Publicado por: Foto: Arquivo Tetê Viviani
914
Em comemoração ao aniversário da cidade, a TV Câmara preparou a série: “Araraquara 205 anos: Araraquarenses pelo Mundo!”
O especial contará, em cada episódio, a trajetória de araraquarenses que ajudam a construir a história da cidade e já foram reconhecidos dentro e fora das fronteiras do município e, até mesmo, do país.
O quinto episódio apresenta a carreira do empresário Roberto Montoro.
Roberto Montoro nasceu em 12 de abril de 1929, na Avenida Sete de Setembro. Seu contato com o rádio vem desde a infância.
Sempre a frente do seu tempo, em 1958, foi para o Rio de Janeiro trabalhar na TV Rio como diretor comercial. Cinco anos depois, foi contratado pela TV Paulista. Ajudou o empresário Roberto Marinho na aquisição do canal, dando início à Rede Globo. Assumiu as direções geral e comercial das emissoras, além da direção das rádios Nacional e Excelsior de São Paulo. Passou cinco anos no comando dessas empresas de rádio e TV das Organizações Globo.
Roberto Montoro pediu demissão em 1968 para montar seu próprio negócio. No ano seguinte, junto com seu irmão Antônio Montoro, comprou as rádios AM Santo Amaro, de São Paulo, e Voz da Araraquarense, de sua cidade natal. Estas rádios mudaram de nome para Rádio Mulher e Rádio Morada do Sol AM, respectivamente.
A Rádio Mulher foi uma inovação em sua época. Uma rádio feita por mulheres e voltada para o público feminino. Tinha também uma equipe de mulheres que narrava jogos de futebol.
Em 1979, Roberto Montoro implantou em Araraquara um canal de televisão, gerando sua própria programação, a TV Morada do Sol.
Ampliou seus negócios no início da década de 1980, comprando uma rádio FM em São Sebastião, que também passou a se chamar Rádio Morada do Sol.
Em 1994, fundou a Rede Mulher, usando como geradora, a TV Morada do Sol. O canal foi o primeiro no Brasil a transmitir do interior para todo o país via satélite e também dava espaço às produções locais da cidade.
Vendeu a emissora, em 1999, para implantação da Record News. Na sequência instalou a SuperTV, TV por assinatura, em 43 municípios paulistas, incluindo Araraquara.
Em 2001, adquiriu a Rádio Cultura de Araraquara, que passou a compor o Sistema Integrado de Comunicação Roberto Montoro.
Confira o vídeo no YouTube da TV Câmara.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Durante a 48ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araraquara, realizada na terça-feira (3), os vereadores aprovaram em segundo turno o Substitutivo nº 2 à Proposta de Emenda à Lei Orgânica nº 1...
Durante a 48ª Sessão Ordinária, realizada na terça-feira (3), os vereadores aprovaram o projeto de lei que institui em Araraquara o Banco de Ração e Utensílios para Animais, com o objetivo de capta...
Em Requerimento encaminhado recentemente à Prefeitura, a vereadora Filipa Brunelli (PT) pede informações sobre o funcionamento e as condições de atendimento do Hospital Oftalmológico da Santa Casa...
Um Requerimento enviado à Prefeitura pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), solicita informações sobre os quiosques instalados na passarela “Orival Ramalho”,...
Nesta quarta-feira (04), termina o prazo para inscrições no edital da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundart destinado à contratação de projetos de Oficinas Culturais Municipais para 2026. Ar...
O Centro de Ciências de Araraquara (CCA) do Instituto de Química (IQ) da Unesp, em parceria com o Museu Catavento, inaugura no dia 9 de fevereiro de 2026, das 15h às 17h, a exposição “Química Verde...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.