Notícias



4ª Semana de Valorização dos Compositores Locais reafirma importância dos profissionais da música

Programação teve início nesta segunda-feira (6) com lançamento de exposição e bate-papo

1417


A 4ª Semana Municipal de Valorização dos Compositores “Pedro Paulo Zavagli – Spiga” teve início nesta segunda-feira (06), na Câmara de Araraquara, com lançamento de exposição e bate-papo sobre o assunto. Participantes do evento enfatizaram a importância desses profissionais da música e pediram mais incentivo à área.

 

A atividade foi comandada pela vereadora Fabi Virgílio (PT). Também compuseram a mesa Weber Pereira Nunes, do Conselho Municipal de Cultura de Araraquara, Euzânia Andrade, secretária municipal de Cultura, e Rafael Barcot, gerente do Sesc Araraquara.

 

Segundo a parlamentar, fala-se pouco sobre aqueles que compõem as canções – a tendência é que os intérpretes sejam mais valorizados. “Muitas vezes não sabemos de quem são as músicas que cantamos”, ponderou.

 

Weber Pereira Nunes comentou sobre as dificuldades que os compositores enfrentam para levar seu trabalho ao público e Barcot, do Sesc, enfatizou o papel da entidade, que pode potencializar a cultura feita em âmbito local e também prover a cidade de outros espetáculos e atrações.

 

O vínculo entre arte e educação foi o assunto da fala da secretária de Cultura. Para ela, a arte tem o potencial de, além de levar alegria, educar: se o ensino conduzir um trabalho voltado para a criatividade artística, e não só para as técnicas, os alunos poderão desenvolver ferramentas para criar e se expressar, o que levará os estudantes a novos mundos e novas possibilidades.

 

“Todos podemos educar pela arte, mesmo que não sejamos professores. Podemos deixar um legado maravilhoso, assim como o Spiga deixou”, declarou, em menção ao poeta e letrista que dá nome à Semana.

 

Artistas

Durante o evento, a palavra foi aberta para que artistas da comunidade pudessem se pronunciar. O multiartista Rodrigo Vulcano pontuou que editais de fomento são oportunidade para que se tenha a chance de experimentar e criar. “Que os editais sejam voltados à música autoral e prevejam a verba necessária para toda a produção de um disco”, pediu.

 

Quem enfatizou o caráter local da arte foi o compositor e cantor  Vinicius Zurlo. Na visão dele, os artistas de regiões específicas não podem se sentir “estrangeiros na própria terra”, ofuscados diante de nomes pops globais, o que justifica a necessidade de incentivo. “Algo só existe quando pode ser visto e ouvido”, refletiu.

 

Educador e artista, Rafael Paiva foi outro a salientar a importância do fomento. “Grande parcela dos artistas não consegue viver da própria arte”, constatou.

 

Paulo Henrique Melocro, educador e musicoterapeuta, abordou o efeito único que a música exerce sobre as pessoas e realçou a “cultura rica” de Araraquara e a efervescência da cena local de compositores e poetas.

 

Exposição

A exposição, disponível no saguão de entrada da Câmara até 20 de outubro, reúne informações e materiais sobre os criadores musicais que ajudam a contar a história de Araraquara por meio de suas canções. A mostra é composta por fotos, cards informativos, minibiografias, partituras e acervo de capas de mídias, como vinil e CD.

 

A Semana

A Semana Municipal de Valorização dos Compositores “Pedro Paulo Zavagli – Spiga” foi instituída pela Lei Municipal nº 10.438, de 24 de fevereiro de 2022, de autoria da vereadora Fabi Virgílio. Confira aqui a programação completa.


Publicado em: 06 de outubro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Leitura Dramática

23 de junho de 2026

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart promovem, dentro da programação da 38ª Semana Luís Antônio Martinez Corrêa, a leitura dramática “Banquete”, de Jezz (Jéssica Ferreira), na sexta-feira,...



Cinema Italiano (23/06)

23 de junho de 2026

O Teatro do Sesi Araraquara recebe, na quarta-feira (24), às 19h, a exibição gratuita do filme “Meu Verão na Sicília”, dentro da programação da Mostra de Cinema Italiano Contemporâneo, promovida pe...



Documento pede informações sobre contratação de empresa para construção de sepulturas no Cemitério dos Britos

23 de junho de 2026

A construção de sepulturas no Cemitério dos Britos é o tema do Requerimento nº 1357/2026, encaminhado à Prefeitura de Araraquara pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT), Filipa Bru...



Documento sugere mais prazo para cobrança administrativa antes de execução fiscal

23 de junho de 2026

Uma Indicação apresentada pelo vereador Aluisio Boi (MDB) propõe mudanças no Projeto de Lei nº 219/2026 para evitar que dívidas de pequeno valor sejam encaminhadas imediatamente à Justiça. De acord...



Projeto de Lei aprovado homenageia personalidades negras com nomes de ruas em Araraquara

23 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 67ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 197/2026, que denomina seis vias públicas do Residencial Alamedas III com nomes de personalidades negra...



Câmara debate regras para votação de créditos da Prefeitura nesta terça-feira (23)

22 de junho de 2026

    A Câmara Municipal realiza, nesta terça-feira (23), às 15 horas, a 68ª Sessão Ordinária da legislatura. Na pauta, constam cinco itens na Ordem do Dia e seis Requerimentos, além de duas partic...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!