Entre outubro de 2024 e setembro de 2025, ocorreram 2.010 óbitos em estabelecimentos de saúde de Araraquara, informa a Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, a partir de dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM). A informação foi enviada em resposta ao Requerimento nº 1887/2025, de autoria da vereadora Maria Paula (PT).
A Santa Casa, que é referência em atendimentos do SUS para 24 cidades da região, registrou o maior número: foram 1.114 óbitos. O estabelecimento é seguido pelo Hospital São Paulo (Unimed), com 476 óbitos, pelo Hospital Araraquara (Hapvida), com 159 mortes, e pela Unidade de Retaguarda do Melhado, com 155 casos. Juntas, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Central, Vila Xavier e Valle Verde somaram 74 falecimentos no mesmo período.
A maior causa de mortes foram as neoplasias (também conhecidas como tumores malignos ou câncer): 501 pessoas faleceram em decorrência da doença. Em seguida, vêm as doenças do aparelho circulatório, com 410 casos, as doenças do aparelho respiratório, com 394 mortes, as doenças do aparelho digestivo, com 144 óbitos, e as doenças do aparelho geniturinário (urinário e reprodutor), com 141 falecimentos.
Segundo a Fundação Municipal Irene Siqueira Alves “Vovó Mocinha” – Maternidade Gota de Leite de Araraquara (Fungota), a partir de todos os óbitos ocorridos em unidades de saúde do município são feitas Declarações de Óbito numeradas e controladas, que são enviadas periodicamente para a Vigilância Epidemiológica.
A Fungota destaca ainda que, quando necessário, as informações sobre óbitos ocorridos nas UPAs e na Unidade de Retaguarda do Melhado são analisadas pela Comissão de Análise de Óbitos, composta por médicos diretores.
Quando é identificada a possibilidade de falha dos profissionais que atenderam o paciente, a situação pode ser apurada por meio de processo administrativo ou sindicância. Caso seja evidenciada a falha, comunica-se o conselho de classe para que sejam tomadas as medidas éticas cabíveis. Em casos pertinentes, após processo, informa-se o Ministério Público.
Publicado em: 17/11/2025 12:49:10
Publicado por: Foto: Freepik