Notícias



Apresentações da LOA 2022 têm início na Câmara Municipal

Secretarias e Procuradoria-Geral do Município detalharam investimentos para o próximo ano

4532


Tiveram início, na tarde desta quarta-feira (13), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, as discussões sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022 (Projeto de Lei nº 255/2021). A propositura, de autoria da Prefeitura, estima a receita e fixa a despesa do município de Araraquara para o exercício do próximo ano em R$ 1.165.592.024,11.

A LOA é a peça de planejamento que garante o gerenciamento anual das origens e das aplicações dos recursos públicos. Por meio do orçamento, são previstos o montante de recursos que se espera arrecadar e a forma como esses recursos serão aplicados pela administração pública municipal.

Os parlamentares poderão analisar e apresentar alterações, ou seja, emendas, desde que estas estejam em consonância com o que está previsto no Plano Plurianual (PPA) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

A primeira apresentação foi do procurador-geral do município, Rodrigo Cuttigi. A Procuradoria prevê um custo estimado de R$ 6.575.530,00 em 2022, sendo R$ 5.837.740,00 para manutenção das atividades, R$ 727.790,00 para manutenção das atividades de dívida ativa e R$ 10 mil para o Fundo Especial (Funproc).

A secretária municipal de Justiça, Modernização e Relações Institucionais, Mariamália de Vasconcellos Augusto, detalhou os números da pasta, dividida entre as coordenadorias executivas de Justiça e Relações Institucionais, que terá investimento de R$ 572.005,00, e de Tecnologia da Informação, com valor de R$ 5.349.992,00, totalizando R$ 5.921.997,00.

O secretário municipal de Administração, Adriano Altieri, detalhou o custo total de R$ 59.641.441,94, distribuído entre as coordenadorias executivas de Administração, Logística, Suprimentos e Recursos Humanos, além do Fundo Especial do Programa de Desligamento Voluntário (PDV) e do Fundo Municipal de Manutenção do Corpo de Bombeiros (Fumabom).

Encerrando as apresentações, a gerente de Planejamento Estratégico, Daniele Realino, trouxe dados da Secretaria Municipal de Governo, Planejamento e Finanças. O investimento total para o próximo ano será de R$ 56.678.875,00 e envolvem as coordenadorias executivas de Planejamento e Orçamento, Articulação Governamental, Financeira e Administração Tributária.

A discussão foi mediada pelos vereadores Hugo Adorno (Republicanos) e Edson Hel (Cidadania). Também participaram da audiência os vereadores Emanoel Sponton (Progressistas) e Fabi Virgílio (PT).

Em virtude da necessidade de não aglomeração, a audiência ocorreu sem a presença do público, mas a população pôde acompanhar ao vivo pela transmissão da TV Câmara, em suas plataformas (canal 17 da NET, Facebook e YouTube).

Veja a audiência na íntegra aqui.

 

Confira quais serão as próximas apresentações, sempre às 14 horas:

Quinta-feira (14/10): Secretarias Municipais de Comunicação; Desenvolvimento Urbano; Esportes e Lazer; Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo; e Fundesport.

Sexta-feira (15/10): Secretarias Municipais da Saúde e de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública; Companhia Tróleibus Araraquara; e Controladoria do Transporte.

Segunda-feira (18/10): Secretarias Municipais de Direitos Humanos e Participação Popular; Educação; Assistência e Desenvolvimento Social e Meio Ambiente; e Controladoria-Geral do Município.

Quarta-feira (20/10): Secretarias Municipais de Cultura e Obras e Serviços Públicos; Fundart; Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae); e Câmara Municipal.


Publicado em: 13 de outubro de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova regras que ampliam controle sobre operações de crédito

24 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 68ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 170/2026, de autoria da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento. A proposta estabelece novas regra...



O frio apertou! (24/06)

24 de junho de 2026

A Campanha do Agasalho 2026 está mobilizando a população a doar roupas, cobertores e itens de inverno destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade durante os meses mais frios. A iniciativa c...



Programa nos Bairros (27)

24 de junho de 2026

Neste sábado (27), os atendimentos do “Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada” estarão disponíveis dentro da Emef. “Waldemar Saffiotti”, das 9h às 12h. Além dos serviços, outras atrações, c...



Requerimento pede informações sobre contratação da Fipe para revisão do Plano Diretor

24 de junho de 2026

A fim de fiscalizar os gastos públicos, os vereadores Alcindo Sabino (PT), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Guilherme Bianco (PCdoB), Maria Paula (PT) e Paulo Landim (PT) protocolaram o Re...



Aprimoramento de coleta de resíduos na Vila Xavier é indicado à Prefeitura

24 de junho de 2026

Após reivindicações da população, duas Indicações foram protocoladas pelo vereador João Clemente (Progressistas) e tratam de solicitações relacionadas à coleta e ao acondicionamento de resíduos sól...



Câmara aprova regras para votação de créditos da Prefeitura

23 de junho de 2026

Na 68ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (23), o Plenário aprovou cinco projetos. Os parlamentares também debateram temas apresentados em duas participações populares.   Na mesma tard...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!