Notícias



Audiência Pública abre programação da 3ª Semana Municipal em Defesa da Cannabis Medicinal

Debates foram conduzidos pela vereadora Fabi Virgílio (PT); benefícios do tratamento foram apontados por especialistas e familiares de pacientes que usam o medicamento

3339


O uso da cannabis medicinal foi o tema de uma Audiência Pública realizada na Câmara na noite de quarta-feira (23). O evento faz parte das atividades da terceira edição da “Semana Municipal em Defesa da Cannabis Medicinal – Antonio Luiz Marchioni – Padre Ticão”, criada em 2023 pela Lei nº 10760.

 

As discussões foram conduzidas pela vereadora Fabi Virgílio (PT), presidenta da “Frente Parlamentar em Defesa da Cannabis para fins Medicinais", e contaram ainda com a participação dos vereadores Michel Kary (PL), líder do governo, e Dr. Lelo (Republicanos), que também integram a Comissão Especial de Estudos (CEE) sobre o tema, além de Bruna Fortunato, representante da 5ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e André Gonzaga dos Santos, professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp de Araraquara.

 

“É muito importante ter o líder do governo aqui, para que ele possa, junto comigo, ser uma ponte para que a gente não retroaja na política que nós inauguramos na nossa cidade e para que a gente siga avançando com muita ética, muita moral, muita humanidade e que o interesse pela qualidade de vida fique acima de todas as outras questões”, destacou Fabi na fala de abertura.

 

Em seguida, a advogada destacou alguns aspectos legais que envolvem a prescrição, comercialização e o uso medicinal dos canabinoides no Brasil, além de compartilhar sua experiência de mãe atípica de uma criança que faz tratamento fitoterápico com a substância.

 

“Hoje eu falo que o canabidiol salva vidas e ele está salvando a [vida] do meu filho. Ele tem atraso na fala, mas, está conseguindo ter o convívio dele. Hoje ele é uma criança que interage, mesmo ele tendo o grau de autismo dele, ele conversa, e é difícil você ganhar uma discussão do Bernardo”, revelou Bruna.

 

Apesar dos benefícios relatados pelo público presente no Plenário da Casa de Leis, o docente do curso de Farmácia alerta que a cannabis é uma planta medicinal e precisa ser utilizada corretamente. “Ser uma planta medicinal não significa que ela é uma panaceia, que ela cure tudo. Assim como todas as plantas medicinais, ela precisa ser usada de forma racional, de preferência com orientação de profissionais de saúde.”

 

O professor ainda falou sobre a evolução das pesquisas e do trabalho de associações que cultivam e produzem óleos medicinais da cannabis, permitindo que mais pessoas possam ter acesso aos tratamentos, antes limitados a uma pequena parcela da população pelos altos custos de importação desses fármacos.

 

Além disso, o cultivo de cannabis teria uma vantagem sobre outras culturas, pois atuaria na regeneração do solo, degradado por outras plantações ou contaminado por metais pesados, como lembrou Fabi, citando o exemplo dado por um dos participantes da audiência.

 

Ao final dos trabalhos, a vereadora falou sobre os encaminhamentos propostos durante os debates. “A gente tem uma agenda da Frente voltada para a instalação do ambulatório canábico na cidade e a continuidade dos cursos de formação e de desmistificação, principalmente quando se fala do sistema endocanabinoide.”

 

Programação “Semana Municipal em Defesa da Cannabis Medicinal”

Completando a programação da “Semana Municipal em Defesa da Cannabis Medicinal”, na sexta-feira (25), a partir das 14 horas, será realizado o Minicurso Cannabis Medicinal. As inscrições para o curso devem ser feitas exclusivamente pelo link.

 

A formação, que acontece no Plenarinho da Câmara, será dividida em duas partes, sendo a primeira ministrada pelo fisioterapeuta e especialista canábico Maicon Silva, com o tema “Quebrar tabu e melhorar a saúde”. A segunda ficará por conta do professor André Gonzaga dos Santos, que falará sobre “Cannabis sativa L.: potencial químico-farmacológico e usos terapêuticos”.

 

Para ver e rever

A audiência foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro), pelo YouTube e pelo Facebook da Câmara e pode ser assistida, na íntegra, a qualquer momento.


Publicado em: 24 de abril de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Leitura Dramática

23 de junho de 2026

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart promovem, dentro da programação da 38ª Semana Luís Antônio Martinez Corrêa, a leitura dramática “Banquete”, de Jezz (Jéssica Ferreira), na sexta-feira,...



Cinema Italiano (23/06)

23 de junho de 2026

O Teatro do Sesi Araraquara recebe, na quarta-feira (24), às 19h, a exibição gratuita do filme “Meu Verão na Sicília”, dentro da programação da Mostra de Cinema Italiano Contemporâneo, promovida pe...



Documento pede informações sobre contratação de empresa para construção de sepulturas no Cemitério dos Britos

23 de junho de 2026

A construção de sepulturas no Cemitério dos Britos é o tema do Requerimento nº 1357/2026, encaminhado à Prefeitura de Araraquara pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT), Filipa Bru...



Documento sugere mais prazo para cobrança administrativa antes de execução fiscal

23 de junho de 2026

Uma Indicação apresentada pelo vereador Aluisio Boi (MDB) propõe mudanças no Projeto de Lei nº 219/2026 para evitar que dívidas de pequeno valor sejam encaminhadas imediatamente à Justiça. De acord...



Projeto de Lei aprovado homenageia personalidades negras com nomes de ruas em Araraquara

23 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 67ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 197/2026, que denomina seis vias públicas do Residencial Alamedas III com nomes de personalidades negra...



Câmara debate regras para votação de créditos da Prefeitura nesta terça-feira (23)

22 de junho de 2026

    A Câmara Municipal realiza, nesta terça-feira (23), às 15 horas, a 68ª Sessão Ordinária da legislatura. Na pauta, constam cinco itens na Ordem do Dia e seis Requerimentos, além de duas partic...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!