Notícias



Audiência pública debate projeto do Passaporte da Vacina

Discussão foi provocada pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB)

6172


Apenas no mês de janeiro de 2022, Araraquara registrou 19.485 casos positivos de Covid-19, o equivalente a 82% do total de 23.609 casos confirmados em todo o ano de 2021.

 

Além disso, com o surgimento da cepa ômicron e de sua subvariante, o vírus se tornou muito mais transmissível que suas versões anteriores, com poder de contaminação muito maior, infectando as pessoas com muito mais facilidade.

 

No sentido de propor medidas que evitem o contágio da doença, foi protocolado na Câmara o Projeto de Lei nº 11/2022, tratando sobre a implementação do Passaporte da Vacina no município.

 

Segundo justificativa que acompanha o projeto, o Passaporte da Vacina tem como objetivo central estimular os cidadãos a se imunizarem e completarem o esquema vacinal, bem como reduzir a taxa de transmissão do vírus.

 

A partir da adoção da medida proposta no projeto, os locais e segmentos que geram aglomeração deverão exigir a comprovação de esquema vacinal completo, por meio da apresentação do Cartão de Vacinação, ou ainda documentos em formato digital, disponíveis em plataformas como VaciVida, ConectSUS e Poupa Tempo Digital.

 

Alguns segmentos ficam isentos de exigirem o Passaporte da Vacina para o acesso do público às suas dependências, como os setores de comércio e serviços, o setor industrial, as atividades religiosas e o setor educacional.

 

Buscando aprofundar os debates, dirimir dúvidas e ampliar a compreensão do conjunto da sociedade sobre a proposta – conhecida como PL do Passaporte da Vacina –, e da sua importância, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) apresentou o Requerimento nº 90/2022, pedindo a realização de audiência pública para discutir o tema.

 

Abrindo a discussão, o parlamentar destacou a importância da audiência. “Para além de qualquer divergência inicial, o que nos compete é esclarecer dúvidas, construir consensos, embasados nos fatos, na ciência e na defesa intransigente da vida. Debater a implementação do passaporte sanitário no nosso município significa, sobretudo, compreender o que e o quanto aprendemos após dois anos de pandemia do coronavírus, completos no mês que vem”, explicou.

 

Diversos posicionamentos foram ouvidos, entre eles os dos professores Gonzalo Vecina Neto, Eduardo Costa, Sidney Ribeiro, Bernardino Souto e Ricardo Souza, a secretária municipal da Saúde, Eliana Honain;,o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomercio), Antonio Deliza Neto, os médicos Maisa Salvetti, Carlos Nigro e Hermes Nery, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Araraquara (Acia), José Janone Júnior, o diretor regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Bruno Naddeo, o diretor do Serviço Especial de Saúde de Araraquara (Sesa), Walter Figueiredo, e a diretora executiva da Maternidade Gota de Leite – Fungota, Lúcia Ortiz.

 

Também participaram os vereadores Edson Hel (Cidadania), Fabi Virgílio (PT), João Clemente (PSDB), Luna Meyer (PDT), Marchese da Rádio (Patriota) e Rafael de Angeli (PSDB). A população esteve representada, ainda, por 14 munícipes, sendo sete favoráveis e sete contrários ao projeto.

 

A audiência foi transmitida pela TV Câmara, além das redes sociais da Casa de Leis, e no Facebook dos portais Araraquara News e RCI Araraquara. Confira como foi a discussão na íntegra aqui.


Publicado em: 03 de fevereiro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova regras que ampliam controle sobre operações de crédito

24 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 68ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 170/2026, de autoria da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento. A proposta estabelece novas regra...



O frio apertou! (24/06)

24 de junho de 2026

A Campanha do Agasalho 2026 está mobilizando a população a doar roupas, cobertores e itens de inverno destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade durante os meses mais frios. A iniciativa c...



Programa nos Bairros (27)

24 de junho de 2026

Neste sábado (27), os atendimentos do “Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada” estarão disponíveis dentro da Emef. “Waldemar Saffiotti”, das 9h às 12h. Além dos serviços, outras atrações, c...



Requerimento pede informações sobre contratação da Fipe para revisão do Plano Diretor

24 de junho de 2026

A fim de fiscalizar os gastos públicos, os vereadores Alcindo Sabino (PT), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Guilherme Bianco (PCdoB), Maria Paula (PT) e Paulo Landim (PT) protocolaram o Re...



Aprimoramento de coleta de resíduos na Vila Xavier é indicado à Prefeitura

24 de junho de 2026

Após reivindicações da população, duas Indicações foram protocoladas pelo vereador João Clemente (Progressistas) e tratam de solicitações relacionadas à coleta e ao acondicionamento de resíduos sól...



Câmara aprova regras para votação de créditos da Prefeitura

23 de junho de 2026

Na 68ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (23), o Plenário aprovou cinco projetos. Os parlamentares também debateram temas apresentados em duas participações populares.   Na mesma tard...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!