Publicado por: Foto: Governo Federal
250
A adesão de Araraquara ao “Periferia Viva”, programa do Governo Federal, foi sugerida pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB) ao Município por meio de Indicação.
Segundo o site do Ministério das Cidades, a iniciativa “tem como objetivo transformar realidades nas periferias por meio da melhoria das condições sanitárias e habitacionais, promovendo privacidade, higiene e saúde para famílias que não têm esse direito garantido”.
No entendimento do parlamentar, a cidade estaria apta a fazer parte do projeto, uma vez que possui áreas urbanas com núcleos habitacionais informais ou de interesse social, além de enfrentar desafios históricos relacionados à inadequação sanitária e precariedade habitacional.
Ainda conforme o edital, que estabelece regras e cronograma para recepção e seleção de propostas, os recursos serão destinados para localidades com mais de 50 mil habitantes, o que tornaria Araraquara inicialmente elegível a participar do processo.
“Entende-se que a adesão ao Programa representa oportunidade concreta de captação de recursos federais, fortalecimento da política habitacional municipal e promoção de justiça social, com impactos diretos na saúde pública, na redução de vulnerabilidades e na valorização urbana”, justifica Bianco.
Entenda o programa ‘Periferia Viva’
Criado em 2024, o programa “Periferia Viva – Regularização e Melhorias” é dedicado a promover a regularização fundiária e melhorias habitacionais em áreas de periferia localizadas nas cidades brasileiras.
O edital publicado em dezembro de 2025 é focado na modalidade de Melhorias Habitacionais, com financiamentos de até R$ 40 mil, destinados à construção ou melhoria de banheiros para famílias com renda bruta mensal de até R$ 2.850,00.
Os municípios que desejarem aderir à iniciativa devem obedecer aos critérios estabelecidos na Portaria publicada pelo Ministério das Cidades em dezembro de 2025 e fazer a inscrição na plataforma do programa até 31 de janeiro de 2026.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A 48ª Sessão Ordinária da Câmara de Araraquara, nesta terça (3), teve aprovação de projetos que tratam de assuntos como Plano Diretor, desenvolvimento econômico, criação de políticas públicas...
Atletas da Fundesport Araraquara tiveram grande destaque no I Campeonato Sul-Americano Master de Karatê, realizado no Ceará entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2026, em competição promovida pela Co...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita melhorias na iluminação pública da Praça do Socorro, localizada na Rua Francisco Mazzei, no entorno do po...
O Centro de Referência do Idoso de Araraquara (Cria) “José Quitério” precisa de manutenção estrutural e contratação de profissionais, além de melhorias na sinalização no entorno e no acesso ao loca...
Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (2), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, os vereadores que compõem a Comissão Especial de Inquérito (CEI) – Assédio no Serviço Público d...
A Câmara realiza na próxima segunda-feira (9), às 18h30, no Plenário do Legislativo, uma Audiência Pública que definirá os integrantes da Câmara Técnica que irá estudar a viabilidade e propor medid...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.