3534
Na tarde da quinta-feira (5), uma comitiva do Governo Federal desembarcou em Araraquara, no Aeroporto Bartholomeu de Gusmão, para visitar os pontos afetados pelas fortes chuvas da última semana.
O ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, e o ministro de Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, foram recebidos pelo prefeito Edinho Silva (PT), pelo presidente da Câmara, Paulo Landim (PT), pelo vice-presidente da Câmara, Aluisio Boi (MDB), pelo segundo secretário da Câmara, Emanoel Sponton (Progressistas) e pelas vereadoras Fabi Virgílio (PT), Luna Meyer (PDT) e Thainara Faria (PT).
Juntos a outras autoridades do município, eles vistoriaram as estruturas urbanas danificas pelas fortes chuvas no município de Araraquara. O primeiro local visitado foi a Avenida Francisco Martins Caldeira Filho, localizada no bairro Parque São Paulo. O segundo ponto, a esquina entre a Rua Nove de Julho (Rua 2) e a Rua Dr. Genaro Granata, no Jardim Botânico. Logo em seguida, a Comitiva passou pela Avenida Padre Francisco Sales Colturato (Avenida 36), local no qual a força do intenso volume de água abriu uma cratera na via, provocando a morte de uma família, e pela Via Expressa, no trecho embaixo do Terminal de Integração, no Centro.
Após as visitas, os ministros afirmaram que manterão o diálogo permanente com o município de Araraquara. Serão duas frentes de atuação: prevenção e reconstrução. “Esperamos ser mais céleres nas respostas à sociedade. As mudanças climáticas têm desafiado até cidades com boas infraestruturas. A situação de emergência foi homologada para que o Ministério da Integração possa receber as demandas e, por meio da Defesa Civil, fazer o trabalho de reconstrução”, frisou Góes.
O Ministério das Cidades ficará responsável pela outra frente de trabalho. “Esse trabalho conjunto é muito importante para que possamos identificar os pontos críticos e propor soluções preventivas”, destacou Barbaro Filho.
Edinho reiterou a importância do pacto entre o município e as esferas estadual e federal. “O reconhecimento da situação de emergência pelo Governo do Estado e pelo Governo Federal é o primeiro passo para que possamos receber ajuda e resolver a situação, pois somente com recursos próprios não é possível recuperar tudo aquilo que foi danificado na cidade”, explicou.
Falando em nome da Câmara Municipal, o presidente da instituição, Paulo Landim, solidarizou-se com a família das vítimas das chuvas e salientou o apoio incondicional do Legislativo às ações do Executivo, para que Araraquara possa retomar a normalidade o mais breve possível. “A Câmara está acompanhando permanentemente as atividades de reconstrução da cidade desde o início das chuvas torrenciais, afinal, o Legislativo tem que ser parceiro fiel da população, que passa por momentos de dificuldades. Nos colocamos à disposição para o que for necessário. Hoje, a visita dos dois ministros mostra a força de nossa cidade e também que devemos ter esperança e a certeza de que os recursos serão liberados com celeridade. Isso é o que todos queremos”, finalizou.
Também estiveram presentes o secretário nacional de Saneamento, André Galvão, o secretário nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional, Alfredo Eduardo dos Santos, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, Wolnei Aparecido Wolff Barreiros, o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun, o deputado federal Baleia Rossi (MDB), o vice-prefeito, Damiano Neto (Progressistas), e vários secretários municipais.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A ludopatia, também conhecida como vício ou transtorno do jogo, tem os mesmos efeitos no cérebro que a dependência em álcool ou outras substâncias, explicou Edilson Braga, que é psicólogo e pesquis...
A Prefeitura oferece aos contribuintes a oportunidade de corrigir débitos do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) declarados no sistema de gestão municipal, sem a aplicação de multa...
Nesta sexta-feira (14), às 15 horas, termina o prazo para inscrições no vestibular da Faculdade de Tecnologia (Fatec) para o primeiro semestre de 2026. A taxa é de R$ 47 e as inscrições devem ser f...
Araraquara recebeu o Selo Ouro do programa “Alimentar o Futuro”, concedido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em cerimônia realizada nesta terça-feira (11), na sede da en...
Nesta quinta-feira (13) é o prazo final de inscrições para a seleção de agricultores familiares e instituições recebedoras que desejam participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na mod...
Em Indicação enviada à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) sugere a realização de um estudo técnico para revisão do salário inicial dos cargos de leiturista, motorista e cargos operacio...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.