Notícias



Após troca de aparelho, Prefeitura diz que problemas com raio-X nas UPAs foram resolvidos

Secretaria Municipal de Saúde respondeu a questionamentos do vereador João Clemente (Progressistas) sobre quebras e interrupções no serviço aos pacientes

Publicado por: Foto: Freepik

960


Em resposta a um requerimento de autoria do vereador João Clemente (Progressistas), a Prefeitura afirma que novos problemas relacionados com a quebra de aparelhos de raio-X não devem ocorrer na rede municipal de saúde, já que um equipamento antigo foi substituído por um novo.

 

Quatro unidades de atendimento de urgência e emergência necessitam do serviço de apoio diagnóstico por imagem de raio-X: as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Central, da Vila Xavier e do Valle Verde, além da Unidade de Retaguarda do Melhado.

 

Em razão de problemas de quebras dos aparelhos e interrupções no serviço aos pacientes, o parlamentar havia enviado questionamentos à Prefeitura no final de novembro.

 

Clemente pediu detalhes sobre o histórico de falhas, quebras e interrupções de funcionamento, abrangendo todo o período dos últimos oito anos, incluindo o ano de 2025. Também solicitou as datas das ocorrências, a descrição dos problemas enfrentados, os reparos executados, com indicação das empresas responsáveis, valores gastos e peças substituídas, além do tempo de indisponibilidade do equipamento em cada episódio, entre outras informações.

 

“O exame de raio-X é um instrumento essencial para o diagnóstico ágil e seguro em diversas situações clínicas, especialmente em atendimentos de urgência e emergência”, destacou o vereador.

 

Resposta

A Secretaria Municipal de Saúde explica que a unidade do Melhado possui equipamento novo, de propriedade da Prefeitura, mas ele teve “quebra pontual” e exigiu a contratação de uma empresa para o conserto, o que “demandou tempo”. Além da necessidade de se obedecer a legislação referente a licitações, o conserto exigia uma peça importada. Também não havia “contrato anterior para manutenção preventiva, o que foi providenciado pela atual administração”, de acordo com o documento.

 

Na UPA da Vila Xavier, o problema era outro: o equipamento era próprio, mas “muito antigo e se encontrava sucateado, motivo pelo qual era alvo de frequentes quebras”, segundo a secretaria.

 

Como nas UPAs Central e do Valle Verde os aparelhos eram alugados (por meio de licitação), houve a decisão de adotar a mesma medida na Vila Xavier, desativando o equipamento antigo e trocando por um novo alugado. “Há cerca de dois meses, não ocorrem mais problemas no local”, afirma a pasta da Saúde.

 

A secretaria justifica que a contratação por locação gera economia aos cofres públicos e obriga a empresa a reparar os equipamentos o mais rápido possível, não prejudicando o serviço prestado à população nessas unidades de saúde.

 

“Diante das medidas adotadas, não há previsão de outros problemas com equipamentos quebrados por período que culmine em prejuízo ao serviço prestado”, diz a Prefeitura.

 

“Em todos os casos de problemas técnicos com os aparelhos, a gestão buscou otimizar os recursos viáveis, direcionando pacientes que demandassem exames de raio-X para outras UPAs, não deixando pacientes graves desassistidos”, complementa o Executivo no documento.

 

Apesar desses esclarecimentos enviados ao vereador, os demais questionamentos não foram respondidos pela gestão municipal — como detalhes sobre o histórico de quebras dos aparelhos de raio-X.


Publicado em: 16 de dezembro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Leitura Dramática

23 de junho de 2026

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart promovem, dentro da programação da 38ª Semana Luís Antônio Martinez Corrêa, a leitura dramática “Banquete”, de Jezz (Jéssica Ferreira), na sexta-feira,...



Cinema Italiano (23/06)

23 de junho de 2026

O Teatro do Sesi Araraquara recebe, na quarta-feira (24), às 19h, a exibição gratuita do filme “Meu Verão na Sicília”, dentro da programação da Mostra de Cinema Italiano Contemporâneo, promovida pe...



Documento pede informações sobre contratação de empresa para construção de sepulturas no Cemitério dos Britos

23 de junho de 2026

A construção de sepulturas no Cemitério dos Britos é o tema do Requerimento nº 1357/2026, encaminhado à Prefeitura de Araraquara pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT), Filipa Bru...



Documento sugere mais prazo para cobrança administrativa antes de execução fiscal

23 de junho de 2026

Uma Indicação apresentada pelo vereador Aluisio Boi (MDB) propõe mudanças no Projeto de Lei nº 219/2026 para evitar que dívidas de pequeno valor sejam encaminhadas imediatamente à Justiça. De acord...



Projeto de Lei aprovado homenageia personalidades negras com nomes de ruas em Araraquara

23 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 67ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 197/2026, que denomina seis vias públicas do Residencial Alamedas III com nomes de personalidades negra...



Câmara debate regras para votação de créditos da Prefeitura nesta terça-feira (23)

22 de junho de 2026

    A Câmara Municipal realiza, nesta terça-feira (23), às 15 horas, a 68ª Sessão Ordinária da legislatura. Na pauta, constam cinco itens na Ordem do Dia e seis Requerimentos, além de duas partic...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!