefeitura de Araraquara pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT), Filipa Bru...



Documento sugere mais prazo para cobrança administrativa antes de execução fiscal

23 de junho de 2026

Uma Indicação apresentada pelo vereador Aluisio Boi (MDB) propõe mudanças no Projeto de Lei nº 219/2026 para evitar que dívidas de pequeno valor sejam encaminhadas imediatamente à Justiça. De acord...



Projeto de Lei aprovado homenageia personalidades negras com nomes de ruas em Araraquara

23 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 67ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 197/2026, que denomina seis vias públicas do Residencial Alamedas III com nomes de personalidades negra...



Câmara debate regras para votação de créditos da Prefeitura nesta terça-feira (23)

22 de junho de 2026

    A Câmara Municipal realiza, nesta terça-feira (23), às 15 horas, a 68ª Sessão Ordinária da legislatura. Na pauta, constam cinco itens na Ordem do Dia e seis Requerimentos, além de duas partic...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!