526
Considerando a disseminação do novo coronavírus, o Sars-CoV-2, causador da Covid-19, e as medidas adotadas até o momento pela Prefeitura, com base nas recomendações do Comitê de Contingência do Coronavírus em Araraquara que visam a conter a propagação da doença, no dia 23 de abril, o vereador Jéferson Yashuda (PSDB) apresentou a Indicação nº 1.596/2020.
No documento, o parlamentar sugeriu ao Executivo a análise da possibilidade de contratação de modo temporário de artesãos e artesãs com habilidades em corte e costura ou costureiras, ligadas à Secretaria Municipal de Cultura e ao Fundo Social de Solidariedade, dispostos a confeccionar máscaras de tecido para pessoas tidas como de alto grau de vulnerabilidade da cidade, bem a como a disponibilização de material para a confecção das mesmas.
“A infecção pelo Sars-CoV-2, a Covid-19, acontece por meio de gotículas respiratórias. Os médicos infectologistas recomendam o isolamento social e o uso de máscaras em pacientes contaminados para que os mesmos não contaminem superfícies, objetos ou pessoas pelas gotículas de saliva, por meio da fala, tosse ou espirro”, argumentou Yashuda, lembrando que, segundo estimativas, 80% das pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2 são assintomáticas.
“Por isso, após deliberação do Comitê de Contingência, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Justiça e Cidadania, publicou no dia 22 de abril a Resolução nº 4 que, entre outras medidas, torna obrigatório o uso de máscara ou de proteção sobre o nariz e a boca, a partir de 1º de maio. A medida visa a promover a manutenção das condições sanitárias e de segurança da saúde da população de Araraquara, e recomenda de imediato o uso de máscara nos espaços públicos e nos equipamentos de transporte público coletivo. Por isso, pedimos a análise da possibilidade de o município poder disponibilizar máscaras de tecido para pessoas tidas como alto grau de vulnerabilidade social de nosso município que estejam ou não no Cadastro Único (CADÚnico)”, completou o vereador na ocasião.
Produção das máscaras
Em matéria divulgada pela Prefeitura, foi informado que a administração municipal realizou a contratação da entidade Associação Mãos que Criam, pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, criada e formada em 2008 por mulheres artesãs. A entidade está trabalhando na confecção de máscaras caseiras que serão entregues à população em alta vulnerabilidade social. A atuação da Associação Mãos que Criam é na área do artesanato, costura, economia solidária e novos modelos sócio-produtivos.
A iniciativa deverá garantir a máscara caseira às pessoas que de outra forma não teriam condições de fazer essa aquisição e também garantir renda às costureiras, fomentando a economia solidária do município.
Para o projeto, além das 10 sócias da Associação, foram convidadas costureiras do bairro do Jardim das Hortênsias, totalizando 15 mulheres. Elas estão produzindo máscaras em tecido algodão e TNT, tecido duplo, no formato de máscara cirúrgica. Serão produzidas 15 mil máscaras caseiras, que serão entregues em pontos estratégicos, avaliados pelo Comitê.
Todos os setores da Prefeitura estão se organizando para identificar as situações de necessidade de uso e vulnerabilidade, realizar as orientações e a entrega, incluindo aos usuários do transporte público coletivo. As máscaras serão higienizadas e entregues embaladas, com as instruções de higienização e uso corretos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Com o objetivo de aumentar arrecadação sem elevar impostos no município, o vereador Coronel Prado (Novo) solicita à Prefeitura, por meio da Indicação nº 5170/2025, a ampliação do uso de painéis pub...
Em Indicação encaminhada à Prefeitura, o vereador Marcelinho (Progressistas) pede providências urgentes para a regularização do abastecimento do medicamento Flavonid 450/50 mg (diosmina 450 mg + he...
Problemas na iluminação e na manutenção dos postes instalados na Área de Lazer “Olivério Bazzani Filho” motivaram o vereador Paulo Landim (PT) a enviar ao Executivo uma Indicação sugerindo reparos...
Em Requerimento enviado recentemente à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações sobre as taxas de poder de polícia sanitária aplicadas pela Vigilância Sanitária. No docum...
Música A banda araraquarense “Blues da Lata” apresenta um repertório que vai desde os grandes nomes do blues, como B.B. King, às releituras de clássicos da música popular brasileira. Nesta sexta-f...
Futebol de base Pelo segundo jogo das semifinais do Campeonato Paulista Sub-15, a Ferroviária enfrenta o Palmeiras na Arena Barueri no sábado (15), às 10 horas. Na primeira partida, na Fonte Lumin...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.