Publicado por: Foto: Sesc/Divulgação
1923
Música
Em “Swing Brasil”, Fabião e os Cometas apresentam um espetáculo eletrizante que combina o melhor da Black Music com o ritmo contagiante do samba-rock. No domingo (25), domingo, às 16h. Grátis e sem retirada de ingressos.
Reggae
Domingo (25), Araraquara entra no ritmo do reggae, com a realização da 1ª Semana Municipal do Reggae. Entre os destaques da programação, estão as apresentações de Marietta Massarock, diretamente de São Paulo (SP), e Marcelo Capella, de Ribeirão Preto (SP), vozes potentes e engajadas, com mensagens que misturam lirismo, crítica social e valorização da cultura afro-brasileira. A sonorização do evento fica por conta do coletivo African Descendente Sistema de Som, e os DJs araraquarenses Radioladub, Cecitunes e Dubplay garantem uma jornada sonora que valoriza a produção local e as raízes jamaicanas. Grátis, das 15h às 22h, no Teatro de Arena “Prefeito Benedito de Oliveira”, na Avenida Adhemar Pereira de Barros, s/nº, no Melhado.
Choro das Águas
No domingo (25), o Choro das Águas traz à Praça do Daae – Fonte Luminosa uma programação cultural diversificada, que começa à tarde com a tradicional Feira de Artesanato, com peças exclusivas que revelam a força da economia criativa araraquarense. Às 17h, o artista visual, ilustrador e biólogo Fabio Eugenio apresenta uma reflexão sobre a conservação ambiental na contação de história do livro-imagem “Abraço de Muriqui”. A obra, ilustrada em aquarela e sem texto escrito, trata da fragmentação da Mata Atlântica e da necessidade de preservação do muriqui, maior primata das Américas e espécie ameaçada de extinção. Encerrando a programação, às 18h, a cantora, compositora e pesquisadora Ananda apresenta o show “Ananda e outras Rebeldias”, um tributo às mulheres que marcaram a história da música. A Praça do Daae – Fonte Luminosa está localizada na Rua Napoleão Selmi Dei, 26, próximo ao Gigantão. Grátis.
Feiras
Pets & Cia.
A tradicional feira dedicada à causa animal de Araraquara está de cara nova e novo nome: agora é Feira Pets & Cia.. A feira reúne produtos de gastronomia, bem-estar animal, além de grupos e protetores independentes dedicados à causa animal no município. A partir das 15h30, a cantora Trouble (Fernanda Leite) sobe ao palco para o show “Num Sonho Antigo”, que mescla composições autorais com clássicos da música caipira e sertaneja de raiz. Às 17h, tem o Bingo Animal em prol dos protetores da cidade. No sábado (24), das 10h às 19h, no Parque Infantil.
Tô em Casa
Sábado (24), também no Parque Infantil, ocorre simultaneamente a Feira “Tô em Casa”, das 10h às 19h, com entrada gratuita e atrações para todas as idades. O encontro reúne sabores artesanais, como doces e salgados, caldo de cana, milho em várias versões, mel, além de artesanato autoral, brechós estilosos, bijuterias, laços e muito mais — tudo produzido por artesãos da cidade e região. Das 10h às 19h.
Feira Noturna no Cecap
No sábado (24), a feira noturna na Praça do Cecap reúne gastronomia, artesanato criativo e brechó, além de atrações musicais para animar o público. A trilha sonora da noite começa com os sets dançantes do DJ Paulinho Henrique. Na sequência, o palco será do sambista Toni Santos, que promete um show especial de samba autêntico, com cavaco e cuíca. Das 18h às 22h, na Rua Major do Exército Antônio do Amaral Biavatti com a Avenida José Antônio Filpi.
Exposições
A artista visual Adriana Amaral, de Ribeirão Preto (SP), foi reconhecida com o Prêmio Referência, principal honraria do 22º Território da Arte de Araraquara, com a obra “Astéria: entre o interno e o externo”, um trabalho construído em parceria com o artista João Cazzaniga, resultado de uma imersão artística no Parque Nacional de Itatiaia (RJ). A obra é composta por duas fotografias produzidas a partir de 34 elementos visuais e sensoriais do projeto original (31 fotografias, um vídeo, um áudio e um objeto), que revelam a fusão das visões de dois artistas distintos sobre uma mesma paisagem e temática — e propõem um mergulho simbólico em questões sobre identidade, ruína, tempo, corpo e paisagem. Em exposição no Teatro Municipal “Clodoaldo Medina” até 8 de junho, com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Também dentro do 22º Território da Arte de Araraquara, uma exposição em homenagem ao professor Lafayette Toledo, figura importante na história da arte e da educação artística da cidade, reúne obras de artistas ligados à antiga Escola de Belas Artes de Araraquara — instituição de grande relevância no desenvolvimento artístico regional desde sua fundação, em 1935. Entre os nomes associados à escola, estão importantes expoentes da arte moderna, como Judith Lauand, Ernesto Lia e Francisco Amêndola. Grátis, aberta para visitação até 8 de junho (de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h30), na Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” (Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro).
A mostra Retratistas do Morro, de Afonso Pimenta e João Mendes, constrói e revisita a história recente das imagens brasileiras a partir do olhar dos fotógrafos, que registraram o cotidiano no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte (MG). Este projeto resulta do processo de preservação, conservação, pesquisa, curadoria e restauração digital do acervo dos dois fotógrafos, que atuaram como observadores da vida na que é hoje considerada a segunda maior favela do Brasil. Curadoria de Guilherme Cunha. Até 14/12. Visitação: terças a sextas, das 13h às 21h30; sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h. Grátis, no espaço de exposições do Sesc. Agendamentos de grupos pelo e-mail agendamento.araraquara@sescsp.org.br.
Teatro
O espetáculo “Heroínas na História”, com a Cia Guarda Chuva, conta a história de uma boneca chamada Li, que abre um grande livro em branco, e com a ajuda da sua linha do tempo mágica e de seu tablet gigante, o Gugo, resgata do esquecimento cinco heroínas brasileiras: Maria Quitéria, Maria Felipa, Aracy de Carvalho, Vó Maria e Margarida Maria Alves. Voltado para toda a família, o monólogo tem a sua linguagem construída de maneira dinâmica e divertida, com texto e músicas originais, além da sonoplastia ao vivo, que utiliza objetos inusitados facilmente reconhecidos por crianças e diversos instrumentos com o objetivo de enriquecer a narrativa. Grátis (retirada de ingressos no portal Meu Sesi), no sábado (24), às 10h, no Teatro do Sesi (Avenida Octaviano de Arruda Campos, 686, Jardim Floridiana).
À tarde, também no Sesi, a Cia Teatral Tertulha apresenta o espetáculo “Gulliver, um Gigante Diferente”. É a história de Gulliver, um gato com nome de gigante. Gulliver é diferente. Gatos gostam de comer peixes, pássaros e ratos, mas ele, sem deixar de ser gato, não gosta. Sente arrepios só de se imaginar comendo estas coisas. Todos querem que ele mude e não aceitam seu jeito de ser. Triste e um tanto solitário, tentará entender o que há de errado em ser diferente. O que Gulliver não sabe, é que a solução pode estar mais perto do que ele imagina. Às 16 horas, grátis (retirada de ingressos no portal Meu Sesi).
O espetáculo “Já não choram mais por mim!”, com Wendy Moretti e direção de Viccy Ferrari, aponta o conflito e os movimentos abruptos de vida que pessoas desobedientes de gênero enfrentam para construir laços de afeto em meio ao “cistema” heteronormativo. Quinta-feira (29), às 20h, no Teatro do Sesc. Grátis, com retirada de convites no dia da atividade a partir das 13h30 presencialmente e no Portal Sesc SP. A partir de 16 anos.
Sarau
Para quem quiser conhecer, dançar e experimentar o Voguing, mergulhando na Cultura Ballroom, no sábado (24), ocorre a Noite de Ball Vogue Jam, com um DJ tocando vogue beats e chanters animando a pista. Sem competição, sem júri, só a vibe de quem ama o Ballroom e quer curtir ao máximo. Às 20h, grátis e sem retirada de ingressos. Não recomendado para menores de 14 anos. Após o desfile, lançamento do documentário “Noites de Ball”, experimento documental que mergulha o público no universo da cultura Ballroom através de experimentações visuais e desabafos de quem faz parte dela. Após a exibição, bate-papo com a equipe do filme e integrantes da Casixtranha. Às 21h, no Sesc. Grátis e sem retirada de ingressos.
Literatura
No sábado (24), tem bate-papo sobre o livro “O Ninho”, de Bethânia Pires Amaro (conto), com Lilian Penteado, Lara Torres e Rebeca Chibeni. O Ninho é o primeiro livro da escritora pernambucana, que venceu os prêmios Sesc de Literatura em 2023, na categoria contos. Com um jeito de narrar ambíguo e contundente que convoca o leitor, a obra discute temas como parentalidade, maternidade e experiências familiares. Às 10 horas, a partir de 18 anos. Grátis, com inscrições no Portal Sesc SP.
Semana Mundial do Brincar
Diversão garantida é o que promete a programação da Semana Mundial do Brincar no Sesc:
Oficina
Na oficina criativa “Caderno para abrigar sonhos”, com o Coletivo Brotando em Mim, embarcamos juntos em nossos sonhos e desejos, e compartilhamos e criamos um caderno lindo para abrigá-los. Das 14h às 16 horas, grátis, sem retirada de ingressos.
Teatro
No sábado (24), a criançada poderá curtir “O Livro do Mundo Inteiro”, com a Trupe do Navô. Um grande livro serve como fio condutor para esse espetáculo em que as palhaças e os palhaços convidam os espectadores a participarem da criação da história do dia, registrando memórias, sentimentos e experiências num livro gigante. Às 16h, grátis e sem retirada de ingressos.
Vivência
Em “Imaginar: Serei, Será”, as educadoras Cristiane Pereira e Fabiana Lorenzeti, do Espaço de Brincar, utilizam fitas, tecidos, acessórios e elementos naturais em uma ambientação para que o imaginário das crianças e dos adultos se materialize. De 24/5 a 1/6, sábados e domingos, das 10h às 17h30; de 27 a 30/5, terça a sexta, das 13h30 às 21h. Até 6 anos de idade. Grátis e sem retirada de ingressos.
Mais vivência
Em “Colecionando Memórias da Natureza: corpo brincante”, o Coletivo Brotando em Mim convida todos a movimentar o corpo inteiro, despertando memórias, imaginação, sentidos e emoções. Nesta experiência, a família inteira é chamada a caminhar pela floresta acompanhada por uma narradora. Domingo (25), das 10h às 12h. Grátis e sem retirada de ingressos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A 48ª Sessão Ordinária da Câmara de Araraquara, nesta terça (3), teve aprovação de projetos que tratam de assuntos como Plano Diretor, desenvolvimento econômico, criação de políticas públicas...
Atletas da Fundesport Araraquara tiveram grande destaque no I Campeonato Sul-Americano Master de Karatê, realizado no Ceará entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2026, em competição promovida pela Co...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita melhorias na iluminação pública da Praça do Socorro, localizada na Rua Francisco Mazzei, no entorno do po...
O Centro de Referência do Idoso de Araraquara (Cria) “José Quitério” precisa de manutenção estrutural e contratação de profissionais, além de melhorias na sinalização no entorno e no acesso ao loca...
Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (2), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, os vereadores que compõem a Comissão Especial de Inquérito (CEI) – Assédio no Serviço Público d...
A Câmara realiza na próxima segunda-feira (9), às 18h30, no Plenário do Legislativo, uma Audiência Pública que definirá os integrantes da Câmara Técnica que irá estudar a viabilidade e propor medid...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.