Notícias



Aparelhos que melhoram locomoção de portadores de paralisia cerebral poderão sair de graça



327


O vereador Édio Lopes (PT), organizou um encontro entre os diretores da Reabilitech de Araraquara, empresa que produz equipamentos que possibilitam a locomoção dos portadores de paralisia cerebral ou com lesões neuromuscular, e membros da Associação que os representa. A reunião aconteceu na sexta-feira (18), no Plenarinho da Câmara Municipal.

 

Segundo os profissionais que desenvolveram o aparelho, trata-se de um dispositivo relativamente simples - porém muito eficaz - um andador provido de algumas regulagens que o diferencia dos demais existentes no mercado nacional e vem alcançando bons resultados. O desenvolvedor de produtos da empresa, Renan Botelho, demonstrou que “num prazo de dois a três anos utilizando o andador, as crianças saem para outro equipamento com menor apoio, como uma muleta, uma bengala, ou mesmo a marcha sem o auxílio de um cuidador”.

 

Para Lopes, esse primeiro contato foi importante para se conhecer a empresa e o equipamento. “Outro passo importante será fazer um levantamento aqui na cidade de quantas pessoas, entre crianças, jovens e adultos, necessitam e estariam aptas a utilizá-lo, pois ele é dirigido a quem apresenta paralisia leve ou média, as graves não tem prognóstico para usar”.

 

Rafael Karan Abujamra, diretor da empresa, apresentou uma novidade importante para a aquisição do aparelho: “Estamos tentando desenvolver uma nova forma para o equipamento chegar a quem precisa. Vamos procurar não o Estado, mas empresas privadas que podem fazer doação de parte de seu imposto de renda devido. Assim facilitamos a obtenção do nosso produto”.

 

Mães e pais, integrantes da Associação Araraquarense dos Portadores de Paralisia Cerebral, questionaram sobre o funcionamento, como usar, quem pode usar, o preço, como adquirir, e viram as possibilidades positivamente.

 

Nilva Pereira de Medeiros, presidente da Associação que tem uma filha com paralisia cerebral disse que a expectativa é que “nossos filhos tenham um liberdade maior”.

 

O vereador sugeriu que uma nova reunião seja realizada em outro espaço onde possam comparecer mais crianças, os pais, jovens adolescentes e adultos que necessitam do aparelho e que com ele terão mais qualidade de vida. Destacou também a parte econômica: “No mercado hoje um equipamento com as mesmas características custa entre R$ 2,8 mil e R$ 12 mil. Nesse sistema, sai de graça pra quem precisa”.


Publicado em: 18 de julho de 2014

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural - 08/07

08 de julho de 2025

Música As Obscênicas é uma fanfarra debochada, feminina e feminista formada exclusivamente por mulheres. Com formação acústica, entre instrumentos de sopro e percussão, tocam uma mistura de jazz s...



Agenda Esportiva – 08/07

08 de julho de 2025

Vôlei feminino O vôlei feminino Sub-21 da Fundesport/Araraquara tem dois duelos pela Copa Regional da LRV (Liga Regional de Vôlei) antes de disputar os Jogos Regionais, na segunda quinzena de julh...



Abre e fecha: 9, 10 e 11

08 de julho de 2025

A Prefeitura fecha na quarta-feira (9), no feriado da Revolução Constitucionalista, e retoma o atendimento na segunda-feira (14). Vale lembrar que sexta-feira (11) é feriado municipal devido à come...



Obra de revitalização em estádio da Vila Xavier é alvo de questionamentos

08 de julho de 2025

Em requerimento encaminhado à Prefeitura, o vereador Paulo Landim (PT) pede detalhes sobre a situação da obra de revitalização no Estádio Municipal “Adair Pavanelli”, conhecido popularmente como o...



Câmara promove Audiência Pública com o tema ‘Políticas culturais que apoiam músicos e cantores’

08 de julho de 2025

Uma Audiência Pública com o tema “Políticas culturais que apoiam músicos e cantores” será realizada na quarta-feira (14), às 18h30, no Plenário da Câmara. A propositura é de autoria do vice-preside...



Projeto quer instituir Declaração Municipal de Direitos de Liberdade Econômica em Araraquara

07 de julho de 2025

A Câmara Municipal de Araraquara analisa o Projeto de Lei Complementar nº 194/2025, apresentado pelos vereadores do Novo, Coronel Prado e Balda, que cria a Declaração Municipal de Direitos de Liber...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!