Notícias



Audiência Pública discute destino de R$ 60 milhões aprovados para a Saúde  

Debate foi convocado pela vereadora Luna Meyer (PDT) e pelos vereadores Aluisio Boi (MDB) e Gerson da Farmácia (MDB) e contou com a presença da chefe da pasta

9791


A aplicação de recursos do Governo Federal na área da saúde do município foi tema de uma Audiência Pública realizada na tarde da quinta-feira (14), no Plenário da Câmara. A iniciativa, protocolada pela vereadora Luna Meyer (PDT) e pelos vereadores Aluisio Boi (MDB) e Gerson da Farmácia (MDB), levou em consideração o princípio da transparência e o acompanhamento efetivo da aplicação desses recursos, visando a garantir que eles sejam utilizados de maneira eficiente e em benefício da população.

 

No documento, os parlamentares levaram em consideração o anúncio feito pelo prefeito Edinho Silva (PT) sobre a liberação de R$ 59.994.124,00 pelo Governo Federal, anunciada pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para a saúde de Araraquara, conforme divulgado em suas redes sociais e em eventos públicos.

 

O requerimento argumenta que os recursos mencionados serão destinados à realização de exames e cirurgias eletivas, a fim de atender a demanda acumulada durante a pandemia de Covid-19.

 

A audiência foi intermediada por Luna e Gerson e, além da secretária municipal da Saúde, Eliana Honain, a mesa diretora dos trabalhos foi completada pelo coordenador executivo de Avaliação e Controle, Edivaldo Trindade.

 

“R$ 60 milhões é um montante muito expressivo, se formos considerar que o orçamento da cidade totaliza pouco mais de R$ 1 bilhão. Então, no sentido de esclarecer o uso dessa verba, entendemos que seria apropriado realizar uma audiência para que a secretária pudesse apresentar como esse dinheiro será aplicado, assim como esclarecer algumas dúvidas relacionadas à saúde”, explicou Luna.

 

Gerson, presidente da Comissão de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, completou afirmando que a audiência deixa mais claro à população onde os recursos serão investidos.

 

Nas palavras da secretária da Saúde

Eliana iniciou apontando que os principais gargalos estão em exames que utilizam o profissional médico para sua realização, como ultrassom, endoscopia, colonoscopia e ecocardiograma, pois são mais demorados, ressaltando-se, ainda, os valores da tabela SUS. “É pago R$ 25 para fazer um ultrassom, R$ 50 um ecocardiograma, R$ 70 uma colonoscopia e uma endoscopia. Então são valores que não interessam realmente aos prestadores, pois os custos deles são muito maiores”, detalhou.

 

No setor de imagem, o grande gargalo são as ressonâncias magnéticas. “Hoje os exames mais solicitados são ultrassom e ressonância magnética. Tínhamos realmente uma fila muito grande e até, anteriormente à chegada desses recursos, a Santa Casa se dispôs a abrir aos finais de semana, para realizar esses exames. Então ela duplicou praticamente o número de exames de ressonância. Passaram a fazer 35 exames por dia e conseguimos desafogar isso”, pontuou.

 

As cirurgias eletivas também contam com grande fila de espera em todas as especialidades, excluindo Oncologia, pois a Santa Casa nunca deixou de fazer devido ao seu quantitativo e a sua necessidade. “Os exames já estão contratados e já estão em realização. A Santa Casa vai realizar todos os exames que estão na fila de espera, e isso mantendo o que é necessário mensalmente”, garantiu a secretária.

 

Vai ajudar

Jéferson Yashuda, provedor da Santa Casa de Araraquara, principal parceira da Prefeitura na Saúde, colocou que a entidade não tem capacidade de executar os procedimentos com a tabela SUS, que é deficitária, mas a proposta apresentada pela secretária da Saúde possibilita um melhor atendimento de Araraquara e região.

 

Estiveram presentes o presidente da Casa de Leis, vereador Paulo Landim (PT), o vice-presidente do Legislativo, vereador Aluisio Boi (MDB), o primeiro secretário da Mesa Diretora, vereador Hugo Adorno (Republicanos), a vereadora Fabi Virgílio (PT) e os vereadores Alcindo Sabino (PT), Carlão do Joia (Patriota), Lineu Carlos de Assis (Podemos) e Marchese da Rádio (Patriota).

 

A Audiência Pública teve transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro), Facebook e YouTube. Confira a íntegra do debate aqui.


Publicado em: 15 de dezembro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Leitura Dramática

23 de junho de 2026

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart promovem, dentro da programação da 38ª Semana Luís Antônio Martinez Corrêa, a leitura dramática “Banquete”, de Jezz (Jéssica Ferreira), na sexta-feira,...



Cinema Italiano (23/06)

23 de junho de 2026

O Teatro do Sesi Araraquara recebe, na quarta-feira (24), às 19h, a exibição gratuita do filme “Meu Verão na Sicília”, dentro da programação da Mostra de Cinema Italiano Contemporâneo, promovida pe...



Documento pede informações sobre contratação de empresa para construção de sepulturas no Cemitério dos Britos

23 de junho de 2026

A construção de sepulturas no Cemitério dos Britos é o tema do Requerimento nº 1357/2026, encaminhado à Prefeitura de Araraquara pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT), Filipa Bru...



Documento sugere mais prazo para cobrança administrativa antes de execução fiscal

23 de junho de 2026

Uma Indicação apresentada pelo vereador Aluisio Boi (MDB) propõe mudanças no Projeto de Lei nº 219/2026 para evitar que dívidas de pequeno valor sejam encaminhadas imediatamente à Justiça. De acord...



Projeto de Lei aprovado homenageia personalidades negras com nomes de ruas em Araraquara

23 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 67ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 197/2026, que denomina seis vias públicas do Residencial Alamedas III com nomes de personalidades negra...



Câmara debate regras para votação de créditos da Prefeitura nesta terça-feira (23)

22 de junho de 2026

    A Câmara Municipal realiza, nesta terça-feira (23), às 15 horas, a 68ª Sessão Ordinária da legislatura. Na pauta, constam cinco itens na Ordem do Dia e seis Requerimentos, além de duas partic...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!