Notícias



Audiência Pública discute orçamento de três secretarias e da Controladoria do Município  

Pastas e órgão preveem mais de R$ 400 milhões para o próximo ano; quase R$ 380 milhões são para a Educação

4147


O penúltimo dia do ciclo de Audiências Públicas para discussão da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025 – Projeto de Lei nº 322/2024 –, na tarde desta segunda-feira (21), no Plenário da Câmara Municipal, contou com a presença da Controladoria Geral do Município e das Secretarias Municipais da Educação, de Meio Ambiente e Sustentabilidade e de Direitos Humanos e Participação Popular.

Com transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro, Facebook e YouTube), a audiência foi mediada pelo presidente da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento, vereador Guilherme Bianco (PCdoB), e também teve a participação da vereadora Fabi Virgílio (PT), do vereador Alcindo Sabino (PT), além de representantes do governo municipal e do Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região (Sismar).

A LOA é a peça de planejamento das receitas que o Município espera arrecadar e da forma como esses recursos serão aplicados pela administração pública durante o próximo ano. Para 2025, a Prefeitura estima a receita e fixa a despesa em R$ 1.813.807.000,00.

A abertura das apresentações coube à controladora geral do município, Josiani dos Santos, que explicou os R$ 641.350,00 previstos para o próximo ano, que envolvem basicamente a manutenção das atividades.

Em seguida, o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, acompanhado pela coordenadora de Áreas Verdes e Combate à Poluição, Luciana Fernandes, demonstrou onde serão investidos os R$ 20.927.624,93. Serão R$ 3.069.750,00 para Gestão e Educação Ambiental, R$ 15.821.874,90 para Conservação da Biodiversidade e R$ 2.036.000,00 para Cidade Sustentável.

Os números da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular foram expostos pelo chefe da pasta, Marcelo Mazetta. Para 2025, estão previstos R$ 13.370.480,00, sendo R$ 3 milhões para construção do Centro Cultural e Esportivo para a Comunidade LGBTQIA+, R$ 1 milhão para reforma e ampliação do Centro da Juventude, R$ 315 mil para o programa Filhos do Sol e R$ 3 milhões para construção da nova sede do Centro Afro.

Encerrando a apresentações, a secretária municipal da Educação, Clélia Mara dos Santos, acompanhada pela gerente de Gestão Orçamentária e Finanças, Luciana Fernandes, detalhou os R$ 379.240.622,68 previstos para o próximo exercício. Destaca-se R$ 1.650.000,00 destinado para reforma e melhoria de prédios escolares, além de R$ 989.013,47 para manutenção das atividades do Cursinho Popular e do Polo Universidade Aberta do Brasil.

A audiência pode ser conferida na íntegra aqui.

 

Como participar

A última audiência da LOA 2025 será realizada na quarta-feira (23), a partir das 14 horas. A população pode participar presencialmente ou de forma virtual, registrando sua dúvida ou sugestão durante a transmissão no Facebook ou no canal do YouTube. As mensagens serão encaminhadas à presidência dos trabalhos, dando voz à manifestação popular.

Encerram as apresentações do ciclo de audiências as Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, de Obras e Serviços Públicos e de Administração, além do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) e da Câmara Municipal.


Publicado em: 21 de outubro de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova regras que ampliam controle sobre operações de crédito

24 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 68ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 170/2026, de autoria da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento. A proposta estabelece novas regra...



O frio apertou! (24/06)

24 de junho de 2026

A Campanha do Agasalho 2026 está mobilizando a população a doar roupas, cobertores e itens de inverno destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade durante os meses mais frios. A iniciativa c...



Programa nos Bairros (27)

24 de junho de 2026

Neste sábado (27), os atendimentos do “Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada” estarão disponíveis dentro da Emef. “Waldemar Saffiotti”, das 9h às 12h. Além dos serviços, outras atrações, c...



Requerimento pede informações sobre contratação da Fipe para revisão do Plano Diretor

24 de junho de 2026

A fim de fiscalizar os gastos públicos, os vereadores Alcindo Sabino (PT), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Guilherme Bianco (PCdoB), Maria Paula (PT) e Paulo Landim (PT) protocolaram o Re...



Aprimoramento de coleta de resíduos na Vila Xavier é indicado à Prefeitura

24 de junho de 2026

Após reivindicações da população, duas Indicações foram protocoladas pelo vereador João Clemente (Progressistas) e tratam de solicitações relacionadas à coleta e ao acondicionamento de resíduos sól...



Câmara aprova regras para votação de créditos da Prefeitura

23 de junho de 2026

Na 68ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (23), o Plenário aprovou cinco projetos. Os parlamentares também debateram temas apresentados em duas participações populares.   Na mesma tard...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!