O Plenário da Câmara recebeu na segunda-feira (17) a oficina “Como elaborar projetos culturais para editais municipais”, promovida pela Escola do Legislativo “Dulce Whitaker”.
O conteúdo da atividade foi apresentado pela chefe da Divisão Educativa de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura, Carolina Alves Guimarães, que trabalha desde 2017 com elaboração de editais na secretaria e, desde 2018, integra bancas de Comissão de Seleção e Avaliação dos projetos do município.
O objetivo do evento foi capacitar os participantes na elaboração de projetos culturais voltados aos editais municipais de Araraquara, abordando desde a construção da proposta até a formatação técnica exigida nos processos de seleção.
Foram desenvolvidas habilidades práticas de escrita e estruturação de projetos, análise e atendimento aos critérios de seleção dos editais, clareza e objetividade na descrição das propostas, além de noções básicas de regulamentação e requisitos formais.
Segundo o presidente da Escola do Legislativo, Michel Kary (PL), o curso foi solicitado por músicos e cantores de Araraquara em uma Audiência Pública da Câmara. Na oportunidade, os profissionais da cultura relataram dificuldades de acesso aos editais.
“Devido a essas dúvidas, a Escola do Legislativo e a Secretaria de Cultura estimulamos esse curso para que dê acesso a quem não entende e a quem não conhece onde buscar essas informações. Onde é o site que tem os editais, quais são os editais, o passo a passo de como se inscrever. Aprendendo, eles conseguem fazer um projeto mais elaborado e com mais assertividade”, afirma Kary.
Publicado em: 18/11/2025 14:26:22