Notícias



Araraquara possui 170 mil árvores nas calçadas, informa estudo da Esalq/USP

Inventário arbóreo do município foi apresentado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e pela universidade a vereadores

8808


Um inventário arbóreo realizado em todas as regiões de Araraquara constatou a presença de 170 mil árvores no sistema viário do perímetro urbano, em uma média de uma árvore a cada 24 metros. O estudo foi apresentado na quinta-feira (29), na Câmara Municipal, em reunião com vereadores.

 

O trabalho, que utilizou métodos de amostragem de quarteirões, foi realizado pelo Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP) de Piracicaba, em iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

 

Foram identificadas 53 espécies diferentes durante o estudo. Duas delas, oiti e alfeneiro, representam praticamente metade de toda a quantidade de árvores presente no município.

 

Segundo o professor Demóstenes Ferreira da Silva Filho, que coordenou o inventário, Araraquara possui um número de árvores acima de outras cidades, inclusive maiores em população. Porém, melhorias ainda podem ser realizadas.

 

Não fazem sombra suficiente

“Araraquara tem uma quantidade muito boa, mas são muitas árvores podadas e pequenas, que não fazem a sombra que a cidade precisa”, destacou. A maioria das árvores da cidade está abaixo de cinco metros de altura.

 

Para chegar a um cenário ideal, o inventário sugeriu para o Município o plantio de mais 80 mil árvores em todo o território urbano — chegando a 250 mil, o que representaria mais de uma árvore por habitante.

 

Dessas novas árvores sugeridas, 28,5 mil estariam em áreas consideradas prioritárias pela equipe que realizou o estudo, por registrarem temperaturas mais altas: as regiões central, leste e norte.

 

“O consumo de energia elétrica diminui quando você tem uma rua totalmente sombreada como a Voluntários da Pátria [Rua 5]. Imagine uma cidade quente como é Araraquara. É só um exemplo, mas tem outros. O equilíbrio emocional, a saúde física das pessoas, o efeito do filtro de poluentes proporcionado pelas folhas e pelas copas das árvores. Você tem economia na manutenção do próprio asfalto sombreado em relação ao asfalto que recebe sol pleno, porque ele se desgasta mais. Toda a comunidade se beneficia se houver uma política mais agressiva para ter mais sombra e maior cobertura de árvores na cidade”, afirmou o professor Demóstenes.

 

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, declarou que os técnicos da secretaria passarão por um treinamento com a equipe da Esalq/USP. “Nos últimos anos, já fizemos um enorme plantio em Araraquara e retiramos muitas árvores que estavam com problemas. A partir deste momento, com os documentos [do inventário] na mão, vamos fazer um trabalho nessa parte climática”, explicou.

 

Estiveram presentes na apresentação o presidente da Câmara Municipal, Paulo Landim (PT), o vice-presidente, Aluisio Boi (MDB), a vereadora Fabi Virgílio (PT) e os vereadores Alcindo Sabino (PT), Edson Hel (Cidadania), João Clemente (PSDB) e Rafael de Angeli (PSDB), além da equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e de outros representantes da Prefeitura.


Publicado em: 30 de junho de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Leitura Dramática

23 de junho de 2026

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart promovem, dentro da programação da 38ª Semana Luís Antônio Martinez Corrêa, a leitura dramática “Banquete”, de Jezz (Jéssica Ferreira), na sexta-feira,...



Cinema Italiano (23/06)

23 de junho de 2026

O Teatro do Sesi Araraquara recebe, na quarta-feira (24), às 19h, a exibição gratuita do filme “Meu Verão na Sicília”, dentro da programação da Mostra de Cinema Italiano Contemporâneo, promovida pe...



Documento pede informações sobre contratação de empresa para construção de sepulturas no Cemitério dos Britos

23 de junho de 2026

A construção de sepulturas no Cemitério dos Britos é o tema do Requerimento nº 1357/2026, encaminhado à Prefeitura de Araraquara pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT), Filipa Bru...



Documento sugere mais prazo para cobrança administrativa antes de execução fiscal

23 de junho de 2026

Uma Indicação apresentada pelo vereador Aluisio Boi (MDB) propõe mudanças no Projeto de Lei nº 219/2026 para evitar que dívidas de pequeno valor sejam encaminhadas imediatamente à Justiça. De acord...



Projeto de Lei aprovado homenageia personalidades negras com nomes de ruas em Araraquara

23 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 67ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 197/2026, que denomina seis vias públicas do Residencial Alamedas III com nomes de personalidades negra...



Câmara debate regras para votação de créditos da Prefeitura nesta terça-feira (23)

22 de junho de 2026

    A Câmara Municipal realiza, nesta terça-feira (23), às 15 horas, a 68ª Sessão Ordinária da legislatura. Na pauta, constam cinco itens na Ordem do Dia e seis Requerimentos, além de duas partic...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!