Documentos homenageiam ex-zagueiro Antonio Ersio Faccio, o Tonhão

Vereador Paulo Landim (PT) sugere que nome do ex-atleta seja atribuído a dispositivo viário e pede inclusão de revista no acervo da Câmara
Visualize fotos

Homenagear e valorizar a história do ex-zagueiro Antonio Ersio Faccio, o Tonhão, são os objetivos do vereador Paulo Landim (PT) ao sugerir que o nome do ex-atleta seja atribuído a próprio público de Araraquara e ao pedir que edição especial de revista seja incluída no Arquivo Histórico da Câmara.

 

Em Indicação, o legislador propõe que o dispositivo viário situado no cruzamento da Avenida Santo Antônio com a Rua Padre Luciano, na Vila Xavier, receba o nome de Tonhão. Além disso, Landim sugere que algum próprio municipal ligado ao esporte também receba o nome do ex-jogador.

 

“Reconhecer a história do Tonhão é também celebrar a história de Araraquara e da nossa querida Ferroviária. É celebrar a região da Vila Xavier, onde o Tonhão começou a jogar futebol, na histórica Atlética. Reconhecer os personagens que construíram a história de nossa cidade é eternizar seu legado e valorizar Araraquara”, comenta Landim.

 

O mesmo assunto é tema de Requerimento apresentado pelo vereador. No documento, o parlamentar solicita que a edição especial da revista “A Gazeta Esportiva Ilustrada” intitulada “De Antoninho a Tonhão: 80 anos de história”, datada de 2012, seja incluída no Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Araraquara.

 

O conteúdo apresenta resumo da trajetória de Antonio Ersio Faccio no esporte e registra parte da história da Associação Ferroviária de Esportes (AFE). O material está disponível aqui para consulta.

 

“Penso que é fundamental contarmos essas histórias para as próximas gerações que virão, e a inclusão desse material no Arquivo Histórico é uma forma de reconhecermos o legado do Tonhão”, declara Landim.

 

Quem foi Tonhão

Antonio Ersio Faccio, conhecido também como Tonhão ou Antoninho, nasceu em Ibaté no dia 15 de novembro de 1932. Ainda garoto, mudou-se para Araraquara com a família.

 

Morador ilustre da Vila Xavier de Araraquara, Tonhão começou sua vida no esporte perto de casa, na Associação Atlética Ferroviária. Também atuou na Associação Desportiva Araraquara (ADA) e chegou a jogar pela Associação Ferroviária de Esportes (AFE). Foi zagueiro vestindo a camisa grená entre 1954 e 1955 e de 1957 a 1963.

 

Em 1962, pela Ferroviária e representando Araraquara, Tonhão participou do amistoso entre o clube araraquarense e a Seleção Brasileira, em jogo preparatório antes da conquista do bicampeonato mundial. Em uma partida dividida em três períodos, Antoninho enfrentou atletas como Djalma Santos, Bellini, Nilton Santos, Didi, Zito, Garrincha, Pelé, Zagalo, entre outros.

 

Com a Ferrinha, esteve em duas excursões internacionais: Europa (1960) e África (1962).

 

O ex-jogador também defendeu Palmeiras, Ponte Preta, XV de Piracicaba e Barretos. Além da trajetória nos campos, Tonhão se destacou em Araraquara como comerciante, tendo sido proprietário do estabelecimento Palácio das Tintas por mais de 40 anos.

 

Também foi diretor de futebol da Ferroviária e diretor do hospital Beneficência Portuguesa.

 

Foi em Araraquara que Tonhão se casou e fixou residência. Em 1999, recebeu o título de Cidadão Araraquarense. Morreu na cidade no dia 24 de abril de 2018, aos 85 anos.




Publicado em: 21/08/2025 12:23:43

Publicado por: Foto: Reprodução Google Street View