Notícias



Ato marcou lançamento de Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e da Educação

Evento contou com presença virtual do escritor Frei Betto e de artistas e educadores da cidade

2398


No dia 27 de março, é celebrado o Dia do Circo. A data inspirou o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e da Educação, que ocorreu na sexta-feira (26) à noite, de forma virtual, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da TV Câmara Municipal de Araraquara. O ato é fruto da Comissão Especial de Estudos (CEE), que tem a vereadora Fabi Virgílio (PT) como presidenta, ao lado dos vereadores Guilherme Bianco (PCdoB) e Filipa Brunelli (PT).

 

Segundo Fabi, a frente terá como fio condutor duas ações mensais: uma de formação e emancipação cidadã e outra para ações efetivas viabilizadas por meio dos mandatos parlamentares. “Utilizaremos instrumentos, como projetos de lei, requerimentos de informação, programas e o que mais tiver ao nosso alcance para pensar e construir junto com a sociedade”, anunciou.

 

Frei Betto

Convidado de honra, o escritor Frei Betto parabenizou a iniciativa e recomendou: “Se vocês estão formando esta frente, espero que ela chegue à ponta e realmente ajude setores populares para que tenham memória de sua história, porque a memória é nosso fator de identidade”. Por fim, o frade dominicano reiterou a importância de acabar com a ideia que cultura é apenas aquilo que tenha êxito: “Todo mundo tem cultura, não existe quem tem mais ou menos cultura, as culturas são diferentes e complementares e isso é fundamental para recuperar a autoestima do povo”. Frei Betto é Adepto da Teologia da Libertação, é militante de movimentos pastorais e sociais, e foi coordenador de Mobilização Social do programa Fome Zero.

 

Para a deputada estadual Márcia Lia (PT), este tipo de evento “nos faz acreditar que é possível lutar por um mundo melhor, é possível lutar para devolver ao povo brasileiro a democracia, devolver a sua soberania, a sua autoconfiança de que dias melhores virão e que teremos força, coragem e resistência para enfrentar.”

 

Na opinião do vereador Guilherme Bianco, o lançamento é um marco para a Câmara Municipal de Araraquara. “Esta frente vem dizer sim à escola pública, ao Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica), à democratização e universalização do ensino público gratuito e de qualidade, é dizer sim à democracia, é falar que a Câmara tem um profundo compromisso com as pautas do nosso povo”, afirmou.

 

O presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Iago Montalvão, ressaltou que, além da retomada da base, é preciso mudar a forma de comunicação para que mais pessoas sejam envolvidas. “Precisamos compreender que, muitas vezes, as pessoas estão em realidades distintas da nossa, estão vivendo a vida com toda a pressão que o capitalismo impõe”, pontuou.

 

Pensamento semelhante foi compartilhado pela secretária municipal de Educação, Clélia Mara: “Este entrelaçamento de cultura e educação é vital para a libertação do nosso povo, é vital para construção de identidades de um povo que pensa a partir de si mesmo”. Para a titular da pasta de Cultura, Teresa Telarolli, a Frente tem uma missão ambiciosa e representa um marco na história da cidade. “Vai ter um antes e vai ter um depois em Araraquara. Continuaremos sendo resistência. Não vamos permitir que vença o esquecimento, a violência, a opressão”.

 

O evento contou ainda com diversos artistas e representantes da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Escola do Legislativo da Câmara Municipal.

 

Sobre a Frente Parlamentar

Conforme disposto na resolução que instituiu a CEE, entre as principais atribuições da frente estão o apoio às secretarias municipais de Cultura e de Educação, com vistas à reestruturação administrativa, ampliação do quadro funcional e fortalecimento político; proposição de medidas para ampliação do orçamento destinado às referidas secretarias; aprimoramento e apoio ao Fundo Municipal de Cultura; estudo e debate da legislação voltada à consolidação e à ampliação da política cultural e educacional do município; e a atualização da legislação referente aos conselhos municipais de Cultura e da Educação.

 

A seguir, a íntegra da transmissão: 

 


Publicado em: 26 de março de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Indicação sugere revisão do salário de leituristas, motoristas e outros cargos operacionais do Daae

13 de novembro de 2025

Em Indicação enviada à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) sugere a realização de um estudo técnico para revisão do salário inicial dos cargos de leiturista, motorista e cargos operacio...



Campanha solidária é proposta para compra de tomógrafo destinado à Santa Casa

13 de novembro de 2025

Em Indicação encaminhada à Prefeitura, o vereador Coronel Prado (Novo) sugere entendimentos com a empresa Estapar, concessionária responsável pela gestão dos estacionamentos rotativos no município,...



Sugerida em Sessão Cidadã, campanha de prevenção a afogamentos é criada no município

13 de novembro de 2025

A Câmara de Araraquara aprovou a criação do “Mês de Prevenção Aquática – Combate ao Afogamento Infantil”, a ser realizado anualmente no mês de novembro — em razão da proximidade do início do verão....



Araraquara terá Política Municipal de Prevenção à Violência contra os Profissionais da Saúde

13 de novembro de 2025

A Política Municipal de Prevenção à Violência contra os Profissionais da Saúde será instituída em Araraquara, conforme estabelece o Projeto de Lei nº 350/2025, de autoria de Enfermeiro Delmiran (PL...



Usuários da USF do Jardim Indaiá pedem melhorias na estrutura do local

13 de novembro de 2025

A falta de cobertura na entrada e irregularidades na rampa de acesso da Unidade de Saúde da Família (USF) “Dr. Tatsuko Sakima”, localizada no Jardim Indaiá, motivaram o vereador Guilherme Bianco (P...



Implantação de redutor de velocidade é sugerida para via do Jardim Santa Clara

13 de novembro de 2025

Em Indicação enviada recentemente à Prefeitura, o vereador Coronel Prado (Novo) pede a realização de estudo técnico visando à implantação de redutor de velocidade (lombada) na Avenida José João Bif...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!