Notícias



Audiência aborda conquistas e desafios das políticas para pessoas com deficiência

Evento foi organizado pela vereadora Fabi Virgílio (PT) e realizado no Plenário da Câmara Municipal na noite de segunda-feira (18)

3343


Uma Audiência Pública realizada no Plenário da Câmara Municipal, na noite de segunda-feira (18), apresentou as políticas públicas desenvolvidas nos últimos anos para as pessoas com deficiência em Araraquara e debateu os desafios ainda necessários para melhor inclusão e acessibilidade na sociedade.

“Araraquara avançou demais na pauta da pessoa com deficiência, mas nós precisamos continuar avançando, porque uma política pública demora muito tempo para ser construída no município. A gente ainda não avançou em tudo, porque situações apresentadas aqui não poderiam ter acontecido na nossa cidade. Se a gente não ‘bater o pé’ e firmar nosso posicionamento, a gente pode retroagir muito rapidamente”, disse a vereadora Fabi Virgílio (PT), organizadora da audiência.

“Esta Audiência Pública tem uma importância grande para prestar contas para a sociedade de Araraquara de tudo que foi feito até aqui, nos seus mais diversos aspectos, e do quanto a gente pode avançar”, declarou o vereador Guilherme Bianco (PCdoB), que também compôs a mesa de autoridades.

Durante o período em que a palavra ficou aberta para o público presente, representantes da comunidade surda, de associações e familiares de pessoas com deficiência apresentaram suas demandas e sugestões.

Entre elas, a ampliação do Centro Municipal de Referência do Autismo e melhorias na acessibilidade — com intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) — em estabelecimentos públicos e privados de saúde, já que pessoas surdas relataram dificuldade para serem compreendidas ao receberem atendimento.

Como resultado do evento, ficou definida a criação de uma frente parlamentar (Comissão Especial de Estudos) permanente para a área dos Direitos Humanos, abordando questões relacionadas à pessoa com deficiência e à dignidade humana.

 

Balanço

O assessor de Políticas para a Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Araraquara nos últimos dois anos, Fernando Supesche, fez um balanço das ações implantadas no município. Ele relatou que o transporte porta a porta, que atende pessoas com deficiência, saltou de 120 atendimentos por mês, em outubro de 2022, para cerca de 1.000 atendimentos atualmente. “Se for perguntar para o pessoal, precisa melhorar. Sei muito bem disso. Mas nós aumentamos muito o atendimento”, relatou.

Também foi iniciado um cadastro das pessoas com deficiência na cidade. “Por que é importante? Para a gente mapear onde as pessoas estão, onde tem um número maior de uma deficiência específica. Às vezes, vem uma verba para a gente fazer rampa [de acessibilidade]. A gente vai ver onde tem mais cadeirantes na cidade e contemplar aquele bairro que tem uma necessidade maior. E, assim, poder fazer uma política pública mais efetiva, melhor”, explicou.

Outras conquistas citadas pelo assessor foram a construção da Praça Inclusiva (espaço de lazer com acessibilidade localizado no Parque do Pinheirinho) e a realização da Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência.

A coordenadora do Centro Municipal de Referência do Autismo, Karina Maia, afirmou que representantes de municípios de São Paulo e de outros estados vieram conhecer a unidade e manifestaram interesse de implantarem o serviço, que é considerado um modelo.

Inaugurado em 2020, o local oferece atendimento especializado, orientação e suporte emocional — com psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. São atendidos 190 pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Contudo, existe demanda reprimida: são 247 pessoas aguardando na espera, que pode chegar a quase dois anos.

“Essa alta demanda tem sido um desafio frequente para nós. O centro de referência iniciou com 50 pacientes. Hoje nós temos 190. A gente precisa pensar realmente na ampliação desse espaço. Não consigo contratar mais profissionais para dar vazão à nossa demanda reprimida por conta do espaço físico”, disse Karina.

Também foi mencionada a necessidade de ampliação do programa municipal para uso da cannabis medicinal na rede pública de saúde, o que abrange 25 pacientes no momento — 15 com TEA e dez com quadros de epilepsias refratárias (resistentes a medicamentos).

Estiveram presentes na audiência a coordenadora executiva de Direitos Humanos, Renata Fattah, e integrantes da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Araraquara (Ampara), da Associação de Surdos de Araraquara (ASA) e da Associação Mães Guerreiras.

 

Acessibilidade

A Audiência Pública foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e ainda pode ser assistida na íntegra pelo Facebook e pelo YouTube. Para garantir a acessibilidade para o público presente e para quem acompanhou pela TV e online, o evento teve tradução simultânea português-Libras e Libras-português.


Publicado em: 21 de novembro de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova regras que ampliam controle sobre operações de crédito

24 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 68ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 170/2026, de autoria da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento. A proposta estabelece novas regra...



O frio apertou! (24/06)

24 de junho de 2026

A Campanha do Agasalho 2026 está mobilizando a população a doar roupas, cobertores e itens de inverno destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade durante os meses mais frios. A iniciativa c...



Programa nos Bairros (27)

24 de junho de 2026

Neste sábado (27), os atendimentos do “Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada” estarão disponíveis dentro da Emef. “Waldemar Saffiotti”, das 9h às 12h. Além dos serviços, outras atrações, c...



Requerimento pede informações sobre contratação da Fipe para revisão do Plano Diretor

24 de junho de 2026

A fim de fiscalizar os gastos públicos, os vereadores Alcindo Sabino (PT), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Guilherme Bianco (PCdoB), Maria Paula (PT) e Paulo Landim (PT) protocolaram o Re...



Aprimoramento de coleta de resíduos na Vila Xavier é indicado à Prefeitura

24 de junho de 2026

Após reivindicações da população, duas Indicações foram protocoladas pelo vereador João Clemente (Progressistas) e tratam de solicitações relacionadas à coleta e ao acondicionamento de resíduos sól...



Câmara aprova regras para votação de créditos da Prefeitura

23 de junho de 2026

Na 68ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (23), o Plenário aprovou cinco projetos. Os parlamentares também debateram temas apresentados em duas participações populares.   Na mesma tard...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!