Notícias



Após troca de aparelho, Prefeitura diz que problemas com raio-X nas UPAs foram resolvidos

Secretaria Municipal de Saúde respondeu a questionamentos do vereador João Clemente (Progressistas) sobre quebras e interrupções no serviço aos pacientes

Publicado por: Foto: Freepik

965


Em resposta a um requerimento de autoria do vereador João Clemente (Progressistas), a Prefeitura afirma que novos problemas relacionados com a quebra de aparelhos de raio-X não devem ocorrer na rede municipal de saúde, já que um equipamento antigo foi substituído por um novo.

 

Quatro unidades de atendimento de urgência e emergência necessitam do serviço de apoio diagnóstico por imagem de raio-X: as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Central, da Vila Xavier e do Valle Verde, além da Unidade de Retaguarda do Melhado.

 

Em razão de problemas de quebras dos aparelhos e interrupções no serviço aos pacientes, o parlamentar havia enviado questionamentos à Prefeitura no final de novembro.

 

Clemente pediu detalhes sobre o histórico de falhas, quebras e interrupções de funcionamento, abrangendo todo o período dos últimos oito anos, incluindo o ano de 2025. Também solicitou as datas das ocorrências, a descrição dos problemas enfrentados, os reparos executados, com indicação das empresas responsáveis, valores gastos e peças substituídas, além do tempo de indisponibilidade do equipamento em cada episódio, entre outras informações.

 

“O exame de raio-X é um instrumento essencial para o diagnóstico ágil e seguro em diversas situações clínicas, especialmente em atendimentos de urgência e emergência”, destacou o vereador.

 

Resposta

A Secretaria Municipal de Saúde explica que a unidade do Melhado possui equipamento novo, de propriedade da Prefeitura, mas ele teve “quebra pontual” e exigiu a contratação de uma empresa para o conserto, o que “demandou tempo”. Além da necessidade de se obedecer a legislação referente a licitações, o conserto exigia uma peça importada. Também não havia “contrato anterior para manutenção preventiva, o que foi providenciado pela atual administração”, de acordo com o documento.

 

Na UPA da Vila Xavier, o problema era outro: o equipamento era próprio, mas “muito antigo e se encontrava sucateado, motivo pelo qual era alvo de frequentes quebras”, segundo a secretaria.

 

Como nas UPAs Central e do Valle Verde os aparelhos eram alugados (por meio de licitação), houve a decisão de adotar a mesma medida na Vila Xavier, desativando o equipamento antigo e trocando por um novo alugado. “Há cerca de dois meses, não ocorrem mais problemas no local”, afirma a pasta da Saúde.

 

A secretaria justifica que a contratação por locação gera economia aos cofres públicos e obriga a empresa a reparar os equipamentos o mais rápido possível, não prejudicando o serviço prestado à população nessas unidades de saúde.

 

“Diante das medidas adotadas, não há previsão de outros problemas com equipamentos quebrados por período que culmine em prejuízo ao serviço prestado”, diz a Prefeitura.

 

“Em todos os casos de problemas técnicos com os aparelhos, a gestão buscou otimizar os recursos viáveis, direcionando pacientes que demandassem exames de raio-X para outras UPAs, não deixando pacientes graves desassistidos”, complementa o Executivo no documento.

 

Apesar desses esclarecimentos enviados ao vereador, os demais questionamentos não foram respondidos pela gestão municipal — como detalhes sobre o histórico de quebras dos aparelhos de raio-X.


Publicado em: 16 de dezembro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova regras que ampliam controle sobre operações de crédito

24 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 68ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 170/2026, de autoria da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento. A proposta estabelece novas regra...



O frio apertou! (24/06)

24 de junho de 2026

A Campanha do Agasalho 2026 está mobilizando a população a doar roupas, cobertores e itens de inverno destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade durante os meses mais frios. A iniciativa c...



Programa nos Bairros (27)

24 de junho de 2026

Neste sábado (27), os atendimentos do “Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada” estarão disponíveis dentro da Emef. “Waldemar Saffiotti”, das 9h às 12h. Além dos serviços, outras atrações, c...



Requerimento pede informações sobre contratação da Fipe para revisão do Plano Diretor

24 de junho de 2026

A fim de fiscalizar os gastos públicos, os vereadores Alcindo Sabino (PT), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Guilherme Bianco (PCdoB), Maria Paula (PT) e Paulo Landim (PT) protocolaram o Re...



Aprimoramento de coleta de resíduos na Vila Xavier é indicado à Prefeitura

24 de junho de 2026

Após reivindicações da população, duas Indicações foram protocoladas pelo vereador João Clemente (Progressistas) e tratam de solicitações relacionadas à coleta e ao acondicionamento de resíduos sól...



Câmara aprova regras para votação de créditos da Prefeitura

23 de junho de 2026

Na 68ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (23), o Plenário aprovou cinco projetos. Os parlamentares também debateram temas apresentados em duas participações populares.   Na mesma tard...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!