Notícias



Audiência Pública na Câmara reúne sugestões para o Plano Municipal de Saúde 2026-2029

Evento fez parte do processo de elaboração do novo plano, o que ainda inclui consulta pública na internet e conferência municipal no dia 27

8467


O Plenário da Câmara recebeu, na tarde de quarta-feira (11), uma Audiência Pública da Prefeitura de Araraquara sobre o Plano Municipal de Saúde 2026-2029, que está em processo de elaboração.

 

O plano orienta a política municipal de saúde e expressa intenções e resultados a serem buscados nos próximos quatro anos em diretrizes, objetivos, metas, ações e indicadores estabelecidos.

 

A audiência foi conduzida pelo vereador Marcão da Saúde (MDB), presidente da Comissão de Saúde e Serviços Públicos, e teve a presença do secretário municipal de Saúde, Abelardo Ferrarezi de Andrade.

 

“O Plano Municipal de Saúde está aberto a toda a população, à participação de todos. Nós iremos levar a todas as unidades básicas, nas reuniões dos conselhos gestores e conselhos curadores. Com o Conselho Municipal de Saúde, também já conversamos sobre o plano”, afirmou o secretário no início da audiência.

 

Os vereadores que participaram do evento puderam apresentar propostas para que fossem analisadas e pudessem ser incluídas no plano. Foram temas como ampliação de leitos de internação, reposição de médicos na rede municipal, ampliação do programa de distribuição de remédios à base de cannabis, inclusão de novo método contraceptivo no SUS, adoção de uma política municipal para vítimas de queimaduras, intensificação de campanhas de saúde mental, ampliação do programa de saúde bucal, entre outras sugestões.

 

“Quero agradecer a esta Casa de Leis por ter aberto o espaço. E agradecer a todos os nossos subsecretários e todos os nossos gestores. Todos trabalhando em prol desse plano. A gente quer construir uma Araraquara com uma Saúde melhor. E junto com a população”, complementou Abelardo ao final dos debates.

 

Também participaram da apresentação de informações sobre o plano municipal o subsecretário de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, Thiago Ferreira de Campos Silveira, e o chefe da Divisão de Planejamento, Monitoramento e Estatísticas da Saúde, Alex Cesário. Além disso, outros gestores e servidores da secretaria estiveram no Plenário.

 

Compareceram à audiência, ainda, o presidente da Câmara, Rafael de Angeli (Republicanos); o vice-presidente, Michel Kary (PL); a 1ª secretária da Mesa Diretora, Geani Trevisóli (PL); as vereadoras Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT) e Maria Paula (PT) e os vereadores Alcindo Sabino (PT), Aluisio Boi (MDB), Enfermeiro Delmiran (PL), Marcelinho (Progressistas) e Paulo Landim (PT).

 

Transmitida ao vivo pela TV Câmara, a audiência pode ser reassistida na íntegra pelo Facebook e pelo YouTube.

 

Participação popular

A próxima etapa relacionada à participação da sociedade na elaboração do Plano Municipal de Saúde é a 14ª Conferência Municipal de Saúde, que será realizada no próximo dia 27, a partir das 8 horas, na Unip. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/14-conferencia-municipal-de-saude-582963/.

 

Também está disponível no site da Prefeitura um formulário de consulta pública que pode ser preenchido com sugestões até o dia 30 de junho. Basta acessar o endereço: https://sistema.araraquara.sp.gov.br/portal2/saude/planoMunicipal2026/.


Publicado em: 12 de junho de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento pede informações sobre contratação de empresa para construção de sepulturas no Cemitério dos Britos

23 de junho de 2026

A construção de sepulturas no Cemitério dos Britos é o tema do Requerimento nº 1357/2026, encaminhado à Prefeitura de Araraquara pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT), Filipa Bru...



Documento sugere mais prazo para cobrança administrativa antes de execução fiscal

23 de junho de 2026

Uma Indicação apresentada pelo vereador Aluisio Boi (MDB) propõe mudanças no Projeto de Lei nº 219/2026 para evitar que dívidas de pequeno valor sejam encaminhadas imediatamente à Justiça. De acord...



Projeto de Lei aprovado homenageia personalidades negras com nomes de ruas em Araraquara

23 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 67ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 197/2026, que denomina seis vias públicas do Residencial Alamedas III com nomes de personalidades negra...



Câmara debate regras para votação de créditos da Prefeitura nesta terça-feira (23)

22 de junho de 2026

    A Câmara Municipal realiza, nesta terça-feira (23), às 15 horas, a 68ª Sessão Ordinária da legislatura. Na pauta, constam cinco itens na Ordem do Dia e seis Requerimentos, além de duas partic...



Vagas PAT (22/06)

22 de junho de 2026

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 28 oportunidades de emprego disponíveis nesta segunda-feira (22), para diferentes níveis de escolaridade e áreas de atuação. Entre...



Prêmio 2026

22 de junho de 2026

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e da Subsecretaria de Políticas Públicas Étnico-Raciais, está com inscrições abertas, até 5 de julho, pa...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!