Notícias



Audiência Pública de políticas sobre drogas destaca importância da prevenção

Evento foi realizado na noite de quarta-feira (28), no Plenário da Câmara Municipal, e teve representantes de entidades, instituições e população em geral

2263


Uma Audiência Pública da Câmara Municipal debateu o tema “Políticas Públicas Sobre Drogas”, na noite de quarta-feira (28). O evento foi proposto pelo vereador João Clemente (PSDB), considerando como referência o Plano Municipal sobre Políticas de Drogas (Lei Municipal n° 9.277/2018).

 

Os principais encaminhamentos da audiência foram a necessidade de uma ênfase maior na prevenção ao uso de drogas, um diálogo mais efetivo com a Secretaria Municipal da Educação para ações nas escolas, além de dar maior publicidade às entidades e aos serviços de atendimento e acolhimento nesse segmento.

 

“A gente precisa fortalecer a política pública da prevenção. ‘Não use’. O legal é prevenir, para mim. Afaste-se. Se por um acaso você chegar a praticar o uso, então, a gente precisa pensar nos outros eixos [das políticas públicas] para serem inseridos”, disse Clemente, que presidiu os trabalhos do evento.

 

O conselheiro tutelar Márcio Servino abordou a importância das políticas de prevenção. “Se nós temos um território com maior incidência de drogas, onde há uma situação de risco com crianças e adolescentes, é onde nós temos que fazer um trabalho mais específico”, afirmou.

 

Comandando a Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) há 13 anos, Gustavo Maio relatou que o problema das drogas está presente em toda a cidade. “A droga atinge a todos indistintamente. Em 13 anos, já prendemos bonito e feio, gordo e magro, pobre e rico, inteligente e burro, negro, branco, católico, ateu. Todos. As ocorrências são em absolutamente todos os bairros de Araraquara. É um problema gravíssimo. E a droga é a porta de entrada da violência”, declarou.

 

O delegado ainda se posicionou contrário à liberação ou à descriminalização de drogas. “Não tem cabimento. A psiquiatria não é favorável, não aceita. Já temos o ponto de vista da nossa saúde. E é uma falácia o que a gente ouve de que estamos perdendo com arrecadação. Se legalizar, não vai evitar o submundo do tráfico e do crime. Só vai aumentar a oferta para a classe média, para a classe intelectual, para os consumidores de maconha que têm condições de comprar uma droga legalizada e se livrar do estigma da violência”, analisou.

 

O médico Abelardo Ferrarezi de Andrade fez críticas à forma como a redução de danos vem sendo executada. “A intenção não é ruim. É uma alternativa de tratamento. O fato de querer tentar fazer com que o paciente entenda que ele é doente e precisa ser reabilitado é positivo. Onde vejo problema? Na manutenção do uso [de drogas]. Esse paciente, permanecendo na droga, é como se trabalhasse para um Alzheimer. Tem um prejuízo nas suas emoções e na tomada de atitudes”, declarou.

 

Representando a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), 5ª Subseção de Araraquara, a advogada Lúcia Helena Carlos Andrade abordou a reinserção social. Ela pediu apoio para a atuação de entidades como a Alcoólicos Anônimos e a Narcóticos Anônimos, que desde 2019 possuem parceria e reconhecimento por parte do Governo Federal. “Alcoólicos Anônimos é sem fins religiosos, sem fins lucrativos, sem fins políticos. Não cobra taxa e nem mensalidade”, pontuou.

 

A audiência ainda teve falas de representantes da entidade Amor Exigente e do Centro de Reabilitação Morada do Sol, além de moradores de Araraquara presentes ao Plenário da Câmara. O vereador Carlão do Joia (Patriota) também esteve no evento.

 

Com transmissão ao vivo da TV Câmara de Araraquara, a Audiência Pública ainda pode ser assistida na íntegra pelo Facebook e pelo YouTube.


Publicado em: 29 de junho de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova regras que ampliam controle sobre operações de crédito

24 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 68ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 170/2026, de autoria da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento. A proposta estabelece novas regra...



O frio apertou! (24/06)

24 de junho de 2026

A Campanha do Agasalho 2026 está mobilizando a população a doar roupas, cobertores e itens de inverno destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade durante os meses mais frios. A iniciativa c...



Programa nos Bairros (27)

24 de junho de 2026

Neste sábado (27), os atendimentos do “Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada” estarão disponíveis dentro da Emef. “Waldemar Saffiotti”, das 9h às 12h. Além dos serviços, outras atrações, c...



Requerimento pede informações sobre contratação da Fipe para revisão do Plano Diretor

24 de junho de 2026

A fim de fiscalizar os gastos públicos, os vereadores Alcindo Sabino (PT), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Guilherme Bianco (PCdoB), Maria Paula (PT) e Paulo Landim (PT) protocolaram o Re...



Aprimoramento de coleta de resíduos na Vila Xavier é indicado à Prefeitura

24 de junho de 2026

Após reivindicações da população, duas Indicações foram protocoladas pelo vereador João Clemente (Progressistas) e tratam de solicitações relacionadas à coleta e ao acondicionamento de resíduos sól...



Câmara aprova regras para votação de créditos da Prefeitura

23 de junho de 2026

Na 68ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (23), o Plenário aprovou cinco projetos. Os parlamentares também debateram temas apresentados em duas participações populares.   Na mesma tard...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!