728
Em comemoração ao aniversário de 207 anos da cidade, a Câmara Municipal de Araraquara preparou a série de vídeos “Lugares que guardam memórias”. O objetivo é destacar espaços públicos, muitas vezes, pouco percebidos pelos araraquarenses, mas que possuem muita história e significados especiais para alguns cidadãos.
O primeiro episódio é sobre o Memorial da Imigração Japonesa, construído em 2008, em comemoração ao centenário da chegada dos japoneses ao Brasil. A historiadora Teresa Telarolli é autora do livro “Nipo Araraquara: 50 anos de conquistas” e explicou um pouco sobre a contribuição dos imigrantes japoneses para a história da cidade.
“A chegada das primeiras famílias de japoneses remonta a 1912-1913, mais exatamente em Rincão, que era distrito de Araraquara. Aqui no município mesmo, a primeira anotação data de 1917. Falar da história de Araraquara, inclusive da econômica, é falar sobre a importância da colônia japonesa, pela diversidade de atividades que eles desenvolveram e desenvolvem aqui na cidade, pelas influências culturais que são marcantes, principalmente nos hábitos alimentares”, destacou Teresa.
O monumento representa o torii, um portal encontrado na entrada de santuários xintoístas e templos budistas. Ele marca a fronteira entre o mundo material e o espiritual. Ao mesmo tempo que divide os dois universos, o torii também os une, como uma ponte.
Em 2018, o local foi reformado e nomeado Memorial da Imigração Japonesa “Nelson Chinço Cuniyochi”, em homenagem ao descendente de japoneses que atuou muito na preservação da cultura nipônica.
Conhecido como Nelson da Nipo, ele foi vice-presidente e presidente da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Araraquara, além de ter sido presidente da Associação Okinawa de Araraquara. Também esteve ligado a eventos beneficentes na cidade e, como membro da diretoria das associações Nipo e Okinawa, foi o responsável pela realização de eventos tradicionais, como o Festival Tanabata, a Noite do Sukiyaki, a Noite do Yakisoba e os bingos da Nipo, tendo sido um grande incentivador da cultura japonesa.
Para a filha do homenageado, Fabiana Kimie Cuniyochi, o local é ainda mais especial. “É uma homenagem não só ao meu pai, mas também a todos os nossos antepassados. Então, tem toda essa questão da representativa, da nossa ancestralidade, da luta e história em si. Meu pai teve a oportunidade de representar a comunidade japonesa em muitas ocasiões. Isso é uma honra muito grande e agora ficou eternizado.”
Serviço:
Se você quiser conhecer de perto esse monumento, o Memorial da Imigração Japonesa está localizado na Praça Leopoldo de Carvalho Oliveira Filho – “Praça do Japão”, na Avenida La Salle, entre as Avenidas dos Manacás e Dr. Gastão Vidigal, em frente à agência do INSS, no Jardim Primavera.
Assista também ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Gz3t_u5FBIQ
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Municipal aprovou quatro projetos da Prefeitura (de cinco que estavam na pauta) na primeira Sessão Extraordinária do ano e da atual legislatura, na tarde desta quinta-feira (24), no Plenár...
O uso da cannabis medicinal foi o tema de uma Audiência Pública realizada na Câmara na noite de quarta-feira (23). O evento faz parte das atividades da terceira edição da “Semana Municipal em Defes...
Após receber denúncias da população sobre uma eventual suspensão da distribuição de cestas de hortifrúti, a vereadora Filipa Brunelli (PT) enviou, no último dia 11, o Requerimento nº 642/2025 à Pre...
A criação da “Campanha Municipal Laço Branco – Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres” foi aprovada em Sessão Ordinária na Câmara e será realizada em Araraquara na primeira...
O prazo para solicitar isenção ou redução de 50% na taxa de inscrição do vestibular da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) foi estendido até a próxima segunda-feira (28). O pedid...
No sábado (26), acontece o Dia “D” de vacinação contra a gripe em Araraquara. Das 8 às 13 horas, todos os postos de saúde estarão abertos, exceto a USF Indaiá, que está em reforma. O público-alvo i...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.